Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 1ª Tessalonicenses 4.1

 

Verdade

Não é fácil a tarefa de terminar um grande projeto. A começar da nossa própria disposição, somos levados a desistir facilmente dos alvos estabelecidos, refazer metas no meio do percurso, e, por vezes, abandonar de uma vez por todas aquilo que tanto se planejou ou sonhou como ápice a se alcançar.

A vida cristã tem um tanto desses problemas. Somos tentados a abandonar a caminhada cristã, pois tantos problemas cercam, tantos espinhos machucam, quantos percalços desanimam e aquele primeiro amor parece escorrer pelos dedos.

O Apóstolo Paulo, ao escrever sua primeira carta aos Tessalonicenses, traz uma exortação para os crentes, que poderiam ser tentados a desistirem ou esfriarem dentro da jornada cristã. Assim, ele faz um pedido enfático com rogos e exortações, não em seu próprio nome, mas no nome do Senhor Jesus. O pedido era para que eles vivessem em todo o tempo, cada vez mais, de maneira “abundante” (conforme a palavra geralmente traduzida por “progresso”). Paulo desejava que eles transbordassem (1Co 15.58) no andar nos caminhos do Senhor.

Nessa direção, Paulo ainda traz alguns pressupostos: primeiro, eles receberam por completo do próprio apóstolo o ensino sobre o modo como eles deveriam agradar e andar sempre na presença de Deus; segundo, eles já estavam fazendo isso, prova de que aprenderam e experimentaram de uma vida aos pés do Senhor.

Por isso, os rogos de Paulo era para que eles continuassem a jornada cristã de maneira abundante até o final, mas para que este progresso não fosse como num copo que esvazia ao matar a sede de outrem, mas de um copo que transborda em todo o tempo, que manifesta abundância.

Vida

Esta abundância não tem relação com uma fonte própria e autônoma, mas tem relação com a nossa conexão com o Senhor Jesus, em nome de quem Paulo exorta. Aqueles que estão ligados à Cristo, aqueles que bebem da água que Cristo dá, “nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu [Cristo] lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14).

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts