Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5.1-2.

 

Verdade

Não nos resta dúvidas de que a Reforma Protestante foi um dos maiores avivamentos que Deus derramou na história da igreja após a descida do Espírito Santo. Durante muito tempo, a igreja caminhou para fora da trilha traçada pela Escritura, e “mata a dentro”, viveu perigos selvagens que maculou e ceifou a vida espiritual de muita gente.

Diversas heresias assaltaram a sã doutrina, e dentre elas, a justificação pela fé somente. Penitências, indulgências, relíquias, boas obras, e diversos meios foram introduzidos no seio da igreja, a ponto de levar os “fieis” a um estado de crendice e autoafirmação, acreditando eles serem poderosos para executar justiças mais nobres que os trapos da imundícia próprios da natureza pecaminosa (Is 64.6).

Quando Deus abre os nossos olhos para percebermos a profundidade da Queda, podemos ter uma real noção da necessidade de uma obra completa, substitutiva, cabal e completamente justa. É exatamente o que o apóstolo Paulo mostra no texto aos Romanos. Qualquer outra tentativa de satisfazer a justiça de Deus fora do único meio, Jesus Cristo, deve ser rechaçada. A obra de Cristo foi suficiente, e imputada a nós por meio de algo que não é próprio de nós, a genuína fé. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).

A justificação é ato da graça de Deus, assim como a própria fé, que, mesmo quando pouca, não depende de nós o próprio aumento (Lc 17.5), mas do agir de Deus, que pela fé nos dada, sela a nossa paz com Deus, por causa da obra perfeita de Jesus.

Vida

Sim, não há outro meio de sentir a verdadeira paz, de ser justificado diante do Deus Pai, a quem devemos honra, glória, adoração, e a quem afrontamos com a natureza caída. O único meio de ser declarado justo diante do tribunal de Deus é por meio da fé, somente pela fé, fé na obra completa e gloriosa do Senhor Jesus, que satisfez a justiça de Deus, sofrendo em nosso lugar pelas nossas injustiças, e vivendo em nosso lugar a justiça devida. Não! Não é por obras, é somente pela fé no Senhor Jesus!

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts