Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Colossenses 3:8-14

Nós estamos começando um novo ano com novas expectativas e com uma vigorosa esperança de tempos melhores, desejando ardentemente virar a página dessa pandemia. Talvez acumulou na sua mente e na sua alma fuligem, dores, dramas, angústias, pesares, e como é o primeiro dia do ano nós precisamos dar uma arrumada na casa e eu não estou falando da sua residência – estou falando do seu coração, da sua mente, da sua alma – precisamos espanar os ácaros, a fuligem, a poeira, os sentimentos hostis, pensamentos impuros, desejos inadequados.

O texto de Colossenses capítulo 3 retrata para nós, de maneira eloquente, a nossa nova vida em Cristo, uma vez que morremos com ele e ressuscitamos para uma nova vida e nessa nova vida nós temos que espanar toda a poeira da velha vida. Então ele vai mostrar para nós que o segredo de uma vida vitoriosa é pensar nas coisas lá do alto onde Cristo vive. Ser governado pelo céu e não pela terra, adotar valores, princípios novos pautados e regidos pela palavra de Deus, em vez de você se imiscuir neste mundo tão poluído, tão contaminado, tão chafurdando na imoralidade, na intemperança, na violência, na maldade, na impureza, sermos governados por princípios eternos.

Nesse texto o apóstolo Paulo vai dizer no versículo 5 assim: fazei pois morrer a vossa natureza terrena, e aí começa a citar: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, avareza (que é idolatria) ele diz que quando você vive, se alimenta, rumina toda essa maldade, toda essa sujeira, isso provoca a ira de Deus. Então, lá no verso 8, ele vai dizer assim: agora porém, agora porém, hoje, nesse momento, 01 de janeiro de 2022, agora porém, despojai-vos, ou seja, tira a roupa suja, dá uma limpada, dá uma espanada. Despojai-vos igualmente tudo isso… o que você tem que tirar da sua vida para começar esse ano?

Primeiro ele diz: despojai-vos de ira e de indignação. Você tem ficado irado? É bem verdade que tem muita coisa que provoca ira na gente, não é mesmo? O cenário nacional, corrupção, injustiça. Mas cuidado para o seu coração não virar um poço de ódio, de amargura, de ranço… você fica amargo. Tira isso da sua vida, passa um espanador, joga fora essa fuligem, indignação. Ele diz mais: você precisa tirar da sua vida a maldade. Sabe aquele coração mal, que fica maquinando o mal, desejando o mal, praticando o mal, apoiando o mal. Tira isso da sua vida. Mas ele vai além e diz o seguinte: você tem que tirar da sua vida também maledicência – falar mal dos outros – e a gente hoje fala mal dos outros não é só com a língua não, é na ponta dos dedos espalhando fake news, jogando um contra o outro, tendo o prazer em distribuir notícias que denigrem, que massacram – um verdadeiro atentado, assassinato de reputação. Para com isso! Use as suas mídias sociais para o bem, para espalhar o bem, para falar a verdade. Não vai espalhando notícias porque você não gosta do fulano, beltrano ou ciclano, e você vai logo espalhando fake news, não, para com isso! Para com isso! Faça uma faxina na sua vida.

Ele vai além e diz o seguinte: você precisa tirar da sua vida, espanar da sua vida a linguagem obscena: palavrão, piadas imorais, conversa chula, chão, o que não traz respeito, que não edifica, que não não constrói, que nivela você lá embaixo, na sujeira, na lama. É hora de você fazer uma faxina na sua vida, uma faxina na sua alma. Se você tem o hábito de falar palavrão, se você tem o hábito de falar palavras chulas, para com isso! Reprograme a sua mente para falar palavras boas, que edificam, que constroem, que abençoam, que encorajam, que levam para frente.

O texto ainda vai além e diz assim: tira da sua vida mentira, não mintais uns aos outros. Hoje tem muita mentira, pessoas que torcem a verdade, que falseiam a verdade que ocultam a verdade, que sufocam a verdade. A mentira tem procedência, ela é do maligno e o mentiroso é um filho do maligno. A Bíblia diz que os mentirosos não vão herdar o reino de Deus e tem gente que mente porque já está programado para mentir, já é cultura mentir, já é hábito mentir, já é vício mentir. A Bíblia diz que nós não devemos mentir uns aos outros, é para falar a verdade, a verdade! Averdade é luz, a verdade pode doer mas ela cura, a verdade pode ferir mas ela restaura, a verdade sempre.

Paulo prossegue nessa faxina, e ele diz que não adianta só você também limpar a casa, limpar a mente, limpa a alma, tira isso, tira, tira, tira. Mas agora você além de despojar-se dessas coisas ele começa agora uma linguagem positiva – revesti-vos – pega a roupa suja, bota no cesto para lavar e agora você vai botar a roupa limpa e você vai vestir pensamentos puros, alimentar no coração coisas boas. E ele começa dizendo assim: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia.

Nas mídias sociais tem muita gente quase que babando de prazer de falar mal dos outros, e essa não deve ser a postura de um cristão. Você tem que se revestir de ternos afetos de misericórdia. Segundo, você precisa se revestir de bondade, o que que é bondade? É quando você pensa no outro para fazer o bem ao outro. Não àquele que merece, por que às vezes a gente faz o bem para quem faz o bem para gente, mas bondade é fazer o bem até mesmo aos inimigos, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; você vence o mal com o bem, com golpes de bondade. Ele prossegue: você deve se revestir agora de humildade: para com essa soberba, e alarga esse nariz empinado, para de ser um pavão, um balão estufado, de arrogância, de soberba, de vaidade por aquilo que você é, pelo dinheiro que você tem, pelo conhecimento que você acha que tem.

A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos mas dá Graça aos humildes. As pessoas que sabem que têm são humildes, é lata vazia que faz barulho, é espiga que só tem sabugo e palha que fica empinado, fica empinadinha. A soberba não combina com uma pessoa que quer viver uma vida feliz e bem-aventurada na terra. O texto prossegue e diz que você tem que se revestir de mansidão. O que é a mansidão? A palavra mansidão significa força sob controle, por isso essa palavra é usada no passado para uma um animal forte que foi domesticado, essa é a ideia, não é que você é fraco, fracote, frouxo, não, você tem poder e força para reagir com ímpeto mas você tem domínio próprio, você tem controle, por isso a Bíblia diz que é mais forte o homem que controla o seu próprio ânimo, seu próprio espírito do que aquele que conquista uma cidade. Domínio próprio – mansidão.

Mas o texto ainda avanca e diz que você precisa se revestir de longanimidade: ânimo longo, ânimo espichado até o máximo. É quando você é ferido e um lado e vira outra face, é quando alguém constrange você a andar uma milha você vai duas. Isso é ânimo longo, longanimidade. Está faltando, não? Na nossa vida, na nossa casa, na nossa sociedade. O texto diz que você precisa se revestir também de perdão: acima de tudo suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente. Tanta mágoa, tanto ranço, tanto ódio, tanta vingança, tanta violência. Está na hora de perdoar, zerar a conta, perdoar seu marido, perdoar sua esposa, perdoar seus pais, perdoar seus filhos, perdoar seus irmãos, perdoar seus colegas, perdoar seu patrão, perdoar seu vizinho, perdoar!

Faça um faxina no primeiro dia do ano para você não carregar essa mochila pesada, mais um ano vivendo, gemendo, debaixo dessa carga pesada. Tome a decisão de perdoar. Quem não perdoa não tem saúde emocional, quem não perdoa vive numa masmorra, no cabresto, vivendo uma vida Infeliz. Você quer ser livre? Perdoe! Ah, mas eu fui muito humilhado, machucado demais, eu perdi demais. A Bíblia diz que você deve perdoar assim como Deus em Cristo perdoou você, a sua dívida e a minha dívida, a nossa dívida era impagável e Deus no-la perdoou, então perdoe como Deus perdoou você. Quem não perdoa não pode orar, não pode adorar a Deus, não pode ser perdoado. Quem não perdoa é entregue aos flageladores da alma aos verdugos da consciência. Perdoe.

Finalmente, o texto diz o seguinte: você quer viver uma vida feliz daqui para frente? além da faxina que você vai fazer tirando a coisa ruim, bota coisa boa no lugar – você deve acima de tudo, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Passe a amar, amar a Deus sobre todas as coisas, amar o seu próximo como a você mesmo, amar a sua família, amar aos seus irmãos de fé, amar a todos os homens, amar até os seus inimigos. Quem ama declara que ama, quem ama cuida da pessoa amada, quem ama tem tempo para pessoa amada, ame, e você vai ver que fronteiras novas vão se abrir para você em 2022. Para você ter uma vida plena, maiúscula, superlativa, feliz, abundante, para você desfrutar da própria vida eterna.

Hoje é dia de faxina, faxina da alma, hoje é dia de você botar roupa limpa, roupa nova, bonita. As virtudes que ornaram e ornam o caráter de Cristo deve ornar também a sua, a minha, a nossa vida. Vamos juntos viver para a glória de Deus o ano 2022, tirando o que não presta, revestido-nos daquilo que é bom.

Rev. Hernandes Dias Lopes

 

Recent Posts