prayer-1308663_1920Nós estamos chegando ao final de mais um ano. Certamente nós tivemos momentos de alegria e celebração, mas também momentos de aperto e choro. Nós tivemos momento de nos alegrarmos com o nascimento de uma criança, mas também choramos a dor da saudade na hora do luto; nós tivemos momentos de folga, nós tivemos também momentos de grande aperto; nós tivemos tempos onde coisas pareciam a sorrir para nós com grande otimismo, e houve horas também em que a carranca da crise mostrou para nós a sua cara horrenda. O que fazer diante dos altos e baixos da vida, dos encontros e desencontros da história?

Eu quero encorajar você a nesse balanço final do ano ter um coração agradecido. A gratidão é a rainha das virtudes, precisamos ver com gratidão o cuidado de Deus, as bênçãos dos céus, agradecer a Deus o fato de você estar vivo, porque se vivemos, nos movemos e existimos é por causa do cuidado de Deus; agradecer o privilégio de você ter uma casa, uma família, um lar, para onde você pode retornar depois de um dia de trabalho; de você ser amado e de você poder amar; de você poder receber um abraço e um beijo que renova suas forças e traz alento para a vida, para prosseguir na jornada.

Eu quero encorajar você a dar graças a Deus pelo seu trabalho, onde você alcança e tem o sustento da sua vida e da sua família.

Eu quero encorajar você dar graças pela instrução que você recebeu, pelo conhecimento que você granjeou, pelas experiências que você adquiriu, pela maturidade que você tem como fruto da sua jornada.

Eu quero encorajar você a ser grato a Deus pelos seus amigos, aqueles que talvez são mais próximos de você de que seus irmãos de sangue; aqueles que caminharam com você, que choraram com você, que celebraram com você, que escutaram seus gemidos, suas dores nas horas mais amargas da sua vida.

Eu quero encorajar você a ser grato a Deus pela igreja que você frequenta; onde você recebe a instrução da palavra de Deus, onde você tem ali o abastecimento de todos os reservatórios da graça; onde você é levado aos pastos verdes e as águas tranquilas, da provisão rica e abundante da palavra de Deus.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Eu quero encorajar você a ser grato a Deus pela salvação em Cristo Jesus; todas as dádivas são boas, todo dom perfeito vem das mãos de Deus, mas você poderia ter o mundo aos seus pés, dinheiro, prazeres, riquezas, sucesso, fama, conquistas, amigos, saúde, família, mas se você não tenha salvação, falta-lhe o principal; você não é um ser limitado apenas ao percurso do berço à sepultura. Deus plantou a eternidade no seu coração, e nada daquilo que é temporal, terreno, vai satisfazer os reclamos da sua alma, às necessidades do seu coração. Somente Deus pode satisfazer o seu coração, somente Jesus pode preencher esse vazio da sua alma.

Eu quero encorajar você a ser grato por esta grande salvação que foi planejada por Deus na eternidade, que foi executada por Jesus Cristo o filho de Deus na cruz do Calvário, e que agora é aplicada no seu coração pela obra eficaz do Espírito Santo.

Eu quero encorajar a você a ser grato a Deus pela Bíblia, a biblioteca do Espírito Santo, o manual de sabedoria, aquele livro e este livro que tem para você instrução da vida eterna, onde você encontra nele alento, alimento, força, ânimo, coragem, direção para a sua história e para a sua vida.

Eu quero encorajar você a ser grato a Deus pelo seu cônjuge, a pessoa que está do seu lado, com as suas virtudes e com as suas limitações, mas a pessoa que escuta você, que tolera você, que ama você, que cuida de você, que caminha com você, você ser grato a Deus por isso.

Eu quero encorajar você a abandonar toda a murmuração, todo espírito amargo, de olhar para a vida com os óculos escuros do pessimismo.

Eu quero encorajar você a cantar louvores a Deus, no texto que nós nos referimos, o apóstolo Paulo diz: “em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus”. Deus gosta de olhar e ver um coração agradecido, não um coração que murmura, não lábios que reclamam, não aquele que olha para vida sempre com o cenário cinzento, reclamando da casa que mora, da família que tem, do cônjuge que tem, dos amigos que têm, da família, da igreja que frequenta, da nação onde habita.

Deus quer neste último sábado do ano levar-nos às fontes da celebração, do louvor e da gratidão. Deus habita no meio dos louvores; quando você louva a Deus, mesmo que as circunstâncias sejam carrancudas, Deus desfaz um nevoeiro da sua vida, Deus traz luz nas suas trevas, Deus traz vitória nas suas lutas. Foi o que aconteceu, por exemplo, lá com a história do rei Josafá, que estava encurralado por uma confederação de inimigos e diz: meu Deus, eu não sei o que fazer, mas uma coisa é certa, os meus olhos estão postos em ti e Deus disse: Josafá, essa luta não é sua, essa luta é minha, e você em vez de se preparar para uma grande guerra, com armas de guerra, comece a louvar, começa a cantar louvores; e diz a Bíblia que quando o povo começou a cantar e a dar louvores, Deus pôs emboscada contra os inimigos, e eles foram desbaratados, porque o louvor abre para nós o caminho da vitória. Pare de reclamar, pare de murmurar, tenha um coração grato, um coração grato a Deus.

A ordem apostólica é: “em tudo dai graças”. Você tem motivos de dar graças a Deus? Talvez aquilo que você até hoje só reclamou, seria motivo para você começar a dar graças a Deus. Faça isso e você vai ver como sua vida melhora, como seu coração melhora, como a sua saúde melhora, como seus relacionamentos hão de melhorar, com a sua casa será um ambiente de alegria, de festa, e não um ambiente pesado e cinzento de pessimismo, de amargura e de dor. Deus quer mudar o interior do nosso coração e nos fazer entender que em Jesus nós temos plenos motivos de agradecimento e de ações de graças.

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1ª Tessalonicenses 5.18

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts