Incertezas

Home / Devocional / Incertezas

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Isaías 6.1.

 

Verdade

Quando vivemos em tempos de crise, nosso coração pode ficar apreensivo por causa das incertezas quanto ao futuro. O nosso país enfrenta uma crise política há alguns anos, e a sensação é de que parece que não acabará. Em decorrência desta, muitas famílias vêm enfrentando desemprego, a instabilidade nos recursos e a incerteza de quando isso passará.

No ano da morte do rei Uzias, muitos em Judá tiveram a mesma sensação. O rei Uzias, também chamado de Azarias (2Rs 15.1), começou a reinar em Judá quando era apenas um adolescente, aos dezesseis anos, e foi o segundo rei que mais reinou em Judá; seu reinado durou cinquenta e dois anos. A estabilidade do tempo de reinado trouxe uma sensação de segurança em Jerusalém, capital do reino, a ponto do povo de Deus se apegar ao trono visível como o refúgio contra as incertezas.

A Escritura diz que Uzias fez o que era reto diante do Deus da Aliança, mas não retirou altares em que o povo sacrificava e queimava incenso a ídolos; o que evidenciava que boa parte do povo não tinha sua esperança em Deus.

O texto do Segundo livro dos Reis diz que Deus feriu Uzias com lepra e este morreu. É neste ponto que Deus aparece ao profeta Isaías e lhe fala através do Espírito Santo (At 28.25), e a visão foi de que mesmo em um tempo de incertezas políticas, mesmo quando o trono visível está vazio, o Deus da Aliança continua num alto e sublime trono reinando (Is 6.1)!

Vida

O evangelista João relata que Isaías viu a glória de Cristo e falou a seu respeito (Jo 12.41). Cristo é o Rei que se assenta no alto e sublime trono, ele é o que tem no manto e na coxa escrito “Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (Ap 19.16), ele é o Rei eterno que recebeu honras reais desde o nascimento (Mt 2.2). Portanto, diante das incertezas, crises, dificuldades, lembre-se de que Cristo se assenta sobre um alto e sublime trono e governa todas as coisas. Nada é incerto, pois o trono não está vazio, a cruz e o túmulo sim!

Timóteo Sales

Recent Posts