Eu sei que você tem plena consciência disto: “todos nós precisamos de restauração”; quanto mais perto de Deus você anda, mais você tem consciência de que precisa mais de Deus. Se você está longe de Deus, desviado dos caminhos de Deus, então, mais do que urgentemente, você precisa se voltar para Deus, porque só tem restauração nele, só ele pode restaurar a sua sorte, só ele pode dar significado pleno à sua vida, as coisas daqui são boas são dádivas de Deus, mas não podem preencher o vazio do nosso coração; você pode ter dinheiro, e é tão bom você ser uma pessoa próspera financeiramente; você pode ter saúde, que coisa boa é recebemos de Deus essa dádiva de um corpo saudável; você pode ter família, que presente maravilhoso é a família; você pode ter amigos, é tão bom ter bons amigos, mas essas coisas boas de Deus não substituem jamais a própria presença de Deus na sua vida.

E eu quero tratar deste momentoso assunto à luz do Salmo 126, e esse salmo está dividido em três períodos importantes: fala do passado nos versos 1 a 3, fala do presente no verso 4 e fala do futuro nos versos 5 e 6. Então vamos olhar o primeiro aspecto, que é uma retrospectiva, é uma visão do retrovisor, é um olhar para o passado; e quando o povo de Deus olhou para o passado, porque este é um salmo pós cativeiro babilônico, e disse: “quando o senhor restaurou a nossa sorte, ficamos como quem sonha, a nossa boca sem seu de riso e a nossa alma de alegria, então entre as nações se dizia: “quantas coisas lindas Deus fez por eles”, com efeito nós estamos alegres, estamos muito felizes com o que Deus fez lá no passado em nossa vida”. Você muito provavelmente já teve também o seu encontro com Deus, você se lembra daquele dia que Jesus mudou sua vida, mudou o seu coração, transformou sua história, deu a você um coração novo, a mente nova, você então creu em Jesus, recebeu como seu Salvador pessoal, ele mudou sua vida, ele mudou sua história, mudou a sua família, você passou a ter paz, você passou a ter segurança da vida eterna, é tão bom você olhar pra trás e saber o que Deus fez na sua vida. Mas talvez você diz: “não, mas isso não aconteceu comigo, eu não conheço isso, ter uma nova vida, ser uma nova criatura, ter passado por uma experiência tremenda, gloriosa, do novo nascimento”; pois você pode ter isso agora, se você olhar para Jesus com fé, ele é o filho de Deus, ele veio ao mundo, e se fez carne, ele morreu na cruz pelos seus pecados, ele ressuscitou, ele está vivo, e ele recebeu do pai o poder de conceder a vida eterna; e agora mesmo você pode ter este encontro com ele e receber dele este glorioso presente da vida eterna.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas agora o salmista está olhando o presente, e a despeito de ter tido um encontro glorioso com Deus no passado, com o tempo, a vida foi entrando uma rotina pesada, fuligem foi se agregando à sua alma, e ele colocou a vida cristã no piloto automático, e parece que ele perdeu a alegria da salvação, parece que o entusiasmo do primeiro amor feneceu e agora ele diz assim: “restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Neguebe”. Eu quero dizer pra você que talvez é um crente, um cristão que frequenta a igreja, mas a sua vida perdeu brilho, não tem mais brilho nos olhos, não tem mais coração aquecido, não têm mais entusiasmo nas coisas de Deus, você lê a bíblia mecanicamente, você ora mecanicamente, você vai à igreja e volta do mesmo jeito, eu quero dizer pra você que Deus pode restaurar a sua sorte.

E há cinco coisas aqui que eu quero destacar: primeiro, um passado de glória não é garantia de um presente glorioso, eles tinham experimentado as intervenções de Deus lá atrás, mas agora o coração estava seco como o deserto. Segundo, a sequidão hoje pode ser, não motivo de desânimo, mas de clamor da sua alma, se você está como um deserto árido, seco, clame a Deus, ele é o Deus que ouve a oração, ele é o Deus que não rejeita o coração quebrantado, ele pode trazer a chuva serôdia do Espírito Santo e restaurar sua alma, restaurar a sua alegria, restaurar sua paz, e dar a você uma vida abundante. Terceiro, é muito importante você entender que a restauração é obra soberana de Deus, “restaura Senhor”, é só Deus que pode restaurar, isso não é uma maquiagem religiosa, isso não verniz religioso, isso não é alguma coisa que você possa produzir no seu próprio coração, é só o próprio Deus que restaura a sua sorte. Mas em quarto lugar, a restauração vem como resposta à oração, “restaura Senhor”, é hora de você clamar a Deus, é hora de você invocar o nome do todo poderoso Deus, para vir ao seu encontro, para restaurar sua sorte, para trazer um reavivamento espiritual ao seu coração, pra colocar você de pé, pra você voltar ao primeiro amor, pra você voltar à prática das primeiras obras, pra você redescobrir a glória do evangelho de Jesus Cristo e o seu coração pulsar dentro de você de alegria, de paz, de gozo espiritual. Mas em quinto lugar, essa restauração é um milagre, porque está dizendo, restaura Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe, o Neguebe é o maior deserto de Israel, é o maior deserto da Judéia, seco, árido, montes e vales com pedras e areias escaldantes, mas ali ele tem um fenômeno, de vez em quando, os rios invernais descem daquelas montanhas escaldantes e parece que as águas vão rasgando as entranhas do deserto e por onde essas águas vão passando tudo reverdece, tudo floresce, e há ali um oásis no deserto; do mesmo jeito que esse fenômeno natural acontece, Deus pode fazer na sua vida, os rios abundantes do Espírito Santo, podem rasgar as areias quentes do seu coração e tudo que estava seco e árido, volta a florescer e frutificar para a glória de Deus.

Mas em último lugar, esse texto olha para o futuro, e diz: “quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes”. Eu quero dizer pra você que daqui pra frente você vai fazer uma caminhada, talvez até com lágrimas, mas uma semeadura, talvez até solitária, mas você vai voltar com muitos feixes na sua mão, não chorando, não gemendo, mas com grande alegria espiritual, Deus tem coisas lindas a fazer na sua vida hoje, e Deus tem coisas gloriosos a fazer na sua vida daqui para frente.

“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” Salmo 126

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts