Bem maior

Home / Devocional / Bem maior

“Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente”. Salmo 16.2

 

Verdade

Alguém já disse que o maior amor que existe é amor de mãe, ou ainda que filho é o bem mais precioso que existe. Mas uma grande e dura verdade pode ser vista em um ditado popular: “caixão não possui gavetas”. Ressaltamos isso pois não levamos nada para a sepultura, nu nascemos e nu tornaremos ao pó. Não levamos nada, nem ninguém, por mais querida que seja a pessoa, ainda que um filho. É verdade que dura coisa é perder um filho, mas a Escritura nos fala de um bem maior que um filho. Por que então insistimos em pensar ter algum bem no qual nos refugiamos e colocamos toda nossa esperança ou todo o nosso amor?

O salmista percebe este fato e diz que não tem outro bem a não ser o próprio Deus. Ele enfatiza que os que trocam o bem maior por outros “deuses” sofrerão. Ele mostra ainda que no SENHOR há verdadeiro conselho, bendita presença, segurança real, plena alegria. Nele há esperança eterna de ressurreição em face da morte.

Como, pois, colocar o coração em algum bem que não o SENHOR? Na sua presença há plenitude de alegria, na sua destra, delícias perpetuamente.

Cabe a nós olhar para quais tem sido as coisas ou pessoas que temos colocado no lugar de Deus como nosso “bem maior”. Essas coisas ou pessoas passarão e não podem substituir aquilo que só Deus é, o verdadeiro bem maior.

Vida

Muitos seguidores de Jesus, ao ver que seu discurso era duro, foram embora. Jesus perguntou aos discípulos se eles não queriam também abandoná-lo. Pedro respondeu sabiamente: Senhor, para quem iremos? Se só tu tens as Palavras de Vida Eterna (Jo 6.68). Cristo é o verdadeiro bem maior, ele é a verdadeira fonte de paz, de alegria, de consolo, de exortação, de graça e de vida eterna. Muitos substituem Cristo por outros “deuses”, que às vezes não são de madeira ou gesso, mas de carne e osso como são nossos filhos, que são mortais. Só há um bem maior, ele é o Filho de Deus, Jesus, este morreu em nosso lugar, mas ressuscitou e está vivo para nos garantir vida.

Timóteo Sales

Recent Posts