Honra aos pais

Home / Devocional / Honra aos pais

“Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o SENHOR, seu Deus, lhe dá” Êxodo 20.12

 

Verdade

Já tenho 18 anos! Você não manda mais em mim! Eu já sei tomar conta de mim! Vocês são cafonas e atrasados! Não venha me dizer como eu devo fazer, pois já sei me virar! Os tempos são outros! Ninguém mais faz assim! Essas frases são corriqueiras nos lábios de muitos, principalmente quando os pais tentam aconselhar os filhos. Infelizmente isso reflete o pensamento de um mundo que tem perdido o senso do que significa honra aos pais. E essa é apenas uma das facetas deste mandamento.

Além disso, muitos pais idosos têm sofrido nas mãos de filhos que os abandonam em asilos, mergulham no trabalho e se esquecem do carinho necessário. Muitos trocam o tempo de cuidado com os pais, pelo dinheiro do trabalho deste tempo, que será para o asilo. A impaciência com os problemas da velhice também é reflexo do desconhecimento do que significa honrar.
De fato, este mandamento tem sido ignorado, e às vezes ignorado em todas as suas facetas, pois o mesmo ensina não só o respeito aos pais, mas vai até o sustento financeiro quando há necessidade (Mc 7.11), sem contar o problema da desonra a quaisquer autoridades implícitas no termo “pai”.

A grande questão é que o desejo pretensioso de autonomia não atingiu apenas Adão e Eva, que se rebelaram contra Deus, mas continua atingindo as pessoas, que cegamente caminham contra esse mandamento, pensando que suas atitudes de desonra o farão acertar e até viver mais, mas se esquecem de que esse é o único com promessa de longevidade.

Vida

Só nos resta olhar para a Cruz, lá há uma das maiores expressões de honra aos pais. Cristo sofrendo a injustiça e mesmo em meio a tamanha dor, encontrou tempo e fôlego para providenciar o cuidado de Maria (Jo 19.27), e de maneira singular obedeceu ao Pai, com humildade, submissão e honra.

Timóteo Sales

Recent Posts