Filhos desviados

Home / Devocional / Filhos desviados

“Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” Atos 2.47

 

Verdade

Muitos pais sofrem bastante quando seus filhos se afastam dos caminhos do Senhor. Tantos deles foram diligentemente criados na disciplina e admoestação do Senhor (Ef 6.4), levados à igreja desde a infância, conhecem a Bíblia mais do que muitos que ainda continuam na igreja, e talvez isso cause maior espanto por parte dos pais; que, no momento de angústia, podem se perguntar: “onde eu errei”?

É certo que nós pais erraremos na criação de nossos filhos, somos pecadores e falhos, nascemos na iniquidade (Sl 51.5), por isso, carecemos da graça de Deus para criar nossos filhos. Mas a questão é que nem sempre a causa do desvio dos nossos filhos foi uma criação displicente ou que não levou Deus a sério. Por vezes nossos filhos se afastam do Senhor deliberadamente, por conta da dureza do seu coração (Ez 18).

O texto de Atos dos Apóstolos diz que a igreja de Cristo experimentou o cumprimento da promessa da descida do Espírito Santo (At 2); e dentre tantos resultados de uma igreja cheia do Espírito Santo, temos que dia a dia ela provava do crescimento dado pelo Senhor (At 2.47); a salvação providenciada na eternidade era consumada nos indivíduos que criam em Cristo, nos quais Deus quis dar a conhecer as riquezas da sua glória (Rm 9.23), e isso é obra exclusiva do Senhor, pois ao Senhor pertence a Salvação (Jn 2.9).

Isso deve ensinar para nós, pais, que os filhos que estão afastados do Senhor devem ser alvos da nossa oração, alvos do nosso cuidado, da nossa exortação sábia, oportuna e bíblica; tendo a consciência de que não serão as nossas palavras ou esforços que transformarão o coração endurecido dos que se afastam e se mantém rebeldes contra o Filho de Deus (Jo 3.36), mas soberana e graciosamente, Deus acrescentará dia a dia os que vão sendo salvos.

Vida

Cabe a nós uma vida totalmente dependente do Senhor, olhando para o Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12.2), sabendo que Deus tem seus propósitos, e que, sendo sua vontade, a seu tempo, seu Espírito começará uma boa obra (Fp 1.6) de transformação naqueles que são os seus eleitos, e esses serão acrescentados ao povo de Deus, por terem sido salvos e lavados pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. Que Deus acrescente dia a dia os nossos filhos desviados!

Timóteo Sales

Recent Posts