Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.
Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.
Restaura, Senhor , a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Salmos 126:1-6

O salmo 126 é um salmo pós cativeiro babilônico. A nação de Judá tinha se desviado de Deus tantas vezes. Deus havia levantado profetas pra alertar a nação mas o povo tapou os ouvidos, o povo não quis atender ao chamado divino para o arrependimento e o conserto. Então Deus trouxe os caldeus
nação amarga e impetuosa para saquear Jerusalém destruir o templo de Jerusalém e levar o povo pra Babilônia. Setenta anos se passaram, porque foi o prazo determinado por Deus para o cativeiro, e agora o império babilônico já havia caído nas mãos de um outro império, o Império Medo Persa e por providência divina – para cumprir a profecia bíblica – o povo retorna para Jerusalém pra reconstruir a cidade, reconstruir os muros e restaurar com reconstruir o templo ou melhor até construir um novo templo e restaurar a vida espiritual do povo. O salmista agora está olhando pelas lentes do retrovisor, olhando pro passado e contemplando esta restauração divina e eu destaco aqui três coisas importantes.

Nos versos 1 a 3 o salmista está olhando para o passado com gratidão. No verso 4 o salmista está olhando para o presente com oração e nos versos c5 e 6 ele está caminhando para o futuro com devoção. O texto começa com esta leitura das reminiscências, das lembranças, a visão do retrovisor, para dizer: quando o Senhor restaurou a sorte em Sião, ficamos como quem sonha. Então, nossa boca se encheu de riso, nossa língua de júbilo, então entre as nações se dizia, grandes coisas fez o Senhor por eles, com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Esta é a história de que reconhece a libertação, que reconhece que Deus rompeu os grilhões, quebrou as cadeias e trouxe liberdade. Esta é a história daqueles que um dia foram alcançados pela graça, foram perdoados, lavados no sangue do cordeiro, salvos, alcançados e hoje fazem parte da família de Deus, da igreja, do Deus vivo, que é a coluna e baluarte da verdade. É a história daqueles que um dia estando em trevas viram a luz, estando prisioneiros, foram libertos, estando mortos nos seus delitos e pecados receberam vida em Cristo Jesus.

Eu pergunto a você, você tem uma história pra contar do que Deus fez na sua vida, de como seus olhos foram abertos de como você viu os grilhões do pecados, sendo rompidos na sua vida? Você tem essa história pra contar de como você estava na casa do valente, na potestade de Satanás, no império das trevas e você foi resgatado de lá com mão forte e poderosa? Pois esta é a história que este salmista está tratando aqui, olhando pro passado e vendo a poderosa intervenção libertadora de Deus na história do seu povo.

Mas agora, no verso 4, ele pousa os olhos no presente e a crise está lá porque o povo voltou pra Jerusalém, mas a cidade estava cheia de escombros, os muros quebrados, as portas queimadas, o templo arrasado. Os que ficaram, estavam em grande miséria e pobreza, abandonados, cercados de inimigos que não tinham qualquer interesse na reconstrução da cidade e na construção do templo. Eles estão lá na Cidade Santa na cidade de Jerusalém mas a cidade está em ruínas, o povo pobre e desanimado e então ele ora no verso quatro assim: restaura Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe.

E esse versículo enseja-nos algumas lições: Primeira as vitórias do passado não são garantias de vitória no presente. Ontem você tinha uma história linda pra contar. Mas às vezes o tempo passou. A crise chegou. A dor lateja em seu corpo. Os inimigos a sua volta rangem os dentes. A situação é adversa, a pobreza, a opressão, a esquecimento ao obróprio. Ontem, talvez você foi um crente vivo, alegre, entusiasmado, cheio do Espírito Santo, quem sabe hoje você está desanimado, a pandemia chegou, você nem saiu de
casa ainda, não voltou pra greja, está achando que nem voltará mais, você está completamente apático está na hora de você sacudir a poeira, de você se levantar, de você se recompor, de você botar o pé na estrada e caminhar vitoriosamente.

Segundo lugar, quando a crise chega ela não deve ser motivo de desespero, mas de oração, por isso o salmista diz: restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Neguebe. Eu quero dizer a você que os grandes avivamentos nasceram do ventre da crise. É quando o cenário fica cinzento, é quando a situação parece que foge ao nosso controle, quando os humanos se esgotam e as provisões da terra se escasseiam e tudo que você confiava parece que desidrata diante de você, é que você pode recorrer à oração sabendo que a oração une a fraqueza humana à onipotência divina e conecta o altar da terra com o trono do céu.

Terceiro, quando a crise bate a nossa porta, quando o ambiente se torna hostil, você precisa compreender que só Deus pode restaurar a sua sorte, ‘restaura Senhor’, é Deus quem restaura! Você não se recompõe estribado na sua própria força, você não tem recursos suficientes pra se por e se manter de pé em você mesmo, o evangelho não é autoajuda, é ajuda do alto, a força não emana de dentro de você, não, vem do alto, vem de cima, vem de Deus pra recompor você e por você de pé.

Mas ainda, note você, que na hora da crise é hora de você clamar a Deus: restaura senhor, restaura senhor! Sabe o que é isso? Deus é poderoso pra pegar os cacos, fazer um vaso novo, Deus é poderoso pra suscitar da fraqueza a força, Deus é poderoso pra pegar você prostrado, caído, sem recursos, desanimado, abalado, abatido e cercado por inimigos poderosos e fazer você triunfar. Não jogue a toalha. Não desanime, não retroceda. Põe os seus olhos em Deus e clame agora por um tempo de restauração.

Talvez você está desanimado até pensando em deixar o evangelho, deixar a igreja e e ficar numa zona cinzenta de desânimo e abatimento, mas hoje Deus está aqui pra levantar você, para por você de pé, pra dar forças pra você caminhar, como Elias que estava lá dentro de uma caverna pensando em morrer desanimado com a vida, olhando com as lentes embaçadas do pessimismo pro futuro e Deus, meu filho, você ainda não terminou a sua missão, eu vou levantar você, eu vou fortalecer você, você vai ungir um rei na Síria, você vai ungir um rei Israel, você vai ungir um profeta no seu
lugar, você nem morrer vai. Encoraje-se, porque Deus é poderoso pra reverter essa situação na sua história.

Mas em quinto lugar, note comigo que o salmista está pedindo um milagre extraordinário. Porque diz, restaura, senhor, a nossa sorte com as torrentes do Neguebe. Acho que você conhece bem a geografia bíblica e sabe que o Neguebe é o maior deserto da Judeia, lugar de montanhas escarpadas, de vales profundos, de rochas, de areias escaldantes, um deserto inóspito perigoso. Mas ali acontece um fenômeno o período das chuvas invernais de repente você tá caminhando (eu já vi essa experiência lá, já vi esse fenômeno lá), você tá caminhando pra aquelas montanhas escarpadas e de repente você vê enxurradas descendo montanhas abaixos rasgando as entranhas do deserto e onde estas águas passam tudo vai florescer, ali se cria um oásis e a vida pulsa naquele ambiente.

O salmista está orando e diz, meu Deus, assim como tu fazes este milagre na natureza, faz com que os rios do espírito entrem nas areias escaldantes da minha alma e tire o deserto do meu coração e faça tudo florescer e frutificar. Deus é poderoso, nesta hora de crise, trazer um grande reavivamento espiritual pro seu coração.

Mas agora o salmista caminha para o futuro com devoção, quando ele diz no verso 5 o seguinte, algo tão bonito, tão sublime ele ora e diz assim: os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão, quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes. Tá na hora de sair, tá na hora de semear, tá na hora de investir porque você só colhe o que planta, se você não planta nada, não colhe nada. A semeadura às vezes é feita com choro, tem hora que você rega o solo duro com as suas próprias lágrimas, mas é preciso sair, é preciso semear se preciso for, chore se preciso for. Regue a terra dura, cáustica com as suas lágrimas com a promessa que você voltará com não de mãos vazias, mas trazendo seus feixes.

O futuro está nas mãos de Deus. Não aposte no fracasso, não aposte na derrota, não escute a voz dos pessimistas, não escute os arautos do caos, não escute os embaixadores da incredulidade, saia, semeie, semeie, semeie a palavra de Deus, semeie bondade, semeie amizade, semeie amor, semeie companheirismo, semeie otimismo, semeie confiança em Deus, e certamente o ambiente hostil vai mudar, o cenário cinzento vai mudar, o deserto vai florescer e você vai voltar não chorando como saiu, você vai voltar sorrindo, cantando, celebrando, você não vai voltar de mãos vazias, você vai voltar trazendo os seus feixes porque Deus é poderoso pra mudar a sua sorte, a minha sorte, a nossa sorte.

Deus é poderoso pra mudar a sua casa, o seu casamento, a sua família, Deus é poderoso pra interferir soberanamente na sua história e fazer tudo novo glória do seu próprio nome. Eu quero orar com você, quero colocar a sua vida diante de Deus. Talvez você tá precisando desse tempo de restauração, na sua vida, no seu casamento, na sua família, nos seus empreendimentos, nos seus planos, nos seus sonhos, na sua vida espiritual.

Talvez você esteja agora mesmo precisando de um renovo reavivamento e Deus pode fazer isso. Se você clamar a ele, ele tem os seus ouvidos abertos e as suas mãos estendidas pra atender a sua necessidade.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts