cross-671379_1920Pedro foi um dos homens mais estratégicos no ministério de Cristo, ele foi chamado para ser discípulo, depois escolhido para ser apóstolo e o líder deles, tanto antes da sua queda, como depois da sua restauração. Pedro é um símbolo da humanidade, é um homem que demonstrou muitas vezes inconstância, desequilíbrio, fazia avanços ousados e recuos covardes, capaz de fazer um declaração cristalina sobre quem é Jesus: “tu és o Cristo o filho do Deus vivo”, para depois ser instrumentalizado por Satanás e tentar afastar Jesus da cruz. Pedro era capaz de uma fé robusta, a ponto de andar sobre as águas, mas em seguida mergulhar nas águas turvas da incredulidade, afundar-se; capaz de fazer um voto de fidelidade inegociável a Cristo dizendo: ainda que todos que abandonem, eu jamais, por ti darei minha vida, estou pronto é contigo para a prisão e para a morte, para em seguida negá-lo covardemente. Pedro é muito parecido comigo e com você. Na verdade, Pedro mora debaixo da nossa pele, o sangue de Pedro corre em nossas veias, o coração de Pedro bate em nosso peito, nós somos Pedro.

Portanto, o que Jesus fez na vida de Pedro ele pode fazer também na sua vida, na minha vida. É curioso que a despeito das fraquezas e das contradições de Pedro, Jesus nunca desistiu dele. Quando Jesus estava saindo do cenáculo rumo ao Getsêmani, Jesus disse para os seus discípulos assim: “nesta noite todos vós vos escandalizareis comigo, como está escrito: ‘ferirei o pastor e as ovelhas ficarão dispersas’; então Jesus se aproxima bem de Pedro e disse: ‘Pedro, Satanás vos requereu para peneirar-vos como trigo, mas eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça'”. E é nesse momento que Pedro disse para Jesus: ainda que todos te deixem, eu jamais, por ti, darei minha vida, estou pronto a ir contigo para a prisão e para a morte. Diz a Bíblia que lá no Getsêmani, Jesus pegou Pedro, Tiago e João e deixou os oito discípulos para trás e abriu o coração para eles dizendo: a minha alma está profundamente triste até a morte, ficai comigo, vigiai comigo. E Jesus foi orar sozinho, entrando numa titânica batalha de sangrento suor, ali sorvendo o cálice amargo da ira de Deus que deveria cair sobre a nossa cabeça, mas enquanto Jesus chora e sangra, Pedro está dormindo.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Naquela noite fatídica Jesus foi preso, porque chegara a hora das trevas e Pedro segue a Jesus de longe. Pedro vai lá pra casa do Sumo Sacerdote, onde estava reunido o Sinédrio, onde Jesus estava sendo cuspido e esbordoado, e ali Pedro fica perto de uma fogueira, de um braseiro se aquentando. Quando diz a Bíblia que passa uma criada e olha bem para ele e diz assim: “tu és um dos dele”, e Pedro negou diante todos dizendo: “eu não sei o que dizes”. Depois Pedro foi para alpendre e passa outra criada avista Pedro de longe e comenta com as pessoas: “aquele lá é discípulo dele”, e Pedro ouviu a conversa e agora não apenas nega abertamente, mas jura: “eu juro que eu não sei quem é este homem”. De repente algumas pessoas, alguns homens se aproximam de Pedro e dizem: “o teu modo galileu de falar te denuncia, tu és discípulo dele sim. E diz a Bíblia que Pedro agora não apenas nega e jura, mas ele fala impropérios, ele blasfema, ele fala palavrão e diz: “eu não sei o que dizes, eu não conheço este homem”. Neste momento o galo cantou. Jesus cravou nele o seu olhar, Pedro caiu em si e desatou a chorar e saiu dali chorando amargamente.

Naquela noite de quinta-feira, Jesus foi acusado de blasfêmia, na sexta de manhã o Sinédrio se reúne e acusa-o de conspiração contra César, e Pedro não estava lá, na sexta de manhã Jesus é levado ao pretório romano e Pilatos o condena à morte e morte de cruz, e Pedro não estava lá para ajudar Jesus levar a cruz, foi preciso que outro Simão fizesse isso. Sexta-feira, 9 horas da manhã, Jesus é pregado na cruz e Pedro não estava lá. Sexta-feira, 3 horas da tarde Jesus morre naquela cruz e Pedro não estava lá, nem sequer para lhe dar um sepultamento digno, Jesus é sepultado e Pedro não estava lá. Passou o sábado, silêncio da morte, ele está trancado com medo dos judeus. Domingo de manhã, não é Pedro, são as mulheres que vão ao sepulcro. Quando chegam, uma surpresa, a pedra está rolada, o túmulo está aberto, elas entram e o túmulo está vazio. De repente do lado direito tem um anjo e o anjo diz para elas assim: o que vocês vieram fazer aqui, procurar entre os mortos aquele que está vivo, ele não está mais aqui não, ele ressuscitou. Mas ide, dizei aos seus discípulos e a Pedro que ele irá adiante voz para a Galileia, lá o vereis como ele vos disse.

Mas por que a menção de Pedro se ele era discípulo? É porque Jesus sabia que a essas alturas Pedro não se sentia mais discípulo. Pedro, Petros, fragmento de pedra, mentira, apenas pó; negou seu nome, negou sua fé, negou seu apostolado, negou o seu Senhor, Pedro desistiu de Jesus, mas Jesus não desistiu de Pedro. Jesus quer o encontrar na Galileia, e quando Jesus o encontra lá na Galileia, Jesus monta um cenário para curar a memória de Pedro, colocando um braseiro na praia; Jesus pôs aquele braseiro ali na praia, do mar da Galileia, para dizer assim para Pedro: “Pedro, eu coloquei esse braseiro aqui para dizer pra você que na mesma geografia que você caiu, eu vou levantar você; na mesma geografia que você me negou, eu vou dar a oportunidade de você me confessar; na mesma geografia onde você foi um fracasso, eu vou restaurar sua vida Pedro, porque a minha graça é maior que o seu pecado. Foi ali que Jesus perguntou para ele três vezes: “Pedro, tu me amas?”; foi ali que Jesus deu a ele a oportunidade de reafirmar o seu amor por Jesus, foi ali que Jesus restaurou a vida de Pedro, foi ali que Jesus restaurou o ministério de Pedro, e a partir dali Pedro é um novo homem, um homem de oração, um homem cheio do Espírito Santo, um homem que vai pregar e os corações vão se derreter, um homem que vai impor as mãos sobre os enfermos e eles vão ser curados, um homem que vai abrir a porta do Evangelho para judeus e gentios.

Eu quero dizer para você que talvez tenha caído, talvez tenha entrado num fracasso moral, talvez esteja desanimado com a vida e até pensando em tirar a própria vida, talvez pensando que não tem mais chance para você, não tem mais esperança para sua vida, Jesus não desiste de você! Ele vai levantar você, ele vai restaurar você, ele vai perdoar você, vai fazer tudo de novo na sua vida e vai pegar os cacos, e fazer da sua vida um vaso novo. Talvez você já foi gente de linha de frente, de vanguarda, que já trabalhou na igreja, que já foi uma benção, usado por Deus, e hoje, por quedas, por problemas morais, ou por fracassos na sua vida, você pensa: acabou, não tem mais esperança pra mim, não tem mais chance para minha vida, pois Jesus hoje pode restaurar não só a sua vida, mas restaurar também o seu ministério, colocar na sua mão o cajado de pastor, fazer de você um homem usado poderosamente nas suas poderosas mãos. Quem sabe você até desistiu de Jesus, mas Jesus não desiste de você! Quem sabe agora é hora de você tomar a mais importante decisão da sua vida, voltar-se para Jesus, se humilhar debaixo da sua poderosa mão, arrepender-se dos seus pecados e correr para os braços do Filho de Deus, ele é poderoso para perdoar, para salvar você.

“Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse” Marcos 16.7

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts