desperate-2293377_1920O salmo 121 era um salmo de romagem; as caravanas desabaladas das vilas e cidades da Galileia, da Judeia, da Pereia, de Samaria, multidões e multidões subindo para Jerusalém nas festas judaicas. E na medida em que o povo subia àquela cidade, a cidade do grande rei, iam cantando salmos. E um dos salmos que as multidões cantavam era o salmo 121: “elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro?”. Esta é a pergunta que nós ainda fazemos hoje; quantas lutas, quantas provas, quantas angústias, quantas dores, quantos problemas graves, quantas enfermidades incuráveis, quantas feridas abertas, quantas situações adversas, nós não temos saída, nós não temos resposta humana, então vem a pergunta: de onde me virá o socorro? Esse salmo nos apresenta três verdades importantes que quero aqui compartilhar com você.

Primeira, porque Deus pode ser o seu socorro? Primeiro, Deus pode ser o seu socorro porque ele é o criador dos céus e da terra. Se ele do nada tudo criou, se ele trouxe à existência as coisas que não existiam, então ele é o todo poderoso Deus; para ele não há impossíveis, para ele não tem causa perdida, para ele não tem problema sem solução. Deus pode ser o seu socorro ainda que a sua causa tem o carimbo de derrota, ainda que as pessoas já tenham lavrado a sentença de fracasso sobre a sua vida, Deus é poderoso para livrar você, restaurar você e ser o seu socorro. Segundo lugar, Deus pode ser o seu socorro porque esse Deus é o vigia, ele não dormita, nem dorme, ele é o guarda de Israel, Deus não cochila. Não há momento nenhum da sua vida que Deus seja pego de surpresa, Deus sabe o que está passando com você, Deus sabe a dor da sua alma, Deus conhece as lágrimas que correm no seu rosto, Deus conhece as suas noites indormidas e as suas madrugadas insones, Deus sabe o drama que você está vivendo dentro da sua casa, lá dentro do seu lar; Deus pode ser o seu socorro porque os olhos dele estão postos sobre a sua vida. Mas em terceiro lugar, Deus pode ser o seu socorro porque ele é o Deus presente, ele é o Deus que está tão perto de você quanto a sua sombra à sua direita. Você não pode fugir da sua sombra, também você não pode fugir de Deus. Ele está do seu lado, está perto de você, ele segura você nos seus braços eternos, ele coloca sobre você a sua mão, ele cerca você com seu cuidado, ele é um muro de fogo ao seu redor, ele é o Deus protetor. Portanto, diante da pergunta: de onde me virá o socorro? A resposta é: o meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas eu quero trazer um segundo aspecto: quando Deus pode ser o nosso socorro? Deus pode ser o meu, o seu, o nosso socorro, quando os nossos recursos acabam. Às vezes nós confiamos na força do nosso braço, no nosso dinheiro, na nossa saúde, na nossa influência; mas chega um momento em que todos estes instrumentos de proteção falham e você não consegue mais ficar de pé escorado no bordão da autoconfiança. Quando os recursos humanos se esgotam, Deus entra com sua providência, Deus entra com seu socorro; quando tudo parece perdido, Deus irrompe na sua história milagrosamente com o poderoso livramento. Mais do que isso, segundo lugar, quando Deus pode ser o nosso socorro? Quando as circunstâncias da nossa vida são extremamente adversas. Quando as circunstâncias estão nos entrincheirando, nos encurralando, e nós nos sentimos num beco sem saída, Deus traz livramento, Deus traz salvação, Deus traz restauração para a nossa vida também nessas horas. Deus pode ser o socorrem todo o tempo; em todo o tempo, diz a Bíblia, ele guardará a tua entrada e a tua saída desde agora e para sempre. Você entra, você sai, você sai, você entra, agora e o futuro Deus encurrala você de todos os lados com seu cuidado, com a sua proteção, com o seu livramento, com a sua restauração.

Mas há uma terceira pergunta nesse salmo. Primeiro, porque Deus pode ser nosso socorro; segundo, quando Deus pode ser o nosso socorro; terceiro, que tipo de socorro Deus pode trazer para você? Primeiro, o socorro moral, ele não permitirá que os teus pés vacilem. Você e eu somos muito fracos; Deus conhece a nossa estrutura e sabe que nós somos pó, tem fraquezas, temos fracassos, cometemos pecados, fazemos aquilo que nós não gostaríamos de fazer, deixamos de fazer aquilo que deveríamos fazer, mas quando nós tropeçamos e caímos, Deus nos levanta e somente Deus com a sua mão forte poderosa pode nos livrar de queda. A Bíblia diz: se você pensa que você está em pé, veja que você não caia. Só Deus pode aprumar os nossos joelhos, só Deus para nos livrar de escorregões morais, só Deus pode nos livrar de quedas vertiginosas e perigosas, Deus é o nosso protetor moral. Que tipo de socorro Deus pode nos trazer? Segundo lugar, Deus pode nos trazer socorro espiritual. Diz o texto: Deus te livrará de todo mal, livrará a tua alma. Tem muitos males que rondam a nossa vida que nós não vemos, que nós não enxergamos, que estão aí urdindo, tramando contra nós, que visam nos levar ao chão, à queda, a vergonha, o opróbrio. Então, este Deus nos livra de todo mal, ele nos livra do maligno, ele nos livra do laço do passarinheiro, ele nos livra da sedução do pecado, ele nos livrar da pressão do mundo, Deus livra a nossa alma, Deus é o Deus que enxuga suas lágrimas, alivia sua dor, perdoa o seu pecado, tira a sua alma do cárcere, tira os seus pés deste terreno completamente gelatinoso, dum pântano e põe os seus pés sobre uma rocha, Deus tira as vestes rotas, imaculadas da tristeza, e veste você com vestes de louvor. Deus é um Deus que restaura sua sorte, Deus é o Deus que é refúgio verdadeiro, Deus é o Deus que é socorro bem presente na hora da tribulação.

“Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os seus pés vacilem; não dormitará aquele que guarda você. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem guarda você; o SENHOR é a sombra à sua direita. De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR guardará você de todo mal; guardará a sua alma. 8 O SENHOR guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre” Salmo 121

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts