“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
João 14:1-3
O cálice da tristeza é sorvido até a última gota praticamente por todos nós, num dado momento ou outro da vida, teremos que beber este cálice. Nós não somos poupados, não há nenhuma pessoa que passe por esta vida sem conhecer ou experimentar o sabor amargo da tristeza. A vida não é indolor, nós não estamos aqui blindados dos problemas da vida, não vivemos num paraíso e acima de além da dor, não estamos numa colônia de férias nem um jardim agrinaldado de flores, pisamos areias esbraseantes, não pisamos tapetes aveludados mas caminhos juncados de espinhos. A dor fuzila nosso corpo e a enfermidade tantas vezes crônica ou aguda nos acicata com sofrimento. Tudo isso nos aflige e leva a tristeza pra dentro do nosso coração. São problemas na nossa vida, na nossa casa, na nossa família, na nossa parentela e são problemas que vêm de fora para dentro e que ecoam de dentro para fora. Tristezas com pessoas, tristezas com circunstâncias, tristezas na vida, na família, na igreja, no trabalho, na nação. Tristezas que brotam de todos os cantos do mundo afora, como lidar com isso, como vencer a tristeza?
Esse texto que foi lido apresenta um quadro de tristeza profunda. Jesus Cristo havia chamado 12 homens e investiu nesses homens três anos andando com eles, conversando com eles, ensinando a eles e disciplinando a eles, fazendo milagres diante dos olhos deles, e aqueles homens largaram tudo para seguir a Jesus, até o momento em que Jesus afirma para eles que ele subiria para Jerusalém, seria entregue nas mãos dos principais sacerdotes e escribas, seria exposto no espetáculo horrendo de vergonha, morte de cruz, seria sepultado para ressuscitar no terceiro dia.
Essa notícia caiu como uma bomba no coração deles, tirou o chão debaixo dos pés deles, apagou a lâmpada da esperança na alma deles, e diz a bíblia que estes homens reunidos no cenáculo no período da festa da Páscoa estão todos eles com o coração conturbado, mergulhado no caudal da tristeza, a dor pulsando no peito deles, e é nessa conjuntura que Jesus Cristo trata deste assunto tão sensível que atinge ainda você e a mim, mostrando a eles como vencer a tristeza.
Como é que você está? Você enfrenta tristeza na vida e a tristeza tantas vezes também visita seu coração, quem sabe não naquelas horas agitadas mas quando você bota a cabeça no travesseiro, aquelas horas em que você se recolhe da multidão para escutar os ecos da sua própria alma. Como é que você lida com isso? Pois bem, Jesus Cristo aqui oferece para os seus discípulos três remédios eficazes para vencer a tristeza.
O primeiro deles está no versículo 1, ele diz assim não se turbe o vosso coração, credes em Deus crede também em mim. O que Jesus está dizendo que você venceu a tristeza quando você tira os seus olhos das circunstâncias ou de dentro de você mesmo para colocar os seus olhos em Jesus e crer nele e como próprio Deus encarnado, como aquele que veio ao mundo para nos salvar, para morrer pelos nossos pecados para nos dar a vida eterna e para nos garantir segurança eterna. Posso lhe garantir uma coisa, se você tirar os olhos de Jesus, você fica assustado. Os problemas são muitos, as crises são homéricas. A situação é adversa, este mundo marcha resolutamente, açodadamente, rapidamente para uma ruína, o descalabro moral, a destruição dos valores, a conspiração contra os fundamentos que devam manter a família e a sociedade de pé. Há uma espécie de loucura, de insanidade reinando entre as nações e se você ficar com seus olhos nesse cenário cinzento, só nesse cenário, seu peito encharcado de tristeza.
Põe os seus olhos em Jesus Ele está no trono e tem as rédeas da história em suas mãos a história não está sem rumo, a história não está como um caminhão sem freio ladeira abaixo. Jesus está assentado no trono e ele conduzirá a história a uma consumação e a vitória de Cristo e da sua igreja. O mal não vencerá, o diabo não vencerá, o falso cristianismo não vencerá, a vitória está garantida, já está escrita, já está selada, é de Cristo é da Verdade e da Justiça, é do bem.
Mas Jesus consola os seus discípulos e nos dá um remédio eficaz para vencer a tristeza no versículo 2 ele diz na casa de meu pai há muitas moradas bom e se assim não fora eu vo-lo teria dito pois vou preparar-vos lugar. Você vence o medo quando você passa entender que a vida não se limita apenas este breve percurso do berço a sepultura. A vida não é só aqui e agora não, nós não subscrevemos a filosofia hedonista dos epicureus que dizem ‘comamos e bebamos porque amanhã morreremos’, não.
Nós cremos que há um lugar preparado para pessoas preparadas e Jesus disse que ele foi preparar um lugar que é a casa do pai, é o céu, é o paraíso. É o céu de Abraão, é a Nova Jerusalém, é o lugar onde não vai ter tristeza nem dor nem pranto nem choro nem luto. É o lugar onde o pecado não vai entrar, a morte não vai entrar, porque quando você lá estiver com corpo de glória, o anticristo, falso profeta, o diabo, a morte, o inferno, e todos aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida já terão sido lançados no lago do fogo. Nada contaminado vai entrar lá, a alegria vai ser plena, a tristeza não terá acesso.
Então você vence a tristeza quando você entende que você é cidadão do céu, você é cidadã do céu, você está destinado a glória eterna mas em terceiro lugar e último lugar você pode vencer a tristeza olhando para o que Jesus Cristo disse no verso 3: e quando eu for desse ele, e vos preparar lugar voltarei e vos receberei para mim mesmo para que onde eu estou estejais vós também.
Você vence a tristeza quando você nutre na alma a esperança e a segura expectativa da segunda vinda do Senhor Jesus. Ele voltará e voltará pessoalmente e ele voltará visivelmente. Todo olho verá e ele voltará audivelmente ao ressoar da trombeta de Deus ouvida a voz do Arcanjo e ele descerá dos céus. Ele voltará repentinamente como um relâmpago risca o céu do oriente ao ocidente. Ele virá inesperadamente porque ele vem como ladrão que não avisa o dia nem a hora e chega de súbito, de surpresa. Ele virá inescapavelmente como mulher grávida está para dar à luz e não pode evitar isso, assim, Jesus virá inescapavelmente ninguém pode mudar essa agenda, ele virá, mas ele virá vitoriosamente ele virá colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés, ele virá e se assentará no trono para julgar vivos e mortos. Ele virá para estabelecer o seu reino de Glória e ele vai reinar pelos séculos dos séculos. E diz a Bíblia o que todo joelho vai se dobrar e toda a língua vai confessar que Jesus Cristo é Senhor para glória de Deus Pai.
Então você não precisa ficar rendido a ditadura da tristeza, você pode hoje mesmo ter o consolo, ter segurança, ter paz, ter alegria, mesmo as lutas da vida, nos vales da vida, nas tempestades da vida, você pode ser curado dessa tristeza. Jesus está lhe dizendo: não se turbe o vosso coração.
Rev. Hernandes Dias Lopes