O apóstolo Paulo estava preso em Roma, estava algemado, e ele estava vivendo um momento muito difícil na sua história, mas ele escreve a carta aos Filipenses para uma igreja que ele havia plantado na sua segunda viagem missionária; e lá também passou por muitas lutas, foi preso, foi açoitado, e mesmo vivendo circunstâncias tão difíceis, ele escreve para aquela igreja e diz assim: “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos”; e com isso ele está nos ensinando três verdades gloriosas neste texto.

A primeira verdade é que a alegria cristã é uma ordem divina, é um mandamento de Deus; note você que a alegria que não é um substantivo, é um verbo, e o verbo no imperativo: “alegrai-vos”. Em outras palavras, se você é um cristão você não tem o direito de ser uma pessoa triste, porque ser uma pessoa triste é uma desobediência a um mandamento divino (alegrai-vos); alegria para nós não pode ser uma opção, uma alternativa, é um mandamento, é uma ordem; o projeto de Deus pra você e pra mim é de uma vida feliz, de sua vida alegre. Há muitas pessoas que acham que o cristianismo é a religião do não, de cara sisuda, de cara fechada, de uma pessoa circunspecta, não! A fé cristã é que traz a verdadeira alegria, o evangelho está cheio de alegria, alegria verdadeira só na presença de Deus, é na presença de Deus que tem plenitude de alegria. Talvez você esteja buscando alegria onde a alegria não está presente. Eu quero ilustrar isso: lá no capítulo 2 e Eclesiastes, Salomão foi buscar a alegria em quatro fontes: (1) Ele buscou alegria na bebida; você passa às sextas-feiras às vezes em determinados lugares na cidade, você vê muitas rodas de amigos nos “happy hours” da vida, as pessoas estão bebendo, dando gargalhadas, mas quando elas voltam pra casa e colocam a cabeça no travesseiro, não têm paz, não têm serenidade, não têm verdadeira alegria, porque você não encontra a felicidade no fundo de uma garrafa. (2) Salomão foi buscar a felicidade na riqueza, foi um homem muito rico; tem muita gente buscando felicidade no dinheiro, e o dinheiro não é capaz de satisfazer os anseios da sua alma e preencher o vazio do seu coração; (3) depois eu fui procurar a felicidade e alegria no sexo, ele teve mil mulheres e não encontrou no banquete dos prazeres carnais a verdadeira alegria; (4) depois foi procurar alegria na fama, tornou-se um homem muito famoso, muito conhecido, o nome dele era um fenômeno, ele era um ícone da sua geração, mas não encontrou a felicidade, nem a alegria nessas coisas; a alegria está em Deus, a alegria está naquele que a fonte de todo o prazer. O problema nosso não é a busca da alegria, é contentarmos com alegria pequena demais, rasa demais, superficial demais, quando Deus tem para nós a maior de todas as alegrias, a alegria de amá-lo, de conhecê-lo, de frui-lo, de glorificá-lo, por isso, a ordem de Deus é alegrai-vos.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas uma segunda coisa que Paulo diz aqui: alegrai-vos sempre. É claro, você há de concordar comigo, que na vida nós temos montanhas e vales, nós temos dias ensolarados e dias sombrios, nós temos momentos de saúde, mas temos também dias de doença, nós temos dias em que a família celebra o nascimento de uma criança e o dia em que a família vai para um cemitério sepultar o ente querido, temos dias onde nós celebramos uma vitória e dia que nós choramos uma amarga derrota. Então, como é que Paulo diz assim: “alegrai-vos sempre”? É que esta alegria, alegria que vem de Deus, alegria que emana do Evangelho, é ultra circunstancial. Hoje a gente está feliz, quando está tudo bem, qualquer pessoa consegue, até aquele que não crê em Deus; a questão é: e quando a dor chegar, e quando a enfermidade chegar, e quando o prejuízo financeiro chegar, e quando a situação adversa vier, e quando a tempestade desabar sobre a sua casa, aí Paulo diz: alegrai-vos sempre! Quando Paulo escreveu estas palavras, ele não estava hospedado no hotel cinco estrelas em Roma, ele estava preso, ele estava algemado, ele estava vivendo uma circunstância extremamente difícil, mas o coração dele estava em paz, a consciência dele estava tranquila, ele estava sereno e pôde dizer: alegrai-vos sempre! Talvez você esteja amargurado, talvez até deprimido, talvez cheio de mágoa no coração, talvez você vive reclamando da vida, murmurando contra Deus, porque você está passando por uma situação difícil; eu encorajo você a voltar-se para esta fonte da verdadeira alegria. Foi esta a queixa do profeta Jeremias: o meu povo cometeu dois males, abandonou a mim, a fonte das águas vivas, e cavou para si, cisternas rotas, rachadas, que não retém as águas. Se você for buscar a felicidade no dinheiro, no sucesso, no prazer, na vida profissional, nas amizades, nas aventuras, você vai buscar água em fonte rachada, você vai chegar lá e a água não vai estar lá, porque coisas não satisfazem você. Esta alegria pode ser permanente apesar das crise, apesar das dores, apesar das lutas, apesar das aflições, porque é uma alegria ultracircunstancial.

Mas Paulo conclui esse versículo dizendo assim: “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos”. A nossa alegria tem nome e endereço, a nossa alegria é Jesus; se você tem Jesus, você é uma pessoa feliz, você é uma pessoa alegre, se você não tem Jesus, você pode ter momentos de alegria, porque, veja bem, Paulo não está dizendo “se você está feliz”, não é isso! não é esse o ponto! É se você é feliz! Por exemplo, se você vai ao médico e descobre que está com doença grave, você não está feliz, porque eu estar é passageiro, é circunstancial, mas se você tem Jesus você é feliz, você vai para o cemitério sepultar uma pessoa da sua família, você não está feliz, mas se você tem Jesus, você é feliz! Esta foi a grande música de um grande advogado de Chicago, que ao ver suas quatro filhas morrendo no naufrágio, pode escrever um hino “sou feliz com Jesus, meu Senhor”; se você tem Jesus você é verdadeiramente feliz.

Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos! Filipenses 4.4

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts