Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31

Verdade

Há um tempo vi uma pintura embaixo de um viaduto com a seguinte frase: “se nós é por nós, quem será contra nós?”. Uma frase triplamente equivocada: na gramática, nas motivações e no significado.
Há momentos em que olhamos para todos os lados e temos a sensação de total abandono; nossa família, nossos amigos, a igreja, e quando as coisas pioram, corremos o risco de pensar que o próprio Deus nos abandonou. Parece que todos viraram as costas e só temos “nós por nós”.
Mas ao olharmos para a Escritura, a realidade é completamente diferente da nossa própria sensação, pois podemos ter a certeza e garantia de que Deus de fato cuida do seu povo em meio às tribulações, e em quaisquer circunstâncias.
O texto de Romanos mostra que em todos os momentos, sobretudo nos mais difíceis, Deus está com o seu povo; protegendo, guardando, preservando e guiando.
E isso ocorre em primeiro lugar, porque somos um povo eleito. A causa do cuidado divino não está em nossos méritos, está apesar de nossos deméritos; não é por causa de nossa fidelidade, é apesar de nossa infidelidade. Deus nos elegeu em Cristo, para que dia a dia cresçamos em santidade à medida de Cristo (Rm 8.29), e essa eleição nos traz a garantia do cuidado de Deus.
Segundo, porque quem está conosco não é o apóstolo Paulo, autor inspirado do texto, ou qualquer outra pessoa falível e limitada, mas é o próprio Deus. Que adversário ousará a se pôr diante de Deus? Certamente será derrotado.

Vida

Aquele que nos deu o Seu próprio Filho, porventura não nos dará todas as coisas? (Rm 8.32). É na pessoa de Cristo que temos Deus por nós. Jesus Cristo é o Deus Emanuel, o Deus conosco, o Deus presente, o Deus todo-poderoso, o Deus que até os ventos e o mar lhe obedecem, o Deus que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Quem será contra nós?

Timóteo Sales

Recent Posts