O Poder do Espírito Santo

Home / Mensagem / O Poder do Espírito Santo

O Senhor Jesus cristo já havia ressuscitado dentre os mortos, passou entre os discípulos 40 dias antes de voltar para o céu, e ele havia dito para eles que permanecerem na cidade até que do alto sejais revestidos de poder; quando os discípulos perguntaram para Jesus: “mas vai ser nesse tempo que o Senhor vai restaurar o reino a Israel?” E Jesus respondeu a eles: “não nos compete saber nem tempos, nem épocas, que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade, mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra”. Aqui nós temos três coisas, primeira, a origem desse poder; não é um poder humano, não é um poder político, não é poder econômico, não é um poder militar, não é poder da terra, é o poder do céu, é o poder do Espírito Santo de Deus, a terceira pessoa da Trindade. Temos aqui em segundo lugar um propósito, é poder para que a igreja seja testemunha até aos confins da terra; há muitos povos, muitas tribos, muitas línguas, muitas etnias, e a Bíblia diz que o Senhor Jesus comprou com seu sangue aqueles que procedem de toda tribo, raça, povo, língua e nação; e cabe a você e a mim levarmos esta esperança do evangelho a todos os povos em cada geração.

Mas também aqui, certamente, tem um propósito, além do propósito tem também um alcance, este evangelho precisa chegar a todas as nações; e a palavra nações, aqui na língua original, não é uma nação como Brasil, Alemanha, Portugal, Japão, é toda etnia, por exemplo, nós temos aqui no Brasil várias etnias; cada grupo linguístico é alvo do evangelho, e este evangelho só vai chegar lá pra transformar vidas pelo poder do Espírito Santo de Deus. Agora eu pergunto a você: você já recebeu esse poder? Você conhece este poder? Você está cheio do Espírito Santo? Já foi revestido com este poder do Espírito Santo? Talvez você pergunte: bom, eu já ouvi falar, mas essa não é a minha experiência! Eu quero dizer para você que não basta apenas você ser salvo e ter o Espírito Santo, é preciso que agora o Espírito Santo tenha você, uma coisa é ter o Espírito Santo presente, outra coisa é ter o Espírito Santo presidente, uma coisa é ser habitado pelo Espírito, outra coisa é ser revestido com o poder do Espírito, pois isso é que o Espírito Santo tem pra você, plenitude e poder. Mas você pode ainda pode ainda perguntar, mas poder para quê? Primeiro, poder pra sair da especulação teológica para a ação missionária; os discípulos estavam querendo discutir Teologia com Jesus, discutir escatologia, discutir tempos e épocas, e Jesus corrige o foco deles dizendo: não, vocês vão receber poder é para trabalhar, vocês vão receber poder é para testemunhar, vocês vão receber poder é pra sair do comodismo de vocês, das quatro paredes da igreja e ir até aos confins da terra.

Clique e assista ao vídeo desta semana!

Poder para quê? Segundo, o poder para romper as barreiras culturais e perdoar onde têm mágoas; Jesus disse que eles deveriam ser testemunhas na Judeia e também em Samaria; havia um abismo no relacionamento entre judeus e samaritanos, eram inimigos irreconciliáveis; mas onde o evangelho chega, o muro de separação é derrubado; onde o evangelho entra, corações são transformados; onde o evangelho entra, o poder da mágoa quebrado e a reconciliação é estabelecida, porque o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Talvez você pergunte: mas poder para quê? Poder para morrer; a palavra testemunha na língua grega é a palavra “martiria” de onde vem a palavra mártir na língua portuguesa; quem não está preparado para morrer, não está preparado para viver; aqueles discípulos enfrentaram açoites, enfrentaram prisões, enfrentaram perseguições. Os apóstolos, exceto João, todos foram martirizados, mas eles morreram com gozo na alma, com alegria no coração, com coragem indobrável, não porque eles eram melhores do que você e eu, mas por que eles foram revestidos com o poder do Espírito Santo de Deus. Talvez você pergunte: mas poder para quê? Poder para viver de modo digno do evangelho, poder para viver em santidade, poder para viver de tal maneira que o mundo possa a olhar para você e reconhecer que não é natural a maneira como você vive, mas é sobrenatural; porque o poder de Deus está agindo eficazmente na sua vida. Talvez você pergunte: poder para quê? Poder para pregar este evangelho poderoso; deixa eu dizer uma coisa a você: uma coisa é você abrir a boca e falar da palavra de Deus, outra coisa é você ser revestido com o poder do Espírito Santo e esta palavra se torna fogo no seu coração, ungida nos seus lábios, e alcance eficazmente os corações; uma coisa é proferir a palavra de Deus, outra coisa é ser boca de Deus. Aqueles que são revestidos com o poder do Espírito Santo, esta palavra é a verdade na sua boca, ela impacta os corações, ela produz a obra de Deus eficaz no coração, porque ela vem na força e no poder do Espírito Santo de Deus. Eu não tenho dúvidas de que a maior necessidade da igreja evangélica brasileira é receber esse poder, é experimentar um poderoso reavivamento espiritual. A boa semente produz a 30, a 60 e a 100 por um; hoje às vezes não está produzindo nem a 1 por cento.

Nós precisamos de um reavivamento nos púlpitos, nós precisamos de um reavivamento na vida dos pastores, nós precisamos de um reavivamento na igreja de Deus; para que esta igreja se levante na força e no poder do Espírito Santo, e ela possa impactar o Brasil e o mundo com a mensagem poderosa do Evangelho de Jesus cristo. Mas eu não estou falando apenas da coletividade, eu estou falando de algo que é pessoal e intransferível, a minha pergunta para você agora é esta: você já está cheio do Espírito Santo de Deus? Você já recebeu este poder do Espírito Santo de Deus? Antes de Jesus enviar a igreja ao mundo, ele enviou o Espírito Santo para a igreja! A igreja precisa de ser revestida com este poder, para que possa cumprir com fidelidade e cabalmente a sua gloriosa missão de pregar aqui, ali e além fronteiras.

“Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1.6-8

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts