árvore seca folhaHá momentos na vida em que nós somos alvos de tragédias terríveis, que desabam sobre a nossa cabeça. Sentimo-nos abalados, fragilizados, e o medo assalta o nosso coração. São tragédias que jamais imaginávamos enfrentar, que chegam de súbito, tiram o chão de debaixo dos nossos pés, nos deixando vulneráveis, fragilizados; é um acidente, é uma doença, é uma separação, é uma perda financeira, é uma traição amarga, situações adversas, tempestades da alma. O texto que nós estamos tratando narra a história de um homem leproso, e diz Lucas (que era médico), que ele estava coberto de lepra, isso significa que a doença tinha chegado ao estado mais avançado. Naquela época a lepra não tinha cura, era uma doença que deixava as pessoas marcadas por um forte ostracismo. A pessoa não podia viver com a família, não podia viver em sociedade, era alijada para um leprosário, para uma vila de leprosos, e ali essa pessoa ia apodrecendo lentamente, seu corpo ia cheirando mal, ia sendo deformado até a morte colocar sobre ela as suas mãos geladas.

Lá nesse leprosário estava um homem, já no estágio avançado da sua doença, marcado para morrer, sem qualquer esperança de um fato novo acontecer na sua vida. Quando ele escuta sobre Jesus, a esperança acende em sua alma, o desejo de ser curado entra no seu coração e esse homem, apesar de toda adversidade, rompe o bloqueio, não tem medo de ser chamado na rua de maldito ou de ser apedrejado pelos circunstantes, ele corre e se prostra aos pés de Jesus; e a súplica dele é urgente e veemente, ele se prostra, ele adora, e ele diz: Senhor, se tu quiseres, tu podes purificar-me.

Há momentos na nossa vida que nós lidamos com situações parecidas, e nós não temos mais o que fazer. Os recursos da medicina se esgotam, o dinheiro não tem saída para nós, os amigos se tornam impotentes para nos ajudar, a família também não pode nos socorrer. O nosso problema, às vezes, parece insolúvel. Mas eu quero dizer para você: nunca perca a esperança. Porque o nosso problema, por mais grave que seja, tem solução, quando nós o colocamos nas mãos de Jesus.

Esse homem não exige, ele suplica; esse homem não estadeia a sua autojustiça, ou os seus direitos, ou os seus méritos, ele pede misericórdia; esse homem, embora conheça que Deus e Jesus é soberano, ele se submete à sua soberana vontade. Esse é o doente diante do médico todo-poderoso. E diz a Bíblia que Jesus Cristo, compadecido dele, estendeu a mão, o tocou e disse: quero, fique limpo. Imediatamente o homem se viu limpo. É maravilhoso isso, sabe o porquê? Porque ninguém poderia tocar um leproso. Ao tocar um leproso a pessoa ficava impura. Mas Jesus tocou aquele homem por uma razão muito simples. Jesus detecta no seu coração uma lepra pior do que aquela que devastava o seu corpo, Jesus detecta a angústia da alma, Jesus detecta, diagnostica, que aquele homem, tinha muito tempo que não recebia um abraço, um toque, um aperto de mão, e se sentia menos do que gente, um pária da sociedade, talvez um lixo descartável.

Mas eu quero dizer para você que, por pior que seja a crise que você atravessa, Jesus se importa com você, você tem valor para ele, ele ama você, ele estende a mão para você, ele toca você, ele quer curar suas emoções, o seu mundo interior, e ele tem poder a autoridade para estancar esse fluxo de dor no seu coração e trazer cura completa para sua vida. Talvez você hoje esteja tomado de desesperança, o medo, a angústia, o futuro parece sombrio, a sua alma geme, as suas noites se tornam tenebrosas, seu futuro mostra para você a carranca e você, quem sabe, já perdeu a esperança de ter um futuro melhor, de ter uma solução desse problema que tanto aflige, esmaga você. Traga esse problema, ponha aos pés de Jesus, ele tem autoridade para perdoar os seus pecados, ele tem autoridade para curar a sua enfermidade, ele tem autoridade para sanar esta tempestade que assola o seu peito, ele tem poder para aquietar o seu coração, serenar a sua alma, trazer bonança para sua vida. Não perca a esperança, não jogue a toalha, não entregue os pontos, não desista de crer, há uma luz no fim do túnel, há uma janela aberta para a sua alma, há um socorro do céu para sua vida, há uma manifestação da bondade de Deus na sua história, Deus pode intervir, Jesus pode fazer um milagre hoje, agora, nesse momento, dentro do seu coração, dentro da sua casa, lá na sua família, não perca a esperança; por pior que seja a crise, por mais aguda que seja a dor, por mais crônica que seja a enfermidade, Jesus hoje pode entrar na sua história e mudar a sua história.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Aquele homem voltou para casa, voltou para a família, abraçou talvez sua esposa, seus filhos, seus pais, seus amigos, uma nova história, uma nova vida; é isso que Jesus oferece para você, ele veio para que você tenha vida, e vida em abundância. Ele veio para que você viva uma vida plena, maiúscula, superlativa, abundante, eterna. Não se desespere, espere em Deus; não perca a esperança, corra para os braços de Jesus; ainda que as pessoas hostilizem você, corra para os braços de Jesus; ainda que as pessoas escorracem você, corra para os braços de Jesus; ele vai abrigar você, ele vai acolher você, ele vai amar você, ele vai perdoar você, ele vai restaurar você, ele vai dar a você vida eterna, vida plena, vida abundante, agora mesmo, onde você está, você pode correr para os braços de Jesus.

“Aconteceu que, estando Jesus numa das cidades, um homem coberto de lepra veio à sua presença. Quando ele viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e pediu: — Senhor, se quiser, pode purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: — Quero, sim. Fique limpo! E, no mesmo instante, a lepra daquele homem desapareceu.” Lucas 5.12-13

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts