oração paz bíbliaHoje eu quero então conversar com você sobre a paz; a paz é uma necessidade vital, porque a vida sem paz é uma guerra contínua, constante e atormentadora. No mundo de tantas lutas e tantos conflitos, de tantas guerras, no mundo em que as pessoas viram as costas pra Deus, se tornam tão nocivas e perigosas ao próximo, no mundo em que as pessoas estão depressivas, tristes, abatidas, de mal com a própria vida, falar de paz é uma necessidade vital.

Mas hoje eu quero tratar das dimensões da paz, e em primeiro lugar, eu quero falar sobre a paz com Deus. Lá em Romanos 5.1, Paulo diz assim: “justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. O homem está em guerra contra Deus, o pecado faz separação entre nós e Deus, o pecado, que habita em nós, provoca a ira de Deus; eu não posso apagar o meu próprio pecado, eu não posso limpar-me do pecado, eu não posso perdoar os meus próprios pecados, e nenhuma igreja, nenhuma instituição religiosa, nem um rito sagrado pode resolver esse problema para você. Entretanto, Deus resolveu este problema para você, quando ele mandou seu filho Jesus Cristo ao mundo como nosso representante, nosso fiador, que assumiu nosso lugar e morreu pelos nossos pecados. Jesus carregou sobre o seu corpo, num madeiro, todos os nossos pecados; ele foi transpassado pelas nossas iniquidades, moído pelos nossos pecados; agradou ao Pai moê-lo. Naquele momento, Jesus pagou a nossa dívida, naquele momento Jesus morreu a nossa morte, e então, agora, nós podemos ser declarados justos diante do tribunal de Deus, porque a condenação que deveria cair sobre nós, caiu sobre ele. Por isso, Paulo disse que quando você é justificado, pela fé em Jesus, você tem paz com Deus; em outras palavras, você é reconciliado com Deus, não há mais um muro de separação entre você e Deus, agora você tem livre acesso à presença de Deus, agora você não é réu, agora você é filho, agora você herdeiro, agora você faz parte da gloriosa família de Deus, agora o seu nome está escrito no livro da vida, e você tem plena alegria e garantia da vida eterna. Isso significa que você tem paz com Deus. Eu pergunto a você: você já desfruta desta paz com Deus? Você já foi reconciliado com Deus? Seus pecados já foram perdoados? Você já tem a certeza e a alegria da vida eterna? Você tem garantia de que seu nome está no livro da vida? Hoje você pode tomar esta mais importante decisão da sua vida.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas há uma segunda dimensão da paz, está lá em Romanos 12.18, Paulo diz assim: “no que depender de vós, tende paz com todos os homens”. Nós somos um ser relacional, relacionamo-nos com a nossa família, relacionamo-nos com amigos no trabalho, relacionamo-nos com o colega na escola, relacionamo-nos com outros irmãos numa igreja, nós convivemos em sociedade; tantos conflitos, tantas brigas, tantas mágoas, tantas feridas, tantas desavenças, tantas guerras e você tem a oportunidade de ser um agente da paz, de em vez de você cavar abismo nos relacionamentos, você construir pontes, de você ser um pacificador; eu estou falando de paz a qualquer custo, a qualquer preço, mas no que depender de você, você deve ter paz. Você não deve ser aquele iniciador dos conflitos, você não deve ser aquela pessoa ranzinza que vai provocando contendas por onde passa; você não é aquela pessoa que provoca a ira das pessoas com palavras duras, com atitudes rudes, mas você deve sempre trabalhar as relações interpessoais para que no ambiente onde você está, o ânimo seja sereno, as relações sejam fraternas e o amor prevaleça. Você pode experimentar esta gloriosa dimensão da paz com o seu próximo.

Mas há uma terceira dimensão da paz que eu quero enfatizar aqui: primeiro, paz com Deus; segundo, paz com o próximo; terceiro, paz com você mesmo, paz interior. Paulo escreve em Filipenses 4.7: “e a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Quando você desfruta da paz com Deus, você pode agora desfrutar da paz de Deus. Paz com Deus não é um sentimento, é um relacionamento; a paz de Deus é um sentimento gostoso que num da sua alma até nas horas mais amargas da vida, até nas noites mais escuras da alma, até nos dias mais difíceis da sua jornada; você pode experimentar essa paz de Deus, que excede todo entendimento, governando a sua vida; porque esta paz não é apenas uma emoção, esta paz não é apenas a ausência de conflitos e tensões, e não é apenas presença de coisas boas, esta paz é uma pessoa, esta paz é Jesus. Só pode ter paz interior quem conhece a Jesus, ele é a nossa paz. Esta paz não se recebe através de meditação transcendental, não é quando você se ajoelha ou você senta e começa a soltar a sua mente devagar, a sua mente em meditações transcendentais, mergulhando nos corredores escuros e às vezes cheio de curvas do seu interior e da sua alma, não! não! não! não! não! Esta paz você experimenta quando você conhece a Jesus, quando ele é a sua paz, quando ele governa sua vida, quando você tem comunhão com Deus, quando você tem comunhão com seu próximo, quando você experimenta este toque da graça de Deus no seu coração; mesmo que você esteja doente, mesmo que você esteja com lutas financeiras, mesmo que você tenha pessoas lutando contra você, perseguindo você, você vai experimentar essa paz. Até na hora do luto, quando a morte chegar, você terá serenidade, você terá descanso, você terá segurança, você tem a alegria de que você está partindo para Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5.1

“se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” Romanos 12.18

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4.7

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts