Diz os estudiosos que foi o rei Ezequias quem escreveu o salmo 116, e esse salmo talvez seja uma espécie de testemunho daquilo que este homem passou. Este rei começou a reinar em Jerusalém aos 25 anos de idade, reinou 29 anos e morreu com 54. Quando ele estava com 39 anos de idade, no auge do seu governo, ele que foi um homem bem sucedido no seu reinado, um homem piedoso que promoveu uma reforma religiosa, experimentou um reavivamento espiritual, enfrenta dois gravíssimos problemas humanamente insolúveis; o primeiro deles, um cerco de um grande e poderoso império, o Império Assírio, que já tinha levado para o cativeiro as dez tribos do norte, no seu governo, e agora os exércitos assírios entrincheiram Jerusalém; não há a mínima possibilidade de Ezequias reagir de forma militar àquela invasão iminente. Aliás o rei da Assíria manda um recado abusado pra Ezequias: Renda-se! Nenhum Deus por livrar você das minhas mãos, nenhuma nação da terra pode resistir a minha invasão; e diz a Bíblia que diante daquele ataque iminente, Ezequias leva aquela carta afrontosa ao Templo, coloca aquela causa diante de Deus em oração e Deus diz: Esta luta não é sua Ezequias, esta luta é minha. E em uma noite apenas, Deus enviou um anjo que matou 185 mil soldados Assírios, e Deus livrou Ezequias daquele ataque iminente, de uma invasão avassaladora.

Mas Ezequias aos 39 anos de idade, está enfrentando um segundo problema humanamente insolúvel: ele fica doente, ele contrai uma úlcera, e a despeito de seu poder econômico, a despeito da sua influência política, nenhuma alternativa lhe foi dada para curar a sua enfermidade; ao contrário, Deus mandou o profeta Isaías a sua casa com um recado urgente: Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás. E diante desse cenário, diz a Bíblia que restou ao rei apenas uma parede, e para a parede ele se voltou e orou fervorosamente, chorou copiosamente, Deus respondeu a oração dele rapidamente, e Deus mandou de volta o profeta Isaías ao palácio dizendo: olha Ezequias, Deus ouviu a sua oração, Deus viu as suas lágrimas, Deus curará a sua enfermidade, Deus libertará Jerusalém do ataque estrangeiro, e no terceiro dia subirá à Casa do Senhor. Então o rei Ezequias perguntou: mas que sinal eu tenho de que Deus vai ouvir o meu clamor? E o profeta perguntou: o que você quer? Que a sombra do relógio de Acaz retroceda 10 graus ou avance 10 graus? E o rei pensou: já que Deus vai fazer um milagre, eu quero um milagre maior, porque todo o relógio anda para frente, você não vê relógio andar para trás. Ele diz: não, eu quero que ele retroceda 10 graus. E Deus interfere na estrutura do Universo para responder à oração do rei Ezequias. Deus fez um grande milagre, humanamente impossível, libertou Jerusalém de um ataque estrangeiro e curou Ezequias de uma enfermidade mortal. É dessa maneira então que ele escreve o salmo 16 para contar essa história.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Ele diz no verso 3: “laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim, caí em tribulação e tristeza”. Ele está encurralado por uma situação de morte, e dentro do seu peito parece que o inferno está habilitando, angústias do inferno se apoderaram de mim. Quando este ano caiu, prostrou-se no chão nocauteado, é nesse momento que ele se volta para Deus em oração. “Então eu invoquei o nome do Senhor”. Tem hora que Deus leva você a o último furo da correia, ao fundo do poço, ao fim do túnel. Quando todos os recursos da terra se esgotam, embora você tenha dinheiro, embora você tenha influência, nada disso pode socorrer você. Esta é a hora de você estar sozinho, voltado para a parede, em lágrimas, clamando o Deus todo poderoso, e Deus é o Deus que responde oração. Então eu invoquei o nome do Senhor! É hora de também você invocar o nome do Senhor; talvez você tem causas perdidas na sua vida, no seu casamento, na sua família, na sua saúde, nos seus relacionamentos, mas Deus pode agir milagrosamente trazendo restauração para sua vida. Quando este homem vê um milagre de Deus na sua história e reconhece que Deus trouxe três livramentos para ele: “tu livraste da morte a minha alma, das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés”.
Primeiro livramento é o livramento espiritual. Deixa eu dizer algo para você: talvez você esteja com saúde, talvez você esteja bem com a família, talvez você esteja profissionalmente “de vento em popa”, mas você tem uma libertação necessária na sua vida, sem a qual você não pode viver eternamente, você precisa do perdão dos seus pecados; só Deus pode livrar a sua alma da morte, da morte eterna, da segunda morte.

Segundo, ele declara que Deus o libertou emocionalmente; das lágrimas livraste os meus olhos. Nós choramos, nascemos chorando, via de regra descemos ao túmulo em lágrimas ou no meio de lágrimas. Só Deus pode estancar as suas lágrimas, só Deus pode enxugar o seu choro, só Deus pode trazer alívio para o seu sofrimento, só Deus pode resolver as causas que fazem você chorar, pois Deus traz livramento emocional.

Mas Ezequias compreende que Deus traz também livramento moral: da queda livraste os meus pés. Nenhum de nós, por mais piedoso que seja, pode ficar de pé, escorado no bordão da autoconfiança, ou Deus segura nossa mão, ou nós tropeçamos e caímos. A Bíblia diz que Deus conhece a nossa estrutura e sabe que nós somos pó. Nós não podemos confiar em nós mesmos, a Bíblia diz: aquele que pensa estar em pé, veja que não caia. Então, depois que Deus traz livramento a este homem, ele assume um compromisso com Deus: porque Deus ouviu o meu clamor e a minha oração, invoca-lo-ei enquanto eu viver. Depois que Deus trouxe resposta a causas impossíveis, ele disse: eu andarei na presença do Senhor na terra dos viventes. Porque Deus fez algo tão lindo na história dele, ele diz: Eu amo o Senhor, eu amo Senhor porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas; este homem então disse: que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo; ele responde: eu tomarei o cálice da salvação, eu invocarei o nome do Senhor, eu cumprirei os meus votos na presença do seu povo. Hoje você também pode ter essa experiência de Deus que responde orações, causas impossíveis podem ser resolvidas, quando você se prostra aos pés do Senhor em oração.

“Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes” Salmo 116.1-9

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts