De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 1ªTimóteo 6.6.

 

Verdade

O falso evangelho da prosperidade financeira tem atraído muita gente; porém não atrai apenas pessoas querendo ir para as igrejas para fazerem os ritos “poderosos e enriquecedores”, atrai também falsos pastores, lobos, querendo usar do ministério pastoral como canal de enriquecimento financeiro.

Talvez você pense que isso é algo novo. Mas quando Paulo escreve a sua primeira carta para Timóteo, este já era um problema visto naqueles dias. Muitos se levantavam com falsos ensinos contrários aos ensinos de Cristo (1Tm 6.3), levantavam contendas, invejas, provocações, de maneira que Paulo diz que eles estavam supondo que a vida de piedade era fonte de lucro financeiro. Sim, é por causa destes falsos pastores que muitos hoje pensam que o ministério pastoral é visto desta forma por todos.

Diante disso, Paulo mostra que na realidade o verdadeiro servo de Deus não busca a Deus por interesses financeiros; nem ovelhas, nem, muito menos, pastores. O povo de Deus deve perceber que a vida de piedade, vivida pela graça de Deus atuando em nós, é a verdadeira fonte de lucro, não financeiro, mas fonte de um tesouro inestimável, que é a presença de Deus. Ele é o nosso pastor (Sl 23), nele podemos viver plenamente satisfeitos, em pleno contentamento, pois temos a convicção de que nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Sendo assim, tendo o sustento e com que nos vestir, estejamos contentes (1Tm 6.7-8).

Vida

Quem não percebe a profundidade das reais promessas do evangelho, na verdade desconhece que “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9.58); desconhecem que Cristo não deixou nenhuma herança terrena para sua igreja, patrimônios, joias ou qualquer quantia em dinheiro, mas ele deixou-nos o seu Espírito Santo, aquele que nos faz lembrar de tudo o que ele disse (Jo 14.26). Sim, grande fonte de lucro é viver a piedade centrada na cruz, em que nos contentamos com a sua presença todos os dias, com a sua intercessão, com o seu consolo, com as suas promessas gloriosas e eternas; Jesus Cristo é o maior bem que alguém pode ter.

Timóteo Sales

Recent Posts