O Senhor da História

Home / Devocional / O Senhor da História

Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. Habacuque 1.6

Verdade

Quando olhamos para os piores cenários na história, podemos ter a sensação de que a humanidade caminha para o caos. Talvez o exemplo mais claro seja uma guerra. Famílias sendo dizimadas, povos sendo massacrados, grandes imigrações, e o movimento da história parece levar o homem a um estado de calamidade. Nessa direção, filmes futuristas retratam um mundo dominado por robôs, com um submundo resistente, epidemias, vida no espaço, refletindo a visão de famosos cientistas, de que em alguns anos precisaremos cogitar povoar outro planeta.

Apesar de serem fatos distantes, crises chegam à nossa porta, e podem apontar o pior cenário possível. Alcoolismo, drogas, violência e tantos outros males podem nos fazer pensar que não há jeito para a situação que nos cerca, o caos parece certeza.

Mas apesar dos quadros difíceis que são pintados, temos um Deus que de fato governa absolutamente toda a história. Desde as pequenas coisas até as grandes guerras. Sim, as grandes guerras, nada foge ao controle absoluto de Deus.

Habacuque é informado pelo próprio Deus da sua permissão para que os caldeus punissem o seu povo. Uma guerra estava por vir, e o aparente caos não fugiria jamais do controle divino. Foi assim com Faraó; foi assim com Ciro, cetro nas mãos do SENHOR; foi assim com os que mataram Cristo, entregue pelo determinado desígnio e presciência divina; e é assim até hoje.

Vida

A história não é cíclica e não aponta para o caos. Ela tem um propósito bem definido, a glória de Deus. E para isso Deus providenciou a redenção no Seu Filho. Nele há esperança, nele reside toda a autoridade no céu e na terra, ele é o Rei absoluto, que dirige um mundo caído, fazendo todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que amam a Deus. Descanse nele, por mais difícil que seja a sua história, saiba que nada caminha para o caos, pois Ele é o SENHOR da História.

Timóteo Sales

Recent Posts