Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno. 1ª João 2.14.

 

Verdade

A juventude tem vivido em busca de prazeres, de saúde, de vigor, de um corpo perfeito, de uma aparência impecável, de uma reputação invejável, de prazeres, de curtir o aqui e o agora, de demonstrar força nas fraquezas, de levantar a cabeça quando humilhado, mas tudo isso em nome da arrogância, do ego, da idolatria do eu.

Não estamos falando que saúde e cuidados com o corpo sejam pecados em si, mas talvez o modo e a finalidade que temos buscado revele idolatria. O que está por trás desse desejo por juventude, por saúde, por energia, por disposição, por saúde, é na verdade o vazio provocado pelo pecado, é o anseio pela eternidade, de uma vida já longe de Deus ou que está se distanciando.

João escreve para combater falsos ensinos, falsos mestres, mestres libertinos e que desvalorizavam a piedade, mestres que ensinavam a curtir a vida e a juventude de forma contrária à vontade de Deus, pois eles pensavam no aqui e no agora, pois eles imaginavam que a matéria, o corpo era mal; assim, segundo eles, poderíamos curtir e desfrutar da juventude e dos prazeres sem nenhum prejuízo ao espírito, que era bom. Dessa forma, João traz uma palavra à igreja e no ponto que queremos destacar e aplicar, ele direciona aos jovens (1Jo 2.13-14), os reputando como vigorosos, fortes.

Mas ele não está falando que os jovens crentes daquele tempo eram musculosos, valentes e saudáveis, mas ele faz um trocadilho com a força encontrada na juventude para falar de outra força que era encontrada naqueles jovens, a força espiritual. O que João estava dizendo era que do modo como a juventude exibe força, poder, grandeza, potência, valentia, vigor, aqueles crentes jovens demonstravam isso na vida espiritual.

Vida

E João mostra que aqueles jovens estavam demonstrando o resultado do que é andar com Cristo, do verdadeiro vigor que deve ser buscado em prioridade. João enfatiza a escrita àqueles jovens porque constantemente eles eram encontrados fortes espiritualmente. Eles estavam constantemente buscando uma vida centrada na cruz, pois somente em Cristo há sentido e verdadeiro vigor espiritual frente a um mundo tão fragilizado pelo pecado.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts