Insônia

Home / Devocional / Insônia

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro. Salmo 4.8

 

Verdade

A insônia é um mal que atinge mais pessoas do que imaginamos, e dizemos isso pois quem está com insônia pensa estar só nesta luta que parece interminável como as noites em claro. Há estimativas de que mais de trinta por cento da população brasileira seja atingida pela insônia. E os motivos que a causam são os mais diversos, e vão desde problemas biológicos e doenças até a ansiedade da alma.

As ansiedades nos atacam quando menos esperamos, e talvez o sono é o primeiro a ser afetado. Inseguranças, desemprego, doença na família, crise no casamento ou demais crises são portas de entrada para a falta de sono.

O salmista Davi estava passando por momentos terríveis em sua vida. Apesar de não ser indicado o momento exato de escrita do salmo, há dois momentos cogitados pelos estudiosos, o momento em que Saul o perseguia ou o momento em que seu filho Absalão também atentava contra sua vida e contra o reino de Israel.

E o que nos chama atenção é que ele ressalta um sono tranquilo e seguro mesmo em meio a perigos de morte. Isso só foi possível porque ele tinha o coração firme e certo de que quem fez a promessa é fiel (Hb 10.23), e a promessa não era algo superficial ou passageiro, não era uma promessa que falava sobre viver ou morrer, era promessa de redenção eterna, de um reino que não terá fim (1Rs 8.25).

Vida

Cristo é a concretização da promessa que trazia paz ao coração de Davi. Pedro, no sermão pregado logo após o Pentecostes, mostra que Davi tinha plena consciência que seu reinado e vida eram passageiros, mas que o Cristo viria; assim, Davi previu a sua morte, ressurreição e reinado (At 2.29-35). Nós temos esperança, nós temos Cristo, nós temos paz em meio à guerra, consolo em meio às angústias, abrigo em meio ao temporal, nós podemos dormir em paz em meio às turbulências da vida, pois nossa segurança está na obra de Cristo. “Em paz me deito e logo pego no sono”, porque, a obra de Cristo me garante que em suas mãos a minha alma está segura.

Timóteo Sales

Recent Posts