O novo nascimento

Home / Mensagem / O novo nascimento

droplet-219260_960_720O texto que nós lemos trata de um encontro de Nicodemos com Jesus, Nicodemos era um mestre, Nicodemos era um membro do Sinédrio judaico, Nicodemos era um fariseu zeloso, Nicodemos era um homem que, diríamos hoje, merecia aplausos pelas suas virtudes, pela sua piedade, pela sua religiosidade. E este homem vai ter um encontro com Jesus de noite; talvez porque não queria que ninguém soubesse que ele estava se encontrando com Cristo, talvez porque os dramas da sua alma eram muito íntimos e pessoais para serem repartidos publicamente com o mestre Jesus, e ele vai à noite. E ao chegar a Jesus Nicodemos rasga desabridos elogios a Jesus dizendo: “mestre, sabemos que és vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele”. E neste momento, em vez de Jesus sentir-se enaltecido pelos elogios que Nicodemos presta a ele, Jesus vai direto ao ponto e diz a Nicodemos: Nicodemos, em verdade, em verdade vos digo, se vós não nascerdes de novo, não podereis ver o reino de Deus; e Jesus vai além e diz assim: se não nascerdes da água e do Espírito, não podereis entrar no reino de Deus. A grande pergunta a você é esta: o que é nascer da água e do Espírito? O que é nascer de novo? Nicodemos não entendeu essa linguagem, ele pensou que fosse voltar ao ventre da sua mãe e nascer outra vez, ele pensou que isso fosse o que se chamava desde Pitágoras, 500 anos antes de Cristo, de transmigração das almas, ou metempsicose, ou hoje reencarnação. Mas Jesus Cristo foi categórico em dizer para ele: não Nicodemos, não é disso que estou falando; o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito, importa-vos nascer de novo.

Um novo nascimento não é um verniz religioso, novo nascimento não é ser batizado, novo nascimento não é pertencer a uma igreja cristã, novo nascimento não é nascer em um lar cristão, novo nascimento não é frequentar a igreja, novo nascimento não é ter uma Bíblia, fazer oração, praticar boas obras, essas coisas todas o homem pode fazer, novo nascimento é uma obra sobrenatural do Espírito Santo no seu coração, é obra soberana de Deus na sua vida, tirando seu coração de pedra, insensível às coisas de Deus, e dando a você um coração de carne, um coração receptivo à palavra de Deus, novo nascimento é uma operação de transformação de dentro para fora, de tal maneira que Deus dá para você um novo coração, uma nova mente, uma nova vida, novos desejos, novos sonhos, novos propósitos, nova vida, mas mais do que isso, o vento sopra onde quer, em outras palavras, também o Espírito Santo é livre e é soberano, ele não segue os ditames da nossa vontade, ele não pode ser domesticado, ele não pode ser controlado pela vontade humana, o Espírito Santo é soberano e ele age poderosamente, irresistivelmente, eficazmente no seu coração, é por isso que aquelas pessoas que jamais poderíamos imaginar que pudessem ser convertidas e salvas, são transformadas pelo poder do Espírito Santo. Um Saulo de Tarso, perseguidor da igreja, cruel, sanguinários, ele foi transformado, e transformou-se não apenas em uma nova criatura, mas no maior pregador do evangelho do primeiro século.

Clique e Assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e Assista ao vídeo desta mensagem!

É o Espírito Santo que pega um homem caído na sarjeta, um bêbado, e o transforma em uma pessoa lúcida; é o Espírito Santo que pega um ladrão, que viveu à margem da lei, completamente arruinado pelo seu pecado, e faz dele uma pessoa íntegra; é o Espírito Santo que pega uma pessoa tomada pelas drogas, completamente sucateada pelo poder devastador das drogas, e o liberta, e o transforma, e o cura, e o faz nova criatura. O Espírito Santo é livre, o Espírito Santo é soberano para agir também no seu coração. Mas Nicodemos ainda não conseguiu entender a linguagem espiritual de Jesus, e Jesus disse assim: Nicodemos, você é mestre em Israel e você ainda não está entendendo o que eu estou falando? Aí Jesus evocou um momento da história de Israel que certamente Nicodemos conhecia tão bem; quando o povo estava caminhando pelo deserto, o povo de Israel, houve um momento de grande murmuração contra Deus; Deus se irou contra aquele povo e mandou serpentes abrasadoras para picar as pessoas, e houve um desatino em todo o acampamento; pessoas eram picadas, pessoas eram mortas por este veneno letal da serpente, e então o povo foi a Moisés: Moisés, clama Deus para tirar de nós as serpentes; e moisés clamou a Deus, e Deus disse para Moisés: levante uma serpente de bronze, dependure-a numa haste, e haverá que todo aquele que foi mordido pela serpente abrasadora, ao olhar para a serpente de bronze, será imediatamente curado, e Jesus aplica dizendo assim: assim como Moisés levantou a serpente no deserto, importa que o Filho do homem seja levantado para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Como é que você pode nascer de novo? É quando você reconhece que você foi inoculado pelo veneno da antiga serpente, o diabo e que esse veneno mortal é o pecado, você não pode livrar-se do seu próprio pecado, você não pode limpar-se do seu pecado, você não pode mudar o seu próprio coração, mas se você agora olhar para Jesus, se você crer que Jesus é o Filho de Deus, se você entender que ele morreu na cruz pelos seus pecados, se você compreender que ele levou sobre o madeiro os seus pecados, e você se arrepender dos seus pecados e crer no Senhor Jesus, você será salvo, você terá a vida eterna, você nascerá de novo, você vai fazer parte então da família de Deus, você vai receber o Espírito Santo de Deus, você vai ser selado com o Espírito Santo de Deus, o seu nome então estará escrito no livro da vida e você receberá de Jesus o presente glorioso da vida eterna.

A grande pergunta para você nesta hora é esta: você já nasceu de novo? Eu não estou lhe perguntando se você frequenta uma igreja, se você tem uma Bíblia, se você faz as suas orações, se você faz boas obras, se você frequenta com muita assiduidade um lugar sagrado para buscar a Deus junto com outras pessoas; Nicodemos fazia tudo isso, ele era um homem culto, ele era um homem religioso, ele era um homem ético, e ele estava perdido, precisou nascer de novo. Hoje eu quero dizer para você que você precisa também nascer de novo, você pode ser um homem rico, uma pessoa rica, você pode ser uma pessoa culta, você pode ser uma pessoa famosa, você pode ser uma pessoa que tem muitos amigos, você pode ter uma família linda, mas nada disso pode salvar você; você precisa nascer de novo. Sem novo nascimento você não pode ver o reino de Deus, sem novo nascimento você não pode entrar no reino de Deus, sem novo nascimento você não pode ser filho de Deus, mas agora mesmo você pode fazer a mais importante decisão da sua vida, reconhecer que você é um pecador, olhar para Jesus como seu Salvador pessoal e entregar o seu coração a ele, e receber dele a própria vida eterna.

“A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” João 3.3-5.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts