O mandamento esquecido

Home / Devocional / O mandamento esquecido

“Lembra-te do dia de sábado”. Êxodo 20.8

 

Verdade

Certamente alguém que conhece os 10 mandamentos jamais dirá que é permitido assassinar alguém, furtar, adulterar, ou quebrar quaisquer dos mandamentos. A não ser que esteja esquecendo-se de algum dos mandamentos. Como assim? Esquecer de algum dos mandamentos? Sim, é possível, e frequentemente ocorre com muitos.

Será que temos nos lembrado que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo? Será que temos nos lembrado que, por ter criado o mundo em seis dias, Deus abençoou o dia do Shabbat, que significa “descanso” (Ex 20.11)? Será que não temos esquecido de que o povo de Deus foi escravo por cerca de 400 anos no Egito, e Deus com mão forte libertou o seu povo, ordenando por isso a guarda do “descanso” (Dt 5.15)?

De fato, o pecado atingiu a nossa memória, e talvez por isso o povo de Deus tenha se esquecido que um dos mandamentos é guardar o dia do Senhor! Isso implica em guardar o dia para o descanso, exercício da misericórdia, ajuntamento solene do povo de Deus, abstenção dos trabalhos semanais, para o nosso bem, para a recarga das energias no próprio Deus, afinal, ele criou o dia de descanso para o benefício homem (Mc 2.27); a sua estrutura requer um descanso semanal em Deus.

Não foi à toa que Deus colocou unicamente neste mandamento um aviso à memória: “lembra-te”. Ele certamente sabia que o povo de Deus facilmente se esqueceria da sua origem, do seu propósito, do seu cumprimento, e para quem ele apontava.

Vida

Ao que parece, esquecemos que em Cristo temos a inauguração da nova Criação (2Co 5.17), ele é a primícias dos que dormem (1Co 15.20); nele fomos libertos do império das trevas (Cl 1.13); em Cristo fomos livrados do cativeiro do pecado (Ef 4.8); em Cristo temos a garantia da entrada no descanso eterno. Ah, tudo isso não foi garantido no sétimo dia, mas no primeiro dia, o Dia da Ressurreição (Jo 20.19), que dia magnífico para os discípulos (At 2.1, 20.7, 1Co 16.2), o dia da vitória sobre a morte, o dia de Cristo, o dia do Senhor (Ap 1.10), domingo, como poderíamos nos esquecer de separar para adorar ao Deus que providenciou tamanha redenção?

Timóteo Sales

Recent Posts