“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças ” Eclesiastes 9.10

 

Verdade

Como é difícil fazer um trabalho para alguém ingrato, ou ainda, quando não se gosta daquilo que faz. Muitas vezes chegam às nossas mãos serviços e tarefas árduas, e que nos dão a vontade de fazer apenas pela mera obrigação. Sim, em muitos casos somos tentados a não dar o nosso melhor e até fazer mal feito.

O sábio conselho da Palavra de Deus foi o de sempre dar o nosso melhor independentemente da situação. É nosso dever trabalhar conforme os nossos talentos ao invés de se acovardar diante do rigor de quem prestamos contas (Lc 19.12-27); trabalhar conforme às nossas forças ao invés de esmorecer diante da brevidade da vida (Ec 9.10); trabalhar como para o Senhor Jesus Cristo, ao invés de servirmos apenas à vista (Ef 6.7); trabalhar aguardando a recompensa no Senhor, ao invés de mirar na gratidão de quem prestamos contas (Ef 6.8).

Infelizmente as atitudes de muitos têm sido a de murmurar diante da bênção do trabalho (Gn 1.28), de viver como um preguiçoso diante do dever de sustentar o lar (Pv 6.6), de amar o sono ao invés da diligência em trabalhar (Pv 20.13). Ao contrário do que muitos pensam, trabalho é bênção de Deus; foi dado ao homem antes da Queda no Éden (Gn 1.28); e mesmo após os espinhos, abrolhos e fadigas, causados por esta, pela graça de Deus temos a garantia de que o fruto do trabalho será colhido (Gn 3.19) enquanto durar a terra (Gn 8.22), enquanto o Dia de Cristo não chega.

Vida

Nosso Senhor Jesus Cristo diz que o Pai trabalha até agora e que ele trabalha também (Jo 5.17); ele poderia ser servido a todo tempo (Mt 4.11), mas escolheu servir (Mt 20.28), dar a sua vida, e conforme as suas forças, ofereceu o mais excelente trabalho para resgate da nossa vida. Como, pois, ousaríamos a não dar o nosso melhor em tudo o que chega às nossas mãos? Conforme as forças que Deus tem nos dado, trabalhemos para a sua glória (1Co 10.31).

Timóteo Sales

Recent Posts