pray-2558490_1920A reconciliação é uma das verdades mais importantes do cristianismo; a Bíblia diz que o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, rebelou-se contra Deus, afastou-se de Deus, e um muro separou o homem de Deus. A Bíblia diz que é o pecado que faz separação entre nós e o nosso Deus. O pecado é a maior de todas as tragédias na raça humana: afastou o homem de Deus; afastou o homem do seu próximo; afastou o homem de si mesmo e até mesmo da natureza que o cerca. Mas Deus tomou a iniciativa de nos aproximar dele mesmo, de nos buscar para ele mesmo, e esta verdade gloriosa enseja-nos algumas lições oportunas e preciosas que eu quero repartir com você neste momento.

Em primeiro lugar, o autor da reconciliação é o próprio Deus, a Bíblia diz: Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Jesus Cristo. Não é o ofensor que busca o ofendido, aqui no texto é o ofendido que busca o ofensor. O homem rejeitou Deus e este Deus busca este homem rebelde para reconciliar-se com ele. Se dependesse de você e de mim para nos reconciliarmos com Deus, isso jamais aconteceria; mas Deus nos amou, mas Deus nos atraiu, e ele nos amou quando nós éramos fracos, ímpios, pecadores, inimigos dele, e nos buscou e nos atraiu para ele com cordas de amor.

Mas esse texto ainda nos ensina que o agente da reconciliação é Jesus Cristo. Deus estava, em Cristo, reconciliando consigo o mundo. Jesus Cristo é o agente de Deus, ele enviou o seu filho, seu único filho, como nosso representante, como o nosso fiador, como nosso substituto, como mediador; e então, Jesus Cristo, faz esta ponte de ligação entre você e Deus, não há outro reconciliador a não ser o próprio Jesus Cristo, não há um outro mediador dado entre Deus e os homens a não ser o próprio Jesus Cristo. É por meio de Cristo que nós podemos nos chegar a Deus, ele é a porta do céu, ele é o caminho para Deus, ele é o único mediador, dado entre os homens, pelo qual nós podemos nos chegar a Deus. Não há outro caminho, não há outro salvador, não há outro mediador, não há outra forma de você ter acesso a Deus a não ser por Jesus Cristo.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas ainda, o apóstolo Paulo nesse texto de segunda aos coríntios nos ensinam uma outra verdade gloriosa: qual é a base desta reconciliação do homem com Deus. E Paulo vai nos ensinar três verdades gloriosas aqui: primeira, Deus não coloca na nossa conta a nossa dívida Deus estava em Cristo reconciliando consigo mundo, não imputando aos homens as suas transgressões. Eu sou pecador, você é pecador, nós estamos em dívida com Deus, a nossa dívida é impagável, é impossível nós quitarmos esse débito com Deus. Então, o que Deus fez para nos reconciliar com ele mesmo? Deus não colocou a nossa dívida na nossa conta, Deus não imputou a nós as nossas transgressões.

Mas em segundo lugar, se Deus não colocou a nossa dívida na nossa conta, colocou-a na conta de quem? O apóstolo Paulo responde: aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, Deus lançou sobre Cristo, seu filho, a iniquidade de todos nós. A Bíblia diz que ele foi levando sobre o seu corpo no madeiro os nossos pecados, a Bíblia diz que ele morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras. A morte de Cristo, portanto, não foi um acidente, a morte de Cristo foi uma agenda estabelecida no céu, na eternidade, ele morreu voluntariamente, ele morreu em nosso favor, em nosso lugar, para quitar a nossa dívida, ele pagou a nossa dívida não com ouro, não com prata, mas com seu próprio sangue. Nós não temos mais dívida, nós não temos mais débito no tribunal de Deus, nós que cremos em Jesus Cristo, porque ele carregou sobre o seu corpo os nossos pecados e por eles ele morreu naquela cruz.

Mas em terceiro lugar, o apóstolo Paulo nos diz o seguinte, que agora, além de Deus não colocar a nossa dívida em nossa conta, além de Deus colocar a nossa dívida na conta de Cristo, e ele ter pago por completo essa dívida, agora a Bíblia diz que aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós para que nele nós fossemos feitos justiça de Deus. Agora Deus vai lá na sua conta, no tribunal do céu, e coloca na sua conta um depósito de valor infinito, toda justiça de Jesus Cristo é colocado na sua conta, agora já não há nenhuma condenação mais para aqueles que estão em Cristo Jesus, nós estamos quites com a justiça de Deus, nós estamos quites com a lei de Deus, porque o nosso representante, o nosso substituto, assumiu o nosso lugar, e pagou a nossa dívida, e nos transferiu a sua plena justiça. É nessa base que você e eu podemos ser reconciliados com Deus, porque o nosso pecado foi tratado severamente, Deus puniu o nosso pecado; não em nós mesmos, mas na pessoa do seu filho. Ele morreu por nós, em nosso lugar, para nos dar a vida eterna.

Mas agora há uma oferta a ser feita, é a oferta de reconciliação, e Paulo diz: rogamos agora em nome de Jesus Cristo que vos reconcilieis com Deus. Talvez você está andando longe de Deus, talvez você foi até mesmo criado no evangelho e se afastou da presença de Deus, quem sabe você vive a sua vida sem parar para pensar no destino da sua alma, quem sabe você está vivendo apenas para os prazeres do aqui e do agora, quem sabe até mesmo prisioneiros de vícios, que tem escravizado a sua vida, quem sabe você está vivendo longe, longe, longe, do seu criador; pois agora mesmo, eu ofereço a você esta bênção gloriosa da salvação em Cristo Jesus, agora mesmo você pode ser reconciliado com Deus, você precisa se arrepender dos seus pecados, você precisa pôr os seus olhos, a sua confiança, a sua fé em Jesus Cristo, e quando isso acontece, você é reconciliado com Deus, você se torna filho de Deus, você se torna herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo, você recebe a vida eterna, você recebe a gloriosa herança que Jesus Cristo conquistou para você na cruz do calvário. Você não precisa viver longe de Deus, você não precisa viver destruído e escravizado pelos seus pecados, você pode receber agora o mais glorioso presente, o mais bendito presente, o presente da vida eterna, sendo assim reconciliado com Deus.

Mas todas as coisas provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não importando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele se fôssemos feitos justiça de Deus. 2ª Coríntios 5.18-21

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts