livrohistoriaA história não está à deriva, a história não é um caminhão sem freio, ladeira abaixo, a história não ruma para uma tragédia inevitável, a história não está dando volta em círculo, como pensavam os gregos. A história caminha para uma consumação final onde a vitória retumbante será de Cristo e da sua igreja. A Bíblia nos informa, no livro de Apocalipse, que Deus está no trono, dos céus governa a terra, que as rédeas da história não estão nas mãos dos poderosos deste mundo, mas estão nas mãos do soberano e onipotente Deus. Esta é a mensagem gloriosa de Apocalipse capítulo 4: Deus está no trono e ele governa o universo, os céus governam a terra.

Mas no capítulo 5 de Apocalipse, aquele que está no trono, tem em suas mãos um livro, todo escrito por dentro e por fora, também de todo selado com os sete selos. E um anjo forte ergue a sua voz e pergunta: “quem é digno de abrir o livro e desatar-lhe os selos?”. Esta voz percorre os céus, a terra, e debaixo da terra e ninguém foi encontrado digno. Nenhum anjo, nenhum homem, nenhum demônio, nem um ser é capaz de dar significado à história e conduzi-la à sua consumação. Diz a Bíblia que João, diante desse fato, começa a chorar e chora copiosamente, quando o ancião diz a ele: “não chores, eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro desatar os seus sete selos. Quando João se volta para ver o leão da tribo de Judá, ele viu um cordeiro, como aquele que havia sido morto. Ele vê Jesus, ele vê o filho de Deus, ele vê o nosso glorioso Redentor, que toma este livro da mão direita de Deus Pai; e ele, sim, tem competência, autoridade e poder para abrir este livro para desatar-lhe os selos, para dar significado à história, e para conduzi-la de forma triunfante, vitoriosa, à sua consumação.

Você e eu estamos assistindo, neste mundo, tantas perplexidades. Você vê reinos se levantando e reinos caindo. Você vê potências mundiais sendo derrubadas do seu poder político e econômico, e outra potência mundial se levantando. Você vê que as nações estão perturbadas e perplexas: guerras e rumores de guerras. Só no século passado, duas sangrentas guerras mundiais com mais de 100 milhões de pessoas mortas. Hoje você vê as nações perplexas, perturbadas, terrorismo internacional, a iminência de uma guerra atômica, é a probabilidade de um conflito mundial, onde segundo, Mikhail Gorbachev, no seu livro Perestroika, não haverá nem vencedores nem vencidos. Nós estamos diante de uma iminência de uma guerra, onde, segundo os entendidos, o planeta terra pode se transformar em poeira cósmica.

Quem dirige esse universo? Quem controla a história? Os poderosos deste século? Os reis? Os presidentes? Os ditadores? Os intelectuais? Os filósofos? Os sociólogos? Os religiosos? Absolutamente não! As rédeas da história estão nas mãos de Jesus. É ele quem dirige a história, é ele quem conduz a história, ele quem levanta reis e depõe reis, é ele quem levanta impérios e derruba impérios, o seu reino e um reino eterno e jamais passará.

O capítulo 5 revela para nós que esse digno procurado, cordeiro digno procurado, é o cordeiro encontrado, e este que é encontrado é também adorado e celebrado pelos anjos, pelos homens, por todos os seres que habitam neste universo, ele é digno de receber a honra, a glória, o louvor e o domínio pelos séculos dos séculos!

A partir do capítulo 6 os selos são abertos e o mundo persegue a igreja, e aí o mundo martiriza o santos, e a igreja é muitas vezes encurralada, entrincheirada e perseguida.

Mas, a partir do capítulo 8, até o capítulo 11, as trombetas começam a tocar; e as trombetas são o juízo de Deus a este mundo perverso que persegue o seu povo.

Nos capítulos 12, 13 e 14 de Apocalipse, você vê o levantamento do quarteto do mal, o dragão, o anticristo, o falso profeta e a grande Babilônia. Nos capítulos 15 e 16, você vê as taças do juízo de Deus, quando Deus derrama o seu juízo consumado sobre o mundo ímpio e perverso, que não se arrepende.

Nos capítulos 18 e 19, você vê a queda desse quarteto do mal em ordem inversa, a grande Babilônia cai, o anticristo e um falso profeta são lançados no lago do fogo. No capítulo 19 Jesus volta com grande poder e glória. No capítulo 20 entra então a cena do Juízo Final. O diabo, o dragão é lançado logo do fogo, os ímpios, os aqueles que não creram, são lançados no lago do fogo. A morte, o último inimigo a ser vencido, sendo lançada no lago do fogo, e então novos céus e nova terra, onde habita justiça. Deus está no trono, o filho de Deus está com o livro da história em suas mãos, e ele está conduzindo a história a uma consumação final.

0608 - Jesus, o Senhor da história

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Você já reconheceu a soberania de Jesus? Você já se rendeu aos pés de Jesus, confessando-o como senhor da sua vida? Você e eu estaremos lá no dia do juízo para dar contas da nossa vida, e nós seremos julgados. E naquele dia, Jesus Cristo, aquele que é o Senhor da história, será o juiz, e nós vamos ter que prestar contas da nossa vida. Hoje, Jesus pode ser o seu advogado, hoje ele pode perdoar os seus pecados, hoje ele pode restaurar sua vida, hoje ele pode preencher o vazio do seu coração, hoje ele pode dar a você a vida eterna, hoje ele pode trazer para você esperança da glória. Não recuse esta oferta da graça, hoje é o dia oportuno de você se arrepender, de você crer, de você ser salvo, de você entender que não só a sua vida, não só a história, mas o próprio universo está nas mãos de Jesus, e ele vai conduzir tudo para a sua consumação, de uma vitória retumbante de Cristo e da sua igreja.

“Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.” Apocalipse 5.1-2,6-10.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts