uvasO grande escritor irlandês C. S. Lewis disse certa feita acerca de Jesus: você só tem três opções em relação a Jesus: ou ele é um mentiroso, ou ele é um louco, ou ele é Deus. Se ele não é quem ele disse ser, ele é um mentiroso; se ele não é quem ele pensou ser, ele é um louco; mas se ele é quem ele disse ser, então ele é Deus. Foi Jesus Cristo quem disse: antes que Abraão existisse, EU SOU. É claro que Abraão viveu dois mil anos antes de Cristo, e ele está dizendo que antes que Abraão viesse ao mundo ele já existia. Esta expressão que Jesus usou, EU SOU, é o nome de Deus revelado a Moisés, lá na sarça ardente, no Sinai, que é o verdadeiro nome de Deus, o nome Yahweh, o nome Javé, de onde vem a palavra Jeová, pois Jesus é o Jeová do Velho Testamento. João, que escreveu este evangelho que estamos citando, escreveu no final do primeiro século, depois que os demais apóstolos já estavam mortos pelo viés do martírio, num período em que a fé cristã estava sendo atacada pelo gnosticismo, para defender a divindade de Cristo. Quando ele diz EU SOU o que SOU, ou antes que Abraão existisse EU SOU, ele está dizendo que ele é o verdadeiro Deus, que ele se encarnou para revelar-nos Deus. E neste evangelho de João, Jesus deixa isso claro de sete formas diferentes, ou sete expressões diferentes, por exemplo:

Em João 6.35 Jesus que diz assim: EU SOU o pão da vida; ele é aquele que nos alimenta, ele é aquele que nos nutre, ele é aquele que nos sustenta com o pão não perecível da terra, mas o pão verdadeiro do céu, ele é este próprio pão que nos alimenta.

Depois ele disse em João 8.12: EU SOU a luz do mundo; ele é a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina a todo homem. Os homens estão em trevas, as trevas do pecado, mas quando o homem se encontra com Jesus Cristo, filho de Deus, ele vem deste império das trevas e é então transportado para o reino da luz, porque Jesus é a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina a todo homem.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Terceiro lugar, Jesus disse em João 10, versículo 9: EU SOU a porta, quem entrar por mim será salvo, entrará e sairá e achará pastagens; Jesus é a porta da salvação, Jesus é a porta da provisão, Jesus é a porta da libertação, você não pode entrar no céu a não ser que você entre por Jesus, ele é a porta, somente através dele você tem livre acesso à presença de Deus.

Quarto lugar, Jesus disse em João 10.11: EU SOU o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas; pois Jesus veio a este mundo para morrer em seu lugar, em seu favor, para dar a você a vida eterna; ele como bom pastor se entregou por nós, morreu por nós para que nós pudéssemos viver e viver eternamente, ele morreu a nossa morte para nós vivermos a sua vida.

Mas ainda em quinto lugar, Jesus disse em João 11.25: EU SOU a ressurreição e a vida, quem crê em mim não morrerá eternamente; Jesus é aquele que matou a morte com a sua morte, ressuscitando dentre os mortos; ele arrancou o aguilhão da morte, triunfou sobre a morte, e agora você e eu podemos dizer: onde está ou morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão, tragada foi a morte pela vitória, Jesus é a ressurreição e a vida e todo aquele que crê nele não morrerá eternamente, mas passou da morte para a vida.

Sexto lugar, Jesus Cristo disse em João 14.6 EU SOU o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao pai senão por mim. Jesus não é apenas um caminho dentre tantos que levam a Deus, ele é o único caminho, ele é o único mediador, ele é o único redentor, não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos, apenas o nome de Jesus. Ele não é uma das verdades entre tantas, ele é a verdade que alimenta sua mente, que nutre a sua alma, que liberta sua vida; ele não é uma das muitas vidas, ele é a vida; quando você o conhece, você recebe a vida eterna, nele você tem plenitude de vida.

Mas em sétimo e último lugar, Jesus diz assim: EU SOU a videira verdadeira e meu pai é o agricultor; ele disse isso em João 15 versículo primeiro. Ele é aquele que nos coloca na relação pessoal com Deus, porque ele é a videira verdadeira, nós somos os ramos que são enxertados nessa videira verdadeira, somente através dele nós temos plenitude de vida, somente dele procede a seiva da vida, por isso eles EU SOU a videira verdadeira.

A grande pergunta é: você conhece já este Jesus que é o próprio Deus, da mesma natureza de Deus, tendo os mesmos atributos de Deus, realizando as mesmas obras de Deus? Este que é o verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade; hoje você pode conhecer a Jesus, ele é verdadeiramente homem, ele é verdadeiramente Deus, ele é o único que pode perdoar os seus pecados, ele é o único que pode dar a você a vida eterna, ele é o único que pode trazer paz para a sua alma, ele é o único que pode trazer alegria verdadeira para o seu coração, somente nele você desfruta de vida plena, maiúscula, superativa e eterna.

“Respondeu-lhe Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU” João 8.58

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts