Recomeço

Home / Mensagem / Recomeço

seedlings-3448883_1920Moisés, debaixo da orientação de Deus e contando com o poder do braço onipotente de Deus, tira o povo de Israel de uma amarga e longa escravidão no Egito. Foram 40 anos liderando esse povo por um deserto inóspito, vendo os sinais e maravilhas de Deus; maná todos os dias caindo do céu, água brotando da rocha, a roupa não envelheceu no corpo, nem as sandálias nos pés. Deus manifestado o seu glorioso poder, livrando aquele povo, tantas vezes rebelde, de seus inimigos. Mas agora um fato tremendo acontece: que fato é esse? Moisés, o grande líder, o grande legislador, o grande intercessor, morre no monte Nebo, às portas da terra prometida, aos 120 anos de idade. É nesse momento que Deus diz para Josué: “Josué, meu servo Moisés é morto, dispõe-te agora e atravessa o Jordão, e lidera esse povo rumo à terra prometida, assim como eu fui com Moisés, eu serei contigo, onde pisar a planta dos teus pés, eu te darei, portanto, sê forte e corajoso, não temas, não tenha medo, observe para que você faça exatamente aquilo que diz a palavra, não se desviando nem pra direita, nem para a esquerda, não mandei eu a você Josué? Sê forte e corajoso, eu serei contigo.” Aqui está uma promessa de Deus para Josué, a promessa de um recomeço, recomeço diante de um grande momento, e um momento amargo de toda a nação; a liderança de Moisés já não existe mais, este grande líder tombou na região próxima à terra prometida, e agora Josué precisa liderar o povo na conquista da terra prometida.

Na nossa vida, muitas vezes, passamos por momentos difíceis; é o luto, é a dor, a sensação de que a liderança que nós confiávamos não existe mais, é a sensação de que nós estamos sem chão, sem rumo, sem norte na vida; é nessas horas que Deus nos desafia a recomeçar, atravessar o nosso Jordão, a conquistar a nossa terra prometida; nós não temos forças, nós não temos experiência, nós não temos estratégias, mas Deus prometeu estar conosco, é a promessa da presença de Deus que nos dá ânimo. Josué deveria, não apenas não ter medo, não apenas ter coragem, e deveria também ter ânimo; talvez você viveu um ano difícil, está recomeçando um novo ano com as baterias arriadas, talvez andando aí na reserva, talvez machucado por tantas circunstâncias difíceis, talvez chorando a dor de um luto, talvez enfrentando a enfermidade grave, talvez enfrentando uma situação financeira que minou os seus recursos, que drenou suas riquezas, quem sabe você está vivendo um ano dificílimo, e agora o ano novo começa, e agora novos sonhos, agora novos projetos, agora novas perspectivas, agora tempo de recomeço, é hora de você confiar que Deus está com você, é hora de você ter ânimo para enfrentar os desafios, é hora de você pôr o pé no rio Jordão para que ele se abra, é hora de você conquistar o território que Deus estabeleceu, que lhe pertence; e pela fé você há de caminhar confiando nas promessas de Deus.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

De que maneira fazer isso vitoriosamente? Não se apartando da palavra de Deus; a Bíblia é para nós um mapa da vitória, a Bíblia é o livro que nos mostra o que não devemos fazer, e é o livro que nos mostra o que devemos fazer, a Bíblia é o livro que mostra a nossa fraqueza, mas a Bíblia é o livro que mostra também a onipotência divina, a Bíblia é o livro que nos ensina a orar, conectando a nossa fraqueza à força do onipotente, que une o nosso altar da terra com o trono do céu; então quero encorajar você a recomeçar, a se levantar, a sacudir a poeira, a não olhar para as suas fraquezas, para as suas limitações, mas para a onipotência de Deus, olhar para o braço onipotente de Deus, que pode dar a você vitória nas lutas, pode enxugar suas lágrimas, pode curar as suas enfermidades, pode restaurar o seu casamento, pode restaurar sua família, pode restaurar os seus sonhos, e pode colocar os seus pés na estrada da bem-aventurança. Diz a Bíblia que a última ordem, então, nesse texto a Josué, foi esta: “não to mandei eu Josué? Sê forte e corajoso, não tenha medo”. Deus é o Deus que encoraja, Deus é o Deus que dá ânimo, Deus é o Deus que dá força, Deus é o Deus que planta esperança no nosso coração. Eu sei que o ano tem muitos desafios, tem muitas lutas em todas as áreas; na área da economia, na área social, na área da segurança, na área de educação, e eu sei que o Brasil tem desafios, eu sei que você tem desafios, que a sua família tem desafios, mas Deus é o Deus da esperança e do recomeço.

Como é que você pode recomeçar? É muito interessante, a palavra Josué é a mesma palavra Jesus, pois Josué é um tipo de Jesus, Josué pôde introduzir o povo de Israel na terra prometida, a terra da palestina, uma terra física, material, temporal, mas Jesus, o verdadeiro Josué, o grande líder, é aquele que pode nos levar a transpor o Jordão do tempo, e entrarmos na terra prometida da eternidade, Jesus é aquele que pode nos levar ao céu, Jesus é aquele que pode trazer para nós perdão de pecados, vida eterna, trazer paz, trazer alegria, trazer sentido para a nossa vida e nos conduzir em triunfo, você precisa confiar em Jesus, ele está conosco, você precisa pôr a sua fé  exclusivamente no filho de Deus, ele é o único que pode nos levar à terra prometida, ao paraíso celestial, à nova Jerusalém, à casa do Pai, ao lugar de desfrute da vida plena, abundante, eterna, onde não tem dor, onde não tem choro, onde não tem lágrimas, onde não tem luto, onde nós estaremos pra sempre com ele. É hora de recomeçar! Talvez você está sem forças, talvez você está desanimado, talvez você está enfrentando lutas tremendas na sua vida, na sua família; talvez com a saúde abalada, talvez com a economia combalida, talvez com seus sonhos quebrados, talvez você olhando para os desafios imensos: “meu Deus, eu não tenho força, não tenho experiência, eu não tenho coragem, eu não tenho o poder”; mas olhe para Jesus, ele é aquele que toma você na sua mão direita, que guia você com seu conselho eterno, e depois recebe você na glória.

Ele é especialista em pegar gente caída, fraca, e levantar-nos do mundo e fazer-nos assentar entre príncipes. Ele é aquele que nos estende a mão quando estamos prostrados e caídos, e nos restaura, nos perdoa, e nos renova, e nos transforma, e nos limpa, e nos faz filhos de Deus. Então, eu quero desafiar você a recomeçar. Esse recomeço é confiado na sua força, na sua estratégia, no seu poder, este recomeço é com Jesus; volte-se pra Deus; se você está afastado da igreja, volte para a igreja de Deus; se você está frio na fé, peça a Deus para aquecer de novo seu coração; se tem tempo que você não lê a Bíblia, comece a estudar a palavra de Deus; se tem tempo que você não sabe o que é ter intimidade com Deus por meio da oração, comece a buscar a Deus em oração; se você não está levando a sua família à igreja, reúna sua família e neste ano de 2019 tome o propósito de levar a sua família para a casa de Deus; é tempo de recomeço.

“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar grande para o poente do sol será o vosso limite” Josué 1.1-4

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts