Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39

 

Verdade

Durante muito tempo o texto escrito da Bíblia não era acessível às pessoas. Diferente do que muitos pensam, no tempo do Antigo Testamento, poucos tinham acesso à Escritura, e, fora do serviço no Tabernáculo ou Templo, apenas o rei tinha uma cópia, com obrigação de leitura diária, a fim de “guardar, temer ao Senhor e cumprir as palavras do Senhor” e para que o “coração não se ensoberbeça diante dos irmãos” (Dt 17.18-20).

Mas mesmo o povo não tendo acesso ao texto escrito, num tempo em que o material de escrita era raro e caro, e tempo em que a leitura era algo secundário para a sociedade de então, a Palavra do Senhor não estava distante dos ouvidos do povo de Deus (Dt 5.1).
A lei era lida em público, em ocasiões solenes, regularmente; de forma que o próprio texto tinha características que facilitavam a memorização, a fim de que a meditação fosse diária e contínua (Sl 1).

Este percurso da lei de Deus até aos ouvidos do povo de Deus se estendeu até um período sombrio do Cristianismo. Tempo em que a igreja passou a ocultar não somente a Escritura, mas seu ensino aos ouvidos do povo, e, fugindo da Escritura, construíram tradições humanas contrárias à Escritura.

É neste ponto que a Reforma Protestante chega e mostra a suficiência da Escritura, resgatando o princípio de que Deus, “para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda (aquela sua vontade necessária à salvação)” (CFW, Cap. I.I). E diante disso, as tradições, Papas ou a igreja como expressões da revelação divina, são rechaçadas; pois somente a Escritura deve ser o meio pelo qual fala o “Juiz Supremo das controvérsias religiosas” (CFW, Cap I.X).

Vida

É por isso que voltamos os nossos olhos para Cristo. Pois ele mesmo não mandou atestar seu caráter messiânico com as tradições, com o Sinédrio, ou com o Sumo Sacerdote, mas com a própria Escritura; ordenando que a Escritura fosse examinada, investigada, sondada de maneira atenta, pois a salvação foi revelada nela, apontando e testificando que ele é o Salvador. Tradições falham, a igreja falha, líderes falham, mas a Escritura permanece como o testemunho fiel e suficiente para salvação e vontade revelada do nosso Senhor Jesus Cristo.

Pastor Timóteo Sales

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