handcuffs-921290_1920O texto que nós trataremos é o de Romanos 3.23, que diz: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Não há justo, nenhum sequer. O ser humano, seja ele culto ou ignorante, rico ou pobre, religioso ou agnóstico, ou ateu, todos sem exceção são pecadores. O pecado afastou o homem de Deus, o pecado afastou o homem do seu próximo, o pecado afastou o homem da própria natureza onde ele vive, o pecado é uma espécie de esquizofrenia que separa o homem dele mesmo. O pecado entrou no mundo quando os nossos pais, lá no início, lá no Éden, transgrediram o mandamento de Deus, a ordem divina. A partir daí o pecado passou por todos os homens, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

O pecado não foi apenas uma leve queda, o pecado não trouxe apenas alguns arranhões, o pecado levou o homem à morte; a morte espiritual, a separação do homem de Deus, a morte física, porque a Bíblia diz que quando o homem pecou, Deus disse: você vai morrer, certamente morrerás; e a morte é consequência do pecado; e finalmente, a morte eterna, quando aqueles que permanecerem rebeldes contra Deus, incrédulos, rejeitando a graça, serão banidos para sempre da presença de Deus. Aqueles que se debruçaram sobre este assunto chamaram essa situação do ser humano, a abrangência do pecado de: depravação total. Isso não significa que todo ser humano está degradado moralmente em grau superlativo, significa que não há nenhuma área da sua vida, da minha vida que não tenha sido atingida pelo pecado; a nossa razão, a nossa emoção, a nossa vontade, foram afetadas pelo pecado.

O pecado atingiu a nossa alma e também o nosso corpo, o pecado levou o homem a um estado de rebelião contra Deus, o pecado levou o homem o estado de endurecimento moral e espiritual, o pecado levou o homem à morte. Um morto não tem vontade, um morto não tem desejo, um morto não pode dar vida a si mesmo. Eis o estado do homem, ele não pode por si mesmo voltar-se para a Deus, o homem não pode por si mesmo mudar a sua própria vida, ele não pode transformar seu próprio caráter, ele não pode quebrar as algemas que o oprimem e que escravizam, um morto não consegue reagir; porque ele não ouve, ele não sente, ele não age, em outras palavras, pelo fato de nós sermos pecadores, nós jamais poderemos por nós mesmos voltarmo-nos para Deus. Ou Deus intervém na nossa história, ou Deus nos arrancar da sepultura espiritual nos dando vida, ou nós estamos destinados ao fracasso irremediável.

O pecado é maligníssimo, diz a Bíblia. O pecado é pior do que a solidão, é pior do que a enfermidade, é pior do que a própria morte. Esses males, embora tão terríveis, não podem afastar você Deus, mas o pecado afasta você Deus agora e sempre, o pecado é enganador, ele promete para você mundos e fundos, promete prazer, mas paga com desgosto, promete liberdade, mas escraviza, promete vida, mas mata. O pecado é uma espécie de isca apetitosa, glamorosa, mas por trás desse glamour tem o anzol da morte. Certamente, se uma pessoa soubesse que por trás da droga tem a dependência, tem a escravidão, tem a vergonha, tem o opróbrio, jamais entraria nas drogas. Se uma pessoa soubesse que o alcoolismo vai gerar dependência, pobreza, vergonha, destruição do casamento, da família, jamais tomaria a primeira dose. Se a pessoa soubesse que a cama do adultério, com tantas aventuras, traria para ele para sua família tanta dor, tanta tristeza, tantas lágrimas, tantas batalhas e guerras inglórias, jamais iria para cama do adultério.

Clique e assista ao vídeo da mensagem!

Clique e assista ao vídeo da mensagem!

O pecado é assim, parece que ele tem as taças transbordantes dos prazeres, mas ao fim picará como uma cobra venenosa e levará você à morte. O pecado é enganador, um embuste, é uma mentira, é uma farsa, ele vai levar você mais longe do que você gostaria de ir, ele vai reter você mais tempo do que você gostaria de ficar, ele vai custar para você um preço mais alto do que você gostaria de pagar. Você não pode livrar-se de seus próprios pecados, assim como um Leopardo não pode arrancar as suas próprias manchas, nem um etíope mudar a cor da sua própria pele, só existe um que pode resolver o seu problema, o meu problema, é Jesus Cristo, o filho de Deus, ele veio ao mundo para perdoar os nossos pecados, o sangue de Jesus nos lava de todo pecado, nós encontramos no sacrifício que Cristo fez na cruz a resposta para o pecado, ele veio para nos perdoar, ele veio para nos resgatar, ele veio para nos dar vida; e quando você tem um encontro pessoal com Jesus, você encontra perdão, restauração e salvação. Hoje, agora mesmo você pode ter um encontro com Jesus, você pode receber dele o perdão, você pode receber dele a salvação de graça pela fé, e então você terá os seus pecados cancelados, perdoados, você será purificado, e você será acolhido pelo Deus santo e amoroso.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts