“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Salmos 23:4

A morte é o sinal de igualdade na equação da vida. Ela chega para todos e nivela a todos, ela chega para criança, para o jovem, o adulto e para o velho. Ela bate à porta do rico e também do pobre, a morte ceifa o cientista e o iletrado, o homem das grandes metrópoles e o homem do campo. A morte chega para o cristão mais piedoso e para o homem mais irreverente, ela chega. A morte é considerada na Bíblia como o rei dos terrores, e mais, como o último inimigo a ser vencido.

A morte ainda enfia suas garras em nós e arranca dos nossos braços pessoas que amamos, deixando para trás um gosto amargo e doído de saudade e de dor. Não há como fugir da morte, não há como se esconder dela. Não há caverna tão escura que você possa driblar a morte, não há riqueza, fortuna tão robusta que possa blindar você da morte. Não há sequer uma ilha paradisíaca onde a morte não chegue lá. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte e a questão é: como vencer esse medo da morte, porque não há nenhum valente que possa enfrentá-la e vencê-la e dizer, não aqui na minha casa a morte não chega, eu vou me refugiar uma torre tão alta que ela não entre, vou morar em um palácio e as paredes bordejadas de ouro e lá ela não entra.

Como vencer este medo? As pessoas estão desesperadas, elas têm medo, elas têm pavor, mas como vencer esse medo e onde está a vitória sobre o medo da morte? Esse salmo de Davi diz assim: ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal nenhum porque tu estás comigo, o teu bordão e o teu cajado me consolam. Na caminhada da vida nós enfrentamos vales, muitos vales, escuros, estreitos, perigosos, rodeados de inimigos terríveis que rosnam, que uivam, que berram aos ouvidos da nossa alma, há vales ameaçadores para nós como desfiladeiros perigosos ou outras vezes como desertos tórridos ou até mesmo é navegando por mares revoltos enfrentando a fúria das ondas, tudo isso nos põe medo.

Quem sabe você que está agora me assistindo está com medo, medo do impossível, medo do invisível, medo do desconhecido, medo do futuro, medo da vida, medo da morte, medo da solidão, medo do abandono, medo da eternidade, medo de estar face a face com o reto juiz diante quem você vai prestar contas. Como lidar com esse medo?

Davi, que era um homem de Deus, diz, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal nenhum, não que ele fosse um homem forte, corajoso, guerreiro, não, ele era mesmo um homem forte, corajoso e guerreiro, mas não era por isso que o medo estava fora da cidadela da sua alma. Ele diz eu não temerei mal nenhum porque tu estás comigo. Você e eu não somos fortes suficientemente para caminharmos sozinhos, nem sequer conseguimos ficar de pé escorados no bordão da autoconfiança. Se Deus não for conosco, se Deus não estiver do nosso lado, nós não conseguimos avançar vitoriosamente sobre todos esses medos, sucumbiremos naufragaremos, tombaremos vencidos nesse campo, nessa estrada, nessa jornada.

Você pode estar acompanhado de amigos excelentes, você pode ter a sua família amada, cercando você de cuidado e amor. Você pode estar rodeado por uma grande multidão, mas você estará só se Deus não for com você. Se o Emanuel, Jesus Cristo, não estiver do seu lado como seu refúgio e sua fortaleza, os recursos da terra, os amigos que caminham conosco do berço a sepultura não poderão acalmar a nossa alma deste medo da morte.

Só aquele que entrou nas entranhas da morte, arrancou aguilhão da morte, matou a morte, triunfou sobre ela, inaugurando a imortalidade e é a ressurreição e a vida, pode dar a você coragem para vencer o medo da morte. O Senhor Jesus Cristo hoje quer entrar na sua história, quer entronizar-se no seu coração e remover da cidadela da sua alma as sombras, os ruídos e os uivos assustadores deste rei dos terrores, deste último inimigo que é a morte.

Como é que você pode se livrar? Jesus Cristo disse o seguinte: eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim nunca morrerá eternamente. Aquele que crê em Jesus não entra em juízo mas já passou da morte para a vida. Como apóstolo Paulo, agora você pode dizer, oh morte onde está a tua vitória, oh morte onde está a tua vitória, tragada foi a morte pela vitória. A morte já foi vencida, Jesus arrancou o aguilhão da morte, ela não tem mais o poder de nos aterrorizar porque já foi vencida.

Agora diz a Bíblia que para você que crê no Senhor Jesus Cristo, morrer não é uma tragédia, morrer não é aniquilamento, morrer não é por um purgatório de sofrimento, morrer não é desencarnar para ficar vadiando buscando uma outra encarnação, morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor. Morrer é partir para estar com Cristo que é incomparavelmente melhor, como Jesus disse para aquele ladrão lá na cruz que se arrependeu na última hora, no apagar das luzes: hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Os cristãos ao longo destes séculos, mesmo vencidos pela enfermidade, mesmo enfrentando morte e morte dolorosa às vezes até de martírio, tiveram nos lábios um cântico de triunfo, de vitória. Por que perderam o medo da morte, porque eles estavam nas mãos e estão nas mãos daquele que é o rei dos reis e o Senhor dos senhores. Se a morte é o rei dos terrores Jesus é o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, ele venceu este rei dos terrores, ele triunfou sobre a morte e quando você crê no Senhor Jesus Cristo você passa da morte para a vida.

Como Davi você está caminhando, e ao caminhar você passa por vales, e um desses vales é o medo da morte e você como Davi pode dizer eu não temerei mal nenhum porque tu estás comigo o teu bordão e a tua vara me consolam. O que significa isso? Significa que você quando crê em Jesus passa a ser ovelha de Jesus e ovelha é um animalzinho frágil, assustado, que não tem defesa, que tem miopia, não sabe enxergar os perigos à frente e se cai num buraco não sabe levantar sozinho. Mas o pastor cuida da ovelha, primeiro usando a vara para espantar os predadores, as feras que tentam nos tragar, e segundo usando o cajado para nos recuperar, para nos levantar, para nos trazer de volta para os seus braços e o pastor nos leva para o aprisco onde tem segurança e vida.

Você não precisa mais viver prisioneiro deste medo, o medo da morte, porque a morte foi vencida e agora você vai desfrutar de uma vida plena, maiúscula, eterna, que nunca vai acabar. Onde não tem mais choro, onde não tem mais lágrima, onde não tem mais luto, onde a morte não mais entrará, porque a Bíblia diz que o próprio Senhor Jesus lança a morte no lago do Fogo . A morte cobrirá sua cara de vergonha e não poderá mais afligir aqueles que estão em Cristo Jesus.

Eu convido você hoje, agora, a entregar sua vida a Jesus, a vir para os braços do Bom Pastor, então nada lhe faltará, então você terá águas de descanso, pastos verdes, veredas de justiça, mesa no deserto, companhia na jornada, bondade e misericórdia. Quando a sua jornada aqui terminar você habitará com o Senhor para sempre e para sempre onde não tem choro, nem lágrima, nem luto, nem dor. Agora mesmo coloque a sua vida nas mãos de Jesus e receba dele este presente bendito da vida eterna, da segurança da salvação e da completa ausência de medo da própria morte.

 

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts