Passemos para outra margem

Home / Devocional / Passemos para outra margem

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem” Marcos 4.35

 

Verdade

Quando chegam as dificuldades da vida, muitos creditam o controle ou destino da situação a Satanás. Um grande problema é pensar que ele tem algum controle sobre o curso da história ou sobre os destinos da nossa vida. Quando nos lembramos do caso de Jó, nos recordamos que ele precisou da permissão daquele que tem o controle absoluto sobre a história, que é nosso Deus (Jó 2.6).

O medo da morte fez os discípulos se desesperarem a ponto de acordarem o mestre com um questionamento absurdo sobre o seu cuidado sobre as ovelhas, mas não perceberam que quem estava dormindo era aquele a quem os ventos e o mar obedecem.

Jesus sabia da tempestade antes dela acontecer, Jesus tinha o controle da tempestade, a própria tempestade era propósito dele; quando ele ordenou que os discípulos passassem para a outra margem, ele não foi pego de surpresa pelos ventos, mas os discípulos precisavam, dentre muitas lições, entenderem que ele é Deus; o mesmo que preside aos dilúvios (Sl 29.10), o mesmo que abriu o mar vermelho (Sl 136.13), o mesmo que atormentou o barco de Jonas (Jn 1.4), o mesmo que tem propósitos diante das tempestades da vida.

Como disse o compositor Daniel Webster Whittle (1885), muitas vezes não sabemos o que de mal ou bem é destinado a nós, se maus ou áureos dias vêm, mas sabemos em quem temos crido, sabemos que ele é poderoso, sabemos que ele dirige a história e por vezes nos faz atravessar para outra margem sabendo que virão dificuldades.

Vida

Mas sabemos também que ele guardará o nosso tesouro, porque ele é poderoso para nos guardar de tropeços (Jd 1.24), para acalmar as tempestades quando for a sua vontade, para nos apresentar imaculados diante da sua glória (Jd 1.24), local em que seremos recebidos (Sl 73.24), no fim da tempestade provocada pela Queda (Gn 3) e vencida na cruz por aquele que por vezes nos manda passar à outra margem, Jesus Cristo.

Timóteo Sales

Recent Posts