“Todavia, eu me alegro no Senhor”. Habacuque 3.18

 

Verdade

Talvez um dos maiores aprendizados que tive, ao ser pai, se deu nos momentos em que eu chegava do trabalho. A cena era de meu filho brincando, feliz e satisfeito com seus brinquedos, mas que quando me via, largava todos os brinquedos e vinha correndo com um sorriso no rosto, com satisfação. Isso me fez pensar o quanto nos importamos com as distrações terrenas e nos esquecemos daquele que nos criou, e o quanto é possível nos alegrar em Deus, nosso Pai; tendo a consciência de que ele é muito maior do que as bênçãos recebidas.

Isso porque geralmente as tribulações da vida roubam a nossa tranquiliade, tiram o nosso sono, e muitas vezes nos levam a pecar contra o Senhor; quando murmuramos, ficamos tristes e inconformados com o cuidado de Deus.

O ponto é que às vezes nem percebemos que estamos na verdade idolatrando as bênçãos de Deus; e quando elas parecem diminuídas, o nosso chão parece abrir, e agimos de maneira diferente de uma criança satisfeita e alegre com seus pais, independente dos recursos que lhe são oferecidos.

Como somos tão pequenos! Como somos tão ingratos! Parece que temos a salvação em Cristo como a última bênção! Parece que as outras bênçãos transitórias sobrepõem esse que foi o maior ato da graça de Deus, que nos reconciliou com Deus, que nos deu a adoção de filhos, que nos permitiu clamar “Aba, Pai”!

O profeta Habacuque percebeu que mesmo em meio a injustiça, mesmo em meio ao caos que se estabeleceria, mesmo que a figueira não florescesse, mesmo que a vide, ou a oliveira, ou os campos não dessem seus frutos, ou que não houvesse gado nos currais, a alegria dele não seria arrebatada, pois a sua alegria estava no Senhor.

Vida

Foi Cristo quem nos deu a possibilidade de olhar para os céus e vivermos satisfeitos em qualquer situação, alegres na presença do Pai; cuidados, consolados, protegidos e salvos da ira vindoura. Somente nos alegrando em Deus, não sentiremos falta de mais nada, e isso só possível por causa da obra de Cristo.

Timóteo Sales

Recent Posts