Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 2ª Coríntios 1.3-4.

 

Verdade

Há momentos em que as turbulências da vida chegam e nos deixam impactados, tristes, desesperançosos, desconsolados. Cada um sabe o tamanho da dor que sente, e por vezes nada parece nos trazer alento e calmaria em meio às tempestades, que por vezes não vêm de maneira isolada, mas de todos os lados parecem assolar os sonhos e projetos desenhados com tanto afinco.

Diante de situações diversas que assolam a nossa vida e por vezes parecem abalar a nossa fé, a Escritura fala de uma “fonte de consolo” inigualável, esta fonte é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (2Co 1.3). O apóstolo Paulo fala que ele é o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação. Isso aponta para duas verdades, a primeira é que nós somos merecedores das turbulências, e o seu livramento e presença é fruto das misericórdias do Senhor, que são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22-23); e a segunda verdade, é que ele é o Deus de toda consolação, ele pode encher de fato o nosso coração com a plenitude da consolação.

O apóstolo Paulo complementa e nos mostra que o consolo vindo da parte de Deus visa o nosso crescimento e fortalecimento para que possamos ser fontes de consolo, usados por Deus para consolar outros angustiados que forem assaltados com as mesmas tribulações das quais fomos consolados por Deus.

Vida

Assim, quando observamos a Escritura, como afirma o apóstolo Paulo, precisamos ter em mente que os sofrimentos passados por aqueles que servem a Cristo são confrontados pelas consolações que transbordam da parte de Deus Pai, por meio de Cristo (2Co 1.5). Portanto, nos momentos de turbulências, rogue a Deus para que te encha de consolo; em outras palavras, seja cheio de Cristo, pois aquele que bebe da água que ele dá, será uma fonte de vida e consolo jorrando pela eternidade (Jo 4.14).

Timóteo Sales

Recent Posts