Alegra-te, muito favorecida!

Home / Devocional / Alegra-te, muito favorecida!

“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida!”.Lucas 1.28

 

Verdade

A queda do homem no jardim do Éden trouxe consequências desastrosas para todos. O desconhecimento da profundidade do próprio pecado é uma delas. Isso faz com que nos achemos capazes de fazer a vontade de Deus com as próprias forças, pensemos sermos dignos da graça de Deus ou ainda fieis em nossos caminhos. Mas o que percebemos quando nos aproximamos das Escrituras, é exatamente o contrário.

O evangelho de Lucas mostra o relato de Maria recebendo o anúncio do nascimento do Salvador, e esse anúncio nos traz pelo menos três lições. A primeira delas é sobre a iniciativa divina, foi Deus quem mandou Jesus Cristo, é Deus quem toma a iniciativa de redimir o homem, e isso nos leva a perceber que por si só não iríamos a Deus, pois o pecado distorceu nossas vontades. Logo, isso deve gerar em nós humildade, de perceber que somos frágeis, pequenos e pecadores.

A segunda lição que o texto traz é acerca da graça de Deus. O anjo mandou Maria alegrar-se, pois ela era muito favorecida, muito agraciada, cheia do favor imerecido da parte de Deus. A graça de Deus, o favor sem merecer foi derramado de maneira abundante sobre Maria e sobre todo o seu povo, que também não merecia a graça maravilhosa do Evangelho. Isso deve gerar em nós um coração grato, por ter recebido tamanha graça.

Mas uma terceira lição que aprendemos é acerca da fidelidade de Deus nas promessas. Uma promessa tão antiga, anunciada a Eva, a Abraão, a Davi, proferida por boca dos profetas, se cumpriu no tempo e na história. Isso porque Deus revela sua fidelidade. Isso deve gerar em nós confiança nas suas promessas.

Vida

Cristo é a iniciativa fiel da graça de Deus sobre o homem. Cristo é o motivo do riso nos lábios, alegremo-nos, fomos muito favorecidos não só pelo nascimento, mas por toda a obra de Cristo. Só nos resta uma vida de humildade, gratidão e confiança. De fato, o favor de Deus em Cristo é a causa da nossa alegria!

Timóteo Sales

Recent Posts