Lutando com Deus

Home / Mensagem / Lutando com Deus

Um homem lutando com Deus. Quem foi este homem? Eu quero conversar um pouco com você sobre Jacó. Jacó é o pai das 12 tribos de Israel, de onde vem a nação de Israel, de onde vem o Messias, o nosso Salvador. Este homem tem uma história belíssima e eu quero contar um pouco pra você dessa história. Jacó é neto de Abraão, é filho de Isaque, irmão gêmeo de Esaú, sua mãe era estéril, e depois de 20 anos que Isque orou por ela, ela ficou grávida, e ficou muito abalada porque as crianças eram gêmeas e brigavam no seu ventre. E Deus disse pra ela que havia no seu ventre não apenas dois filhos, mais duas nações. Quando os meninos nasceram, Jacó nasceu segurando no calcanhar do seu irmão Esaú; e Deus disse: Pois o mais velho servirá o mais moço. Aqueles pais não tiveram tanta sabedoria para educá-los; Isaque passou a amar mais a Esaú, e Rebeca passou a gostar mais de Jacó. E a Bíblia diz que eles então semearam de certa forma inimizade no coração dos filhos em vez de plantar um relacionamento de amizade e confiança entre eles. Jacó estava com 71 anos de idade, quando a sua mãe ouviu que o pai que iria abençoar Esaú e não Jacó. E a mãe pede para Jacó se fingir de Esaú, para receber do pai a bênção lugar do seu irmão; Jacó relutou, mas acabou cedendo. E assim Jacó enganou seu pai, enganou seu irmão, e astuciosamente rouba a bênção. E ele tem que fugir de casa com 71 anos de idade, ele vai pra casa de Labão, ali constituir família, ali fica rico, ali tem muitos filhos, vinte anos depois, com 91 anos, ele retorna à terra dos seus pais; ele, que era um enganador, ele que já estava também sendo enganado pelo sogro, ele que tinha uma consciência perturbada porque o seu irmão ficou com muita raiva dele e resolveu matá-lo logo após a morte de Isaque (pensava assim Esaú); e quando Jacó retorna, ele precisa atravessar o vau de Jaboque, ele sabe que seu irmão estava indo contra ele com 400 homens, o coração dele dispara de temor, ele fica só nesse vau do Jaboque, e diz a Bíblia que um anjo de Deus, o próprio Deus luta com Jacó, ele não quer ceder, medindo força com força, poder com poder, destreza com destreza.

Neste momento, diz a Bíblia que o Senhor toca na articulação da coxa dele, o deixa aleijado; então, Jacó se agarra a Deus e disse assim: “eu não te deixarei ir, se tu não me abençoares”. Então, o Senhor perguntou pra ele: qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. E Deus disse: “você não vai se chamar mais Jacó, mas Israel, príncipe de Deus, porque tu lutaste com Deus e prevaleceste”. Essa história pode ser a sua história, a minha história. Talvez você foi criado num lar cristão, você ouviu acerca de Deus, a vida toda, talvez você seja uma pessoa madura, já constituiu família, já ganhou muito dinheiro; talvez você tem driblado a sua consciência ano após ano, retardando seu encontro com Deus, mas eu quero dizer pra você que apesar da sua resistência, Deus não abre mão da sua vida, Deus não desiste de você, Deus não abre mão do direito que ele tem de fazer uma grande obra de libertação, de salvação na sua vida. Jacó resistiu, mas houve um momento em que Deus resolveu deixá-lo aleijado, pra que ele não fosse para o inferno, Deus resolveu tocar na vida dele fortemente para que ele não perdesse eternamente; é nesse momento então que Jacó se rende, é nesse momento então que Jacó reconhece que não pode mais caminhar sem Deus, é nesse momento que Jacó então diz assim: “eu não posso te deixar ir se tu não me abençoares”. E então, Deus pergunta pra ele algo maravilhoso: qual é o teu nome?

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Por que Deus faz essa pergunta? Será que ele precisava dessa informação? Não, é que há 20 anos, quando Jacó saiu de casa, com 71 anos, Isaque perguntou para ele: quem está aqui? Jacó respondeu: eu sou Esaú! E mentiu, e trapaceou! Quando agora ele responde eu sou Jacó, para Deus, aquilo não era apenas uma resposta, aquilo era uma confissão, porque Jacó significa suplantador, enganador, mentiroso, ele precisa reconhecer que ele é um homem mentiroso, ele precisa reconhecer que ele é um homem ganhador, ele precisa reconhecer o seu pecado. E, a não ser que você também reconheça o seu pecado, não há esperança de salvação para sua vida. Porque Jesus veio salvar os pecadores! Enquanto eu tiver admitindo e achando que eu sou justo, que eu me basto, que a minha religião, que os meus predicados morais são suficientes, e eu vou caminhando sem necessidade de me arrepender, e de me render aos pés do Salvador, não há esperança de salvação pra minha vida. No momento em que Jacó reconhece que ele é um enganador, aí Deus muda a vida dele, aí Deus perdoa o pecado dele, aí Deus transforma a história dele, aí Deus diz que agora você não vai se chamar mais enganador, você vai se chamar Israel, príncipe de Deus, e ali Deus o abençoou, e ali Deus o perdoou, e ali Deus o salvou, e então Jacó reconhece algo glorioso, eu vou chamar este lugar de Peniel, porque eu vi a Deus face a face e a minha vida foi salva!

Você está também, certamente, precisando desta maior de todas as dádivas; você pode ter família como Jacó tinha; você pode ter muito dinheiro como Jacó tinha; você pode ter sucesso nos seus empreendimentos, como Jacó era um homem vitorioso nos seus investimentos, mas isso não basta! Isso não preenche o seu coração, isso não dá sentido à sua vida, você também precisa ter um encontro com Deus. Talvez você tem resistido a isso, você tem ouvido, ouvido e ouvido, você tem tido evidências da benção de Deus na sua história, mas talvez você tenha adiado e adiado este encontro com Deus! Hoje é o dia oportuno, hoje é o dia da salvação, hoje você pode se render aos pés do Salvador. O Espírito Santo de Deus está agora agindo em sua vida pra que você reconheça que não há outro caminho a não ser Jesus, não há outro que possa perdoar os seus pecados a não ser Jesus, não há outro que possa dar a você esperança da vida eterna a não ser Jesus. É hora de você render-se ao Senhor Jesus, de você depor suas armas, e você arrepender-se dos seus pecados e crer no Filho de Deus. É hora de você ter também o seu Jaboque, de você ter também o seu Peniel, é hora de você também ver a Deus face a face, é hora de você ter um encontro transformador na sua vida, é hora de você sair como uma nova criatura, como alguém que vai andar com Deus e glorificar a Deus na sua vida.

“Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.” Gênesis 32.24-30

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts