solnuvensmarNós não vivemos neste mundo numa estufa, blindados. Nós não passamos a vida na colônia de férias, em um parque de diversões. Aqui, pisamos em desertos causticante e em espinheiros que sangram os nossos pés. Aqui somos fuzilados por vendavais furiosos, aqui enfrentamos a carranca do mal, aqui somos espreitados pela morte. Este mundo é um vale de lágrimas. Mesmo que você tenha amigos, família, saúde, dinheiro, sucesso profissional, certamente você enfrenta lutas e provas. Algumas pessoas naufragam, outras permanecem de pé. Qual é o segredo para você viver uma vida vitoriosa e experimentar uma alegria indizível e cheia de glória, mesmo no vale das provas?

Tiago, ao escrever sua carta, ele trata desta matéria, e é isso que eu quero compartilhar com você no programa de hoje.

A primeira coisa que Tiago nos ensina no texto, que já foi lido aqui pra você, é que as provações da vida são compatíveis com a nossa fé cristã. Tiago diz: “meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. Ou seja, se você está sendo provado, se você está passando por uma luta, por um vale escuro por situações adversas, de enfermidade, de problema financeiro, de crises, até mesmo nos relacionamentos, não estranhe isso. Os filhos de Deus ao longo das história enfrentaram as mesmas circunstâncias. Quando a gente está passando por uma crise pessoal, não é só a gente que está passando por isso não, têm outros irmãos nossos ao redor do mundo passando por essas mesmas dificuldades; então não estranhe.https://www.youtube.com/watch?v=lOgw2ioAnKY

Segundo lugar, as provas não são apenas compatíveis, elas são também variadas. Tiago diz assim: “meus irmãos tempo foi motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. Esta palavra, “várias”, na língua original, na língua grega, é muito bonita; é a palavra de onde vem a nossa palavra portuguesa policromático, de diversas cores. É claro que existem provas fáceis, existem provas difíceis, mas existem provas tenebrosas. Tem provas que nós vencemos, viramos a página, tem outras, que se grudam a nós, arrancam lágrimas dos nossos olhos, apertam o nosso coração. Talvez você esteja lidando com situações assim, dificílimas, dentro da sua casa, de da sua família, no seu casamento, com os seus filhos, talvez lidando com enfermidade grave, talvez vivendo um momento de desamparo até. Então, note isso, também isso é possível; que as provas venham com intensidades diferentes.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas em terceiro lugar, este texto nos mostra que estas provações, além de compatíveis e variadas, elas são passageiras. Tiago diz: “meus irmãos, tende pôr motivo de toda alegria o passardes”, não ficardes. É claro que às vezes a gente passa de avião supersônico, as vezes de trem bala, às vezes de carro de fórmula um, as vezes de bicicleta, as vezes andando, às vezes engatinhando, às vezes nos arrastando. Mas nós vamos passar. A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã. Não jogue a toalha, não entrega os pontos, não se desespere. Às vezes quando a gente está encurralado pela crise, a gente não vê saída, não vê uma luz no fim do túnel, não vê uma janela de escape. Quantas pessoas que em virtude dessas crises, dessas provas, flertam com o próprio suicídio; pensando: meu Deus, para mim acabou! Há uma esperança para você, há uma saída pra você, as provações da vida são passageiras, o sol vai voltar a brilhar, a tempestade vai passar, um novo dia na sua vida raiar, não se desespere, espere em Deus.

Mas finalmente, Tiago vai dizer que estas provas, elas são pedagógicas. Deus não desperdiça sofrimento na vida de seus filhos, Deus não foi pego de surpresa quando você foi assolado pela dor, Deus não usa rascunho em seus planos, o plano de Deus é perfeito, a Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. O seu sofrimento não está oculto os olhos de Deus, ele conhece a sua dor, ele conhece as suas lágrimas, ele sabe o drama que você está vivendo lá dentro da sua casa. Se ele está permitindo você passar por esta prova, é porque ele tem um plano nisso, um plano maior, e Deus está trabalhando não contra você, mas por você. Qual o grande projeto de Deus na sua vida? É que você seja maduro, é que você seja parecido com Jesus, é que ele mesmo, Deus, esculpa em você a imagem do seu Filho e não apenas leve você para a glória, mas transforme você à imagem do rei da glória, é claro que agora a gente não está vendo isso porque nós, limitados que somos, não enxergamos no escuro, não enxergamos na curva, nós não sabemos o que está lá no final da linha, mas Deus que ver tudo no seu eterno agora, sempre esteve trabalhando para o seu bem, para que todas as coisas da sua vida concorram para o seu bem.

Um dia Deus vai mostrar a você a sua vida de cima para baixo e você que sempre esteve olhando pelo avesso e não entendendo o projeto de Deus, vai se alegrar em Deus, vai dar glória a Deus, porque a nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação. Então descansa em Deus, confia nele, coloca o seu fardo aos pés do Senhor Jesus, tire essa mochila pesada das suas costas, a ansiedade, o medo, o temor do futuro, do amanhã, ponha tudo isso aos pés do Salvador, e ele vai tomar conta de você, ele vai sustentar você, vai firmar a sua mão, dirigir você com seu conselho eterno, então receber você da glória.

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” Tiago 1.2-4

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts