Parte mais frágil

Home / Devocional / Parte mais frágil

“Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil”. 1Pedro 3.7

 

Verdade

Certa vez eu presenciei uma criança de dois anos brincando com uma taça de alto valor, e a apreensão dos pais era clara, ao ver aquele manuseio descuidado, despretensioso e sem senso de responsabilidade, próprio de uma criança.

Muitos relacionamentos entre casais têm se desenvolvido dentro de uma perspectiva hedonista. Cada um vive para o seu próprio prazer, esquecendo-se das responsabilidades e dos deveres assumidos diante de Deus para com o cônjuge. Por parte dos maridos destacamos o descuidado e a falta de senso de responsabilidade.

As Escrituras são claras em colocar o papel do marido na posição de cabeça do lar, daquele que provém o sustento ao invés da preguiça, que disciplina os seus filhos ao invés de ceder essa árdua função para a esposa, que trata com honra ao invés de tratar com desprezo, que ama sua esposa ao invés de olhar para onde não deveria, que dá sua vida por ela se for preciso ao invés de maltratá-la.

A Bíblia diz que a mulher é a parte mais frágil, portanto, os maridos devem tratá-las com extremo cuidado, zelo, diligência e amor. Do contrário, a mão de Deus pesará sobre a vida dele, de forma que até as suas “orações serão interrompidas” (1Pe 3.7), afinal, como um servo de Deus poderia tratar sua esposa sem manifestar o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio? (Gl 5.22).

Vida

Não há dúvidas de que Deus tem um propósito belíssimo para o casamento, e uma função sublime para cada um dos cônjuges. Para o marido, é necessário olhar para Cristo, aquele que se colocou como o noivo da igreja, santificando-a, purificando-a, a ponto de dar a sua vida por ela (Ef 5.25-28). Ele é o nosso alvo, ele trata a sua igreja como uma taça valiosa, pela qual ele derramou o seu sangue.

Timóteo Sales

Recent Posts