As Escrituras nos ensinam que há um só Deus, e há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. Jesus Cristo não é um mediador entre muitos outros, ele não é um dos salvadores, ele é o Salvador, não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus Cristo disse só no evangelho de João sete vezes que ele é único, quando disse assim: Eu Sou o pão da vida, Eu Sou a luz do mundo, Eu Sou a porta das ovelhas, Eu Sou o bom pastor, Eu Sou a ressurreição e a vida, Eu Sou o caminho e a verdade e a vida, Eu Sou a videira verdadeira. Destas sete declarações de Jesus Cristo, revelando que ele é único e não um dentre os muitos, eu quero destacar este texto de João 14, versículo 6. Jesus estava no cenáculo conversando com seus discípulos, falando para eles da casa do Pai, falando para eles do céu, falando para eles da sua segunda vinda; e então, Jesus Cristo disse: vocês sabem para onde eu vou, e Tomé diz: mas Senhor, nós não sabemos para onde vais, como é que nós vamos saber o caminho? E Jesus Cristo disse: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

Chamo sua atenção para o fato de que Jesus não é um caminho dentre tantos outros; há um ditado popular que diz: “todos os caminhos levam à Roma”, há outros que dizem “toda religião é boa”, há outros que dizem “o importante é você ser sincero”. Porém Jesus Cristo não subscreve esse pensamento, ele é o único caminho que pode conduzir você a Deus, não há nenhum outro que possa reconciliar você com Deus a não ser Jesus Cristo; nem os profetas, nem os apóstolos, nem Maria, nem o papa, nem o pastor, nem o missionário, nem a igreja, nem qualquer outra instituição religiosa ou humana, somente Jesus Cristo pode tomar você pela mão e levar você à presença de Deus. Para aqueles que estão errantes, buscando talvez um caminho de vida que lhe satisfaça a alma, e só tem colhido decepções; para aquele que está errante nos labirintos da vida, Jesus Cristo é o caminho. Eu não sei se você já está trilhando este caminho, porque se você trilhar outra estrada, seu destino não será o céu, você não chegará ao Pai, por que Jesus Cristo disse ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas Jesus Cristo disse ainda nesse texto: Eu Sou o caminho, eu sou a verdade; talvez você possa perguntar: mas que verdade? Ou talvez você possa repetir a pergunta de Pilatos, qual é a verdade? E há muitas “verdades” neste mundo, há muitas ideias, há muitas propostas, há muitas filosofias, há muitas religiões, há muitas crenças, há muitos credos, mas Jesus Cristo não é uma dentre as outras verdades, ele é a verdade. Você que talvez esteja confuso, eu quero te dizer: ele é a verdade que satisfaz a sua mente, ele satisfaz a sua razão, ele traz resposta para as indagações mais profundas do seu coração, não há outro, você pode abraçar qualquer outra proposta; filosófica, psicológica, religiosa, e tudo isso não vai preencher as indagações da sua mente, ou os reclamos da sua alma, ou as angústias do seu coração, Jesus Cristo é esta verdade plena, absoluta, ele não é uma verdade, ele é a verdade. Muitos vieram falando a verdade, mas Jesus é a própria verdade; então, este é o nosso glorioso Salvador, porque ele acerta os nossos pés na estrada que conduz a Deus, porque ele é o caminho; e ele resolve, preenche, satisfaz as indagações da nossa alma, das nossas dúvidas, porque ele é a verdade.

Mas Jesus Cristo disse mais, Eu Sou a vida; o homem que busca sentido para a vida, o homem que corre atrás de tantas coisas para preencher esse vazio existencial, o homem que tem sede de senso, de valor e significado da existência, eu preciso dizer pra você que só Jesus Cristo pode preencher este vazio do seu coração. Blaise Pascal dizia que há um vazio no coração do homem com o formato de Deus, e é só Jesus Cristo que pode preencher isso, porque ele é a vida.

O homem no seu estado normal, natural, caiu em desgraça, em pecado e miséria, ele está morto nos seus delitos e pecados, embora biologicamente vivo, embora indo e vindo, espiritualmente ele está morto, e a não ser que ele receba vida, ele não pode ter vida espiritual, pois Jesus Cristo é a ressurreição e a vida, se você crer nele, você nunca morrerá eternamente, se você crer nele você tem a vida eterna, sabe por quê? Porque ele é a vida, ele é auto-existente, ele é o doador da vida, a vida estava nele e ele é o único que pode dar vida espiritual a você, perdoando seus pecados, dando a você a vida eterna, preenchendo os vazios do seu coração e dando significado à sua existência. Agora é a hora de você tomar uma decisão, você não pode ficar neutro em relação a Jesus, se ele é o Caminho, se ele é a Verdade, se ele é a Vida, se ninguém vai ao Pai senão por ele, e isso é um fato absoluto, então você não pode ficar neutro, então você não pode protelar esta mais importante decisão da sua vida; porque ele mesmo disse: quem não é por mim, é contra mim; quem comigo não ajunta, espalha. Hoje, se você entregar seu coração a Cristo, se você reconhecer ele como seu Salvador pessoal, se você se render aos pés dele confessando-o como Senhor da sua vida, ele tomará você pela mão, ele guiará você com seu conselho eterno e ele introduzirá você à presença do Pai, só ele pode fazer isso. Ele é o Caminho, só ele pode dar significado da sua vida; ele é a Verdade, só ele pode preencher os vazios do seu coração, ele é a própria Vida.

“Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14.6

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts