“Elevo os olhos para os montes, de onde vem o meu socorro?” Salmo 121.1

Verdade

A vida de fato não é um clube de férias no qual passeamos, nos divertimos, sorrimos, descansamos e tentamos esquecer os problemas. A vida nos traz surpresas desagradáveis, problemas e dificuldades, que são consequências do pecado. De um mundo caído não podemos esperar um mar de rosas.

Mas a grande questão é para onde fitamos os nossos olhos quando a crise chega. Muitos recorrem para a bebida, para o cigarro, para o chocolate, para a geladeira, para a família, para os bens, para a posição social, para sua beleza, para seus próprios talentos. A ingenuidade de quem busca esses refúgios é a de não perceber que eles não tem o poder de colocar para longe os problemas da alma, pois são passageiros e não são verdadeiros refúgios.

O salmo 121 está entre os cânticos de subida, cantados pelo povo de Deus enquanto subiam para Jerusalém, indo às festas de Israel. Na subida, o povo poderia olhar para os montes e pensar no privilégio de ter uma capital segura, protegida pelas condições geográficas favoráveis contra os inimigos. Porém o salmista mostra que o socorro do povo de Deus não está em coisas terrenas, mas naquele que criou não só os montes, mas é o criador dos céus e da terra.

Em que, ou em quem, você tem posto o seu refúgio? A quem você tem clamado por socorro?

Vida

O Evangelho de João diz que o Verbo (Jesus) se fez carne e que foi por intermédio dele que todas as coisas foram criadas. Portanto, nosso refúgio deve estar na pessoa de Jesus Cristo, ele é a Palavra Criadora de Gênesis 1. Nele está o verdadeiro consolo, o verdadeiro refúgio, o verdadeiro abrigo, a verdadeira segurança, a verdadeira salvação. Nos momentos mais difíceis, não recorra à criatura, mas ao Criador (Rm 1), nele você encontrará abrigo, alívio, consolo, socorro em ocasião oportuna.

Timóteo Sales

Recent Posts