mãosHá muitas pessoas que vivem aflitas, angustiadas, com medo de perder a salvação. Embora tenham crido em Jesus Cristo, filho de Deus; embora tenham nascido de novo, essas pessoas ainda vivem perturbadas, desassossegadas, inquietas, com medo de cair da graça e perder a salvação. Será que é possível ter segurança da vida eterna? É possível à luz da Bíblia ter essa garantia de que uma pessoa que foi salva por Cristo, ela está eternamente salva? O que a Bíblia ensina sobre este assunto?

A primeira carta de João foi escrita com esse propósito; no capítulo 5, verso 13, João diz: filhinhos, essas coisas eu vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a saber, vós que credes em o nome do Filho de Deus. João escreve para aqueles irmãos perseguidos, foragidos, dispersos pelo mundo, passando tantas tribulações, dizendo que eles já possuíam a vida eterna. A vida eterna não é uma conquista do mérito, é uma oferta da graça, não é uma conquista das obras, é uma oferta da bondade de Deus; a Bíblia nos diz que podemos ter essa certeza, primeiro porque a Bíblia nos informa que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Não fomos nós que escolhemos a Deus, foi ele quem nos escolheu; não fomos nós que amamos a Deus primeiro, foi ele quem nos amou; o nosso amor por Deus é apenas um refluxo do fluxo do amor de Deus por nós.

Também a Bíblia diz que Deus nos chamou com santa vocação. O chamado de Deus é irresistível e eficaz; a Bíblia diz que todos aqueles que Deus predestinou, Deus também o chamou e chamou eficazmente pelo evangelho, porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Jesus Cristo diz: as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem; portanto, aqueles que Deus escolheu, Deus também os chama, os chama para a salvação, para a vida eterna, para ouvirem a voz do divino pastor, Deus tira o tampão dos ouvidos, Deus tira a venda dos olhos, Deus troca o coração de pedra por um coração de carne, Deus produz dentro de nós uma mudança radical que se chama de novo nascimento; você se torna nova criatura.

A Bíblia nos diz que Deus também nos sela com o Espírito Santo da promessa, de tal maneira que nós somos agora propriedade exclusiva do Senhor Jesus. Nós somos dele, temos o carimbo dele, temos a marca dele, temos o selo do Espírito Santo. Mas ainda, a Bíblia diz que quando você crê no Senhor Jesus, você é justificado pela fé. O que significa isso? Significa que lá no tribunal de Deus, por causa da justiça de Cristo, conquistada na cruz do Calvário, depositada na sua conta, você fica quite com a lei de Deus, quite com a justiça de Deus; a Bíblia diz assim: já nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus, nosso Senhor. Na verdade, quando Jesus Cristo foi à cruz, ele não foi à cruz apenas para possibilitar a sua salvação, ele foi a cruz para efetivar a sua salvação. Ele morreu como nosso substituto, ele morreu em nosso lugar, ele carregou sobre o seu corpo no madeiro os nossos pecados, ele foi transpassado pelas nossas transgressões, ele pagou por completo a nossa dívida, agora nós estamos livres da condenação do pecado; porque Jesus Cristo, sendo perfeito e justo, inocente, puro, tomou nosso lugar, foi feito pecado por nós, foi feito maldição por nós e morreu a nossa morte para nós vivemos a sua vida.

Mas ainda, a Bíblia diz que quando você crê no Senhor Jesus, o seu nome é escrito no livro da vida; nenhum homem, nenhum demônio, nenhuma circunstância, nenhum sentimento pode apagar o seu nome deste livro; o seu nome não está lá porque você tem méritos, porque você frequenta esta ou aquela igreja, porque você nasceu nesta ou naquela família, ou porque você praticou esta ou aquela obra. O seu nome está lá porque um dia, pelo poder de Deus, seu coração foi aberto. Deus concedeu a você o arrependimento para vida, Deus concedeu a você a fé salvadora, Deus mudou a sua sorte, Deus transformou a sua vida, e naquele momento em que você creu no Filho de Deus, seu nome está agora garantido, registrado no livro do rol de membros do céu, da igreja triunfante e você tem total e absoluta segurança da vida eterna.

Foi Jesus Cristo quem disse: ninguém pode vir a mim se o pai não o trouxer, mas todo aquele que vem a mim, de maneira nenhuma eu lançarei fora e eu ressuscitarei no último dia. Jesus Cristo disse assim: eu lhes dou a vida eterna, ninguém as arrebatará das minhas mãos. Jesus Cristo é o divino pastor, você é ovelha dele se você creu nele como Filho de Deus, e se você está nos braços de Jesus ninguém pode arrancar você dos braços de Jesus. O apóstolo Paulo, quando ele termina o capítulo 8 de Romanos, ele diz assim: aos que Deus predestinou, a esses, Deus também chamou, aos que Deus chamou, a esses, Deus também justificou, e aos que Deus justificou, a esses Deus também glorificou.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Portanto, você tem plena segurança, plena certeza da vida eterna, e essa certeza não é por aquilo que você faz, é por aquilo que Deus fez, não é a sua segurança, é a segurança de Deus na sua vida. O apóstolo Paulo disse: eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura, poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Que bendita segurança, você não precisa ter medo, você não precisa viver inseguro, com medo de agora você é filho de Deus, amanhã você não é mais filho de Deus, agora você está salvo, amanhã você está perdido, não! Deus não dá e toma de volta! A Bíblia diz: em verdade, em verdade vos digo, quem crê em mim, disse Jesus, tem a vida eterna; não terá, não teve, tem, agora, nesse momento e para sempre, a vida eterna.

“Estas coisas escrevi a vocês que creem no nome do Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna”. 1ª João 5.13

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts