Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós. Josué 3.5.

 

Verdade

Há um pensamento um tanto dualista que tenta separar o “santo” do “profano”. Nesse pensamento há uma diferenciação entre o que eu creio do modo como vivo; do como me comporto dentro de uma igreja ou em reuniões solenes e religiosas, da minha vida “secular”, de modo que meu comportamento em ambiente de trabalho não é levado em conta diante da minha vida de devoção.

Deus se manifestou de maneira surpreendente e gloriosa ao povo de Deus no deserto; Josué estava dando continuidade à peregrinação até Canaã, à terra prometida; e a manifestação divina em “passear” no meio do povo implicava na ordem de uma vida de santificação. Assim, o que Josué estava colocando, como disse o teólogo Van Groningen, era que Deus ordenava ao seu povo uma purificação pessoal e até física, como uma demonstração de submissão ao Deus da Aliança; e por isso, os rituais iam desde lavagens e banhos físicos até o comprometimento espiritual de uma vida santa.

Dessa forma, temos o ensino de que a santificação deve permear todo o corpo, como diz a Confissão de Fé de Westminster, como um processo de morte ao velho homem e vida do novo homem criado segundo Deus, em Cristo (Ef 4.24). Não dá, por isso, para conceber a ideia de uma vida “estanque”, em que vivo como quero fora de um ambiente “religioso”, e vivo moralmente correto nos ambientes “religiosos”. Não! A santificação é um processo que deve refletir o entendimento que vivemos uma vida completa diante de Deus; desde o modo como nos alimentamos (Gl 5.21) até o modo como cultuamos em congregação ao Deus verdadeiro.

Vida

É por isso que não existe a ideia de “frutos” do Espírito, mas “fruto” do Espírito, no singular. É um fruto que possui características que devem permear todas as áreas da nossa vida (Gl 5.22). Pois, de igual modo, o homem criado à imagem de Cristo cresce em santidade em todas as áreas da vida; até que todos nós cheguemos à estatura da perfeita varonilidade de Cristo (Ef 4.13).

Timóteo Sales

Recent Posts