Olhos abertos

Home / Devocional / Olhos abertos

É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3.1

 

Verdade

Temos visto em nossos dias dois extremos acerca de Satanás: o primeiro é a sua negação, pessoas que afirmam não acreditar na sua existência; o segundo extremo é a atribuição de completo poder, ou a atribuição da responsabilidade das coisas a ele. Mas o que certamente fica fora do alcance dos nossos olhos é a sutileza do Tentador.

Quando olhamos para o Éden, não temos um relato simplista ou mitológico, temos um fato na origem que foi narrado não para matar a curiosidade, mas para servir de alerta para o modo como o homem pecou e continua pecando. A ação do Tentador é crucial na queda e serve de alerta para os nossos dias. O Tentador atingiu Adão e Eva no jardim, sugerindo algo estranho e duvidoso quanto à ordem divina: “foi assim que Deus disse?”; ele ainda foi acintoso quando disse: “é certo que não morrereis”, contrariando a afirmação divina; e ele ainda sugeriu que Adão e Eva seriam como Deus: “Conhecedores do bem e do mal”.

Hoje, somos tentados do mesmo modo, somos tentados a pensar que aquilo que Deus ordenou nas Escrituras “não é bem assim”, “que é farisaísmo”, ou ainda é “querer pegar ao pé da letra”; somos tentados a negar as consequencias do pecado, negar que ele gera morte como Deus diz, negar que as consequências da desobediência são desastrosas e levam à morte; somos tentados a pensar que somos autônomos, que mandamos no próprio nariz, que nossas escolhas abrirão os nossos olhos, que seremos como deuses, donos de nós mesmos, “conhecedores da realidade”.

Quantos têm escorregado e pensado que estão agora de olhos abertos? Quantos têm experimentado o pecado e acham terem visto no mundo o real prazer? Quantos têm andado em caminhos de morte achando ter encontrado o sentido da vida?

Vida

Um dos grandes problemas do homem é achar que com as próprias forças pode abrir os olhos. Isso é algo que somente acontece com o poder do Espírito Santo, que abre os nossos olhos e aplica a obra redentora de Cristo em nós; de modo que podemos ficar verdadeiramente de olhos abertos diante da tentação, ele a ninguém tenta, mas aos que recorrem a ele, tem poder para levantar e firmar os passos.

Timóteo Sales

Recent Posts