A armadura de Deus

Home / Devocional / A armadura de Deus

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Efésios 6.11.

 

Verdade

Vivemos em um contexto de completa oposição ao cristianismo; uma sociedade que tenta dia a dia desconstruir os valores morais cristãos, que tenta impregnar na cabeça das pessoas o relativismo, o ateísmo, a feitiçaria, a imoralidade e tantos outros pecados como se fossem naturais e saudáveis.

Talvez, pior do que as estratégias de Satanás adotadas pelo mundo, é ver a igreja perder de vista o imperativo da Palavra de Deus para enfrentar estas artimanhas. E além de deixar de cumprir a ordem do nosso general, começamos a dar ouvidos às sugestões do inimigo e cair nos seus planos e artimanhas.

O que percebemos neste texto é que há um imperativo divino acerca da armadura de Deus; e este imperativo deixa clara a origem do armamento, mostra a inteireza do combatente e o resultado da batalha!

Assim, em primeiro lugar, o apóstolo Paulo nos mostra que a origem do equipamento não é a força ou o braço do homem, mas a origem dele está em Deus; ele nos fornece meios de graça e ferramentas para enfrentarmos as batalhas: Verdade (Rm. 3.4); Justiça (Rm. 3.10); Evangelho da Paz; Fé; Salvação (Ef. 2.8); Palavra de Deus (Ef. 1.13); Vigilância e Oração (Mateus 26:36-41).

Em segundo lugar, precisamos estar com todas as armas, há uma necessidade de inteireza, de integralidade na vida cristã. Não se pode ir para a batalha apenas com o capacete e não usar a espada, levar a couraça e esquecer-se dos pés calçados. A ordem é para revestir-se de toda armadura (Ef 6.11,13).

Vida

O texto finaliza o argumento mostrando qual é o resultado da difícil batalha; e o resultado é de firmeza contra as ciladas do diabo (Ef 6.11) e firmeza no dia mal (Ef 6.12), a neutralização de todos os dardos inflamados do maligno (Ef 6.16), mas ainda, a garantia do anúncio do Evangelho com fidelidade (Ef 6.15,19) e a vitória completa e inabalável (Ef 6.13), garantida por aquele que é o autor e penhor do armamento, Jesus Cristo. Revista-se da armadura de Deus; “revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13.14).

Timóteo Sales

Recent Posts