Reanime-se

Home / Devocional / Reanime-se

Porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. 1º Samuel 30:6

 

Verdade

Conta-se que um caçador tinha um lobo de estimação que cuidava de seu pequeno filho enquanto ele saia para caçar. Certa vez, ao voltar para casa, ele viu na porta o lobo com a boca cheia de sangue, e, sem pensar, atirou e matou o lobo de estimação. Ao entrar em casa, percebeu que o filho estava dormindo em paz em sua cama, e ao lado uma serpente morta pelo seu lobo.

Muitas vezes agimos como esse caçador, reagimos precipitadamente e tomamos atitudes que são desastrosas. Davi, o homem segundo o coração de Deus, traz-nos um exemplo de como reagir no meio da crise. As mulheres e crianças de sua cidade foram levadas cativas pelos amalequitas; os seus homens, inflamados, queriam o apedrejar como culpado.

Após chorarem até perderem as forças de choro (1Sm 30.4), sua primeira reação foi se “reanimar no SENHOR” (1Sm 30.6), ele recobrou as forças em Deus.

Ele sabia que poderia confiar no Seu Supremo Pastor (Sl 23), conhecia o Deus Misericordioso, o Deus que trabalha pelo Seu povo; mas acima de tudo, o Deus soberano que faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que realmente o amam (Rm 8.28), inclusive as coisas aparentemente más, situações difíceis.

Qual tem sido a nossa reação ao enfrentarmos situações difíceis de forma tão repentina? Lembremos que o mérito não estava na vida de Davi, mas no Deus em quem encontramos a força necessária para enfrentar a crise, no Deus que reanima.

Vida

Só é possível se reanimar em Deus por causa da Aliança, Davi sabia disso e buscou forças diante do Deus da Aliança; Aliança consumada em Cristo, e é por sua causa que podemos nos aproximar confiadamente diante do trono da graça (Hb 4.16). Ide a Cristo todos os que estão cansados e sobrecarregados (Mt 11.28), lançando sobre ele toda ansiedade, pois temos a certeza de que ele cuidará do seu povo (1Pe 5.7). Nele encontramos abrigo seguro, conforto, alívio, salvação, forças para reanimar-se.

Timóteo Sales

Recent Posts