Honra a teus governantes

Home / Devocional / Honra a teus governantes

“Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o SENHOR, seu Deus, lhe dá” Êxodo 20.12

 

Verdade

Em tempos de crise em um país, a primeira atitude da população, muitas vezes, é protestar. Mas os pontos que destacamos em alguns protestos é a desonra, a difamação, o desrespeito; muitas vezes a mentira quando se aumenta os fatos para criar maior notoriedade, e tantos atos de desonra às autoridades, mesmo que elas estejam praticando aquilo que não agrada a Deus.

Quando Deus criou todas as coisas e estabeleceu o domínio do ser humano sobre a criação, ele estabeleceu princípios de autoridade; para o bem da criação, para o bem do homem, para a glória de Deus. Esse princípio pode ser percebido no ato de dar nomes. Dar nome é símbolo de autoridade sobre outrem. Por isso, Deus deu o nome a Adão (Gn 5.1), Adão deu nome aos animais (Gn 2.20) e a Eva (Gn 3.20), Eva deu o nome a Sete, seu filho (Gn 4.25). E assim, o princípio de autoridade é claramente visto desde o princípio, estabelecido pelo próprio Deus.

A Bíblia fala que é nosso dever honrar as autoridades (Rm 13.1). Mas às vezes, por descuido, ou mesmo por desconhecimento, o quinto mandamento não é evocado nesses momentos. A palavra “pai”, em hebraico, não se refere apenas aos pais biológicos, mas é também uma referência às autoridades. Por isso, quando Deus dá esse mandamento, ele não se referia apenas aos pais biológicos, mas era um mandamento que deveria fazer parte de toda a estrutura da sociedade, desde a família até os chefes de estado.

Mesmo diante de injustiças por parte das autoridades, precisamos olhar para as Escrituras e agir de modo agradável a Deus, pois quem desonra às autoridades, desonra o próprio Deus que estabeleceu este princípio.

Vida

Por isso, olhe para Cristo, que mesmo em meio às injustiças não difamou seus algozes, reconheceu a autoridade dada por Deus aos governantes (Jo 19.11), honrou em todo instante (Mt 22.21), e viveu honrando ao Pai, a autoridade absoluta sobre tudo e todos.

Timóteo Sales

Recent Posts