Verdadeiro testemunho

Home / Devocional / Verdadeiro testemunho

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16

 

Verdade

A revolução tecnológica mudou muito a vida das pessoas. Uma das áreas afetadas certamente foram os boatos. O crescimento, a dimensão e o alcance deles chegaram a pontos jamais imaginados. É certo que aquele que conhece as Escrituras sabe que espalhar boatos é a quebra do nono mandamento.

Mas, e se não for um boato, se for verdade, posso espalhar mesmo assim? A resposta é não. Porque o nono mandamento ensina não apenas a não mentir sobre o próximo, mas ensina o nosso dever com a imagem do próximo. Somos responsáveis por preservar a reputação dele.

É por conta da nossa natureza pecaminosa que temos a inclinação e o desejo de espalhar notícias, de sermos os primeiros a contar, de sermos “os bem informados”, às custas da depreciação da imagem daquele que foi feito à imagem de Deus, sim, o nosso próximo foi feito à imagem de Deus; aliás, mesmo que distorcidos pelo pecado, todos nós somos imagem de Deus. Nessa mesma direção Tiago alerta para o fato de usarmos a nossa língua, ou em nossos tempos modernos, os nossos “dedos” nos meios digitais, para amaldiçoar, para jorrar águas amargas de nossas fontes, contra aquele que é feito à semelhança de Deus (Tg 3.8-12).

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão e sabedoria” (Tg 3.13). Esse é o trato que devemos ter para com o próximo diante de uma notícia sobre o próximo, mesmo que verdadeira. Precisamos cuidar do próximo, alertando-o sobre seu pecado, sem difamá-lo, seguindo os ensinos de Cristo registrado em Mateus 18.

Vida

Diante da vontade de espalhar um boato ou testemunho sobre o mal do próximo, mesmo que seja um verdadeiro testemunho, lembre-se de Cristo, que abriu a boca com tanta sabedoria, e como ovelha muda, não abriu a boca na cruz, dando um verdadeiro testemunho em nosso favor; nós, que tantas vezes damos “falso testemunho”.

Timóteo Sales

Recent Posts