Só a bíblia,
Só a graça,
Só a fé,
Só Cristo,
Só a Deus toda glória.

Amanhã, dia 31 de outubro de 2021, comemoraremos 504 anos da Reforma Protestante. Foi no dia 31 de outubro de 1517 que o monge agostiniano Martinho Lutero fixou nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses contra as indulgências, deflagrando o movimento da Reforma Protestante. A Reforma não foi um desvio, foi uma volta, não foi uma inovação, foi um retorno ao cristianismo apostólico, uma volta a centralidade das escrituras. Fundamentalmente a reforma trouxe cinco ênfases principais:

A primeira delas conhecida como Sola Scriptura, só a escritura. Isso significa que a Bíblia, a palavra de Deus, inspirada, inerrante, infalível, suficiente, atual, viva, poderosa, é a nossa única regra de fé e prática derivamos dela o que cremos e tiramos dela a maneira como devemos viver. A Bíblia é a palavra de Deus e ela não sofre revisão, não precisa ser ressignificada, atualizada. A Bíblia não se curva a cultura, mas a cultura é julgada por ela, não é a sociedade que valida a Bíblia, mas é a Bíblia que julga a sociedade, não é a minha razão que está acima da Bíblia, é a Bíblia que está acima da minha razão. A Bíblia é a verdade e por meio dela nascemos, por meio dela crescemos, por meio dela somos instruídos e por meio dela nós somos fortalecidos. Bíblia é a Espada do Espírito, é preciso lê-la, é preciso conhecê-la é preciso vivê-la. Esta foi a grande ênfase da Reforma Protestante do século 16.

A segunda ênfase foi o chamado Sola Gratia, só a graça. Em outras palavras, a salvação não é mérito nosso, nós não podemos comprar a salvação, nós não podemos merecer a salvação, a salvação é uma obra exclusiva de Deus. Deus planejou, Deus executa, e Deus aplica. O pai nos escolheu, o filho morreu por nós na cruz, ele morreu pelos nossos pecados, e ele ressuscitou para nossa justificação e o Espírito Santo aplica esta obra em nosso coração, de tal maneira que a salvação é uma obra exclusiva de Deus, nós chamamos isso de uma obra monergista de Deus, não é o homem que faz uma parte e Deus faz outra, resultando na salvação. A salvação é uma obra exclusiva de Deus, aliás, é um presente de Deus para nós, por isso que ela é gratuita. Paulo diz assim: pela graça sois salvos mediante a fé, não vem de vós é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. Então a salvação é obra de Deus, uma dádiva de Deus para você e você a recebe pela fé, não há mérito seu, não há mérito meu, não há mérito nosso.

A salvação não está na mão da igreja, está na mão de Deus, é Deus quem concede a salvação. Então esta foi uma outra grande ênfase da Reforma: é só a graça, não tem mérito humano, o homem não pode merecê-la por sacrifícios ou obras ou predicados morais. Ela é uma oferta da graça por causa daquilo que Cristo fez na cruz do calvário, morrendo em nosso lugar, em nosso favor, para nossa salvação.

Terceiro sola da Reforma é o Sola Fide, só a fé. Algumas pessoas pensam que a salvação é pelas obras, eu preciso construir a minha própria salvação, eu mesmo preciso abrir esse caminho para Deus pelas minhas obras, pelo meu religiosismo, pelo meu moralismo, pelo meu merecimento. Mas a Bíblia diz que não é pelas obras porque pelas obras ninguém pode ser justificado diante de Deus. Mas também a salvação não é fé + obras, Deus me da fé mas eu entro com as obras, não. A salvação não é o resultado da somatória da fé mais as obras, a salvação é só pela fé que produz obras. Eu não sou salvo pelas boas obras, eu sou o salvo para as boas obras, eu não pratico boas obras para ser salvo, as prático porque fui salvo pela graça mediante a fé. A fé não a causa meritória da salvação, a fé é a causa instrumental da salvação. A causa meritória foi o que Cristo fez na cruz mas eu recebo este presente que Cristo comprou na cruz, a minha redenção pela fé. Alguém já disse que a fé é a mão de um mendigo estendida para receber um presente, o presente do rei, a própria vida eterna.

A Bíblia é clara: em verdade em verdade vos digo quem crê em mim, disse Jesus, tem a vida eterna. Quem crer tem, não terá, não teve – tem a vida eterna. Se agora mesmo você crer em Jesus, confiar nele como seu Salvador pessoal, como Senhor da sua vida, você recebe dele imediatamente a vida eterna. Você pode ter segurança disso e ter alegria nisso.

O quarto sola é o Solus Christus, ou só Cristo. A salvação é uma obra de Deus que nós recebemos por meio de Cristo Jesus. Foi ele quem morreu por nós, pelos nossos pecados, segundo as escrituras, foi sepultado e ressuscitou, segundo as escrituras. Não há outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Não é Jesus mais Pedro, não é Jesus mais Paulo, não é Jesus mais Maria, não é Jesus mais as minhas obras, não é Jesus mais à igreja, não é Jesus mais o batismo, não é Jesus mais o meu sacrifício pessoal – é só Jesus – não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é o único caminho para Deus, Ele é a única porta do céu. Não há nenhum outro nome que possa trazer a você salvação, porque há um só Deus, há um só mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo o homem. Então se você quer ser salvo, tem que ser por meio de Jesus. Nenhum outro pode salvar você a não ser Jesus Cristo.

O último sola da Reforma é Soli Deo Gloria, ou seja, uma vez que toda a salvação é obra de Deus – ele planejou, ele executou, ele aplicou, e ele há de consumar – então não há glória para o homem. Você não recebe a salvação como uma medalha de honra ao mérito, como um troféu de um esforço seu, não. Toda a glória pertence a Deus, porque dele e por meio dele, e para Ele são todas as coisas, a ele pois glória eternamente, amém.

Então hoje eu gostaria de perguntar a você se você já e se arrependeu dos seus pecados? Você já pôs a sua confiança em Jesus? Você já tem a certeza da vida eterna? Você já entregou completamente a sua vida a Cristo? Você já reconhece Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? Como Senhor da sua vida? Em quem você está confiando para sua salvação? Nas suas obras? Nos seus méritos? Nos seus predicados morais? Na sua religião? Na sua igreja? Na sua denominação?

Ninguém pode dar essa esperança, nem essa segurança para você, a não ser Jesus! Então, corra para os braços Dele. Entregue-se à Ele. Confesse o nome Dele e glorifique a Deus por tão grande salvação. Este é o grande benefício que a Reforma Protestante trouxe há 504 anos, uma volta às escrituras, uma volta ao evangelho, uma volta ao cristianismo primitivo, uma volta a doutrina dos apóstolos, uma volta a pureza e simplicidade do evangelho. Hoje nós celebramos 504 anos trazendo um alerta para igreja: a igreja precisa volta á centralidade das escrituras, a proclamar essas mesmas verdades: só a bíblia, só a graça, só a fé, só Cristo e só a Deus toda glória.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts